Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No âmbito da Justiça Trabalhista, o Conselho Nacional de Arquivos, por meio da Resolução nº 26, de 6 de maio de 2008,

  • A.

    criou um sistema de protocolo unificado para todos os tribunais regionais.

  • B.

    nomeou equipes interdisciplinares de gestão da informação.

  • C.

    autorizou o uso da Norma Brasileira de Descrição nas bases de dados informatizadas.

  • D.

    determinou o tombamento de processos de valor histórico.

  • E.

    propôs a formação de comitês gestores e comissões permanentes de avaliação.

De acordo com a legislação vigente,

  • A.

    os documentos intermediários dos órgãos públicos federais são encaminhados para o Arquivo Nacional, onde se submetem a avaliação e higienização.

  • B.

    os arquivos privados declarados de interesse público e social são incorporados ao acervo das instituições arquivísticas públicas.

  • C.

    o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) é órgão subordinado ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).

  • D.

    as empresas e serviços notariais e de registro que exercem atividade de microfilmagem de documentos estão desobrigados de inscrição no Ministério da Justiça.

  • E.

    são atribuições dos técnicos de arquivo, entre outras, a classificação, o arranjo, a descrição e a execução das demais tarefas necessárias à guarda e à conservação dos documentos.

O Conselho Nacional de Arquivos recomenda, para a área de armazenamento de documentos,

  • A.

    o aproveitamento de subsolos e porões.

  • B.

    posição sob prismas de grande insolação.

  • C.

    filtros bloqueadores de radiação UV.

  • D.

    sistemas integrados de energia elétrica, aeração e climatização.

  • E.

    o uso de estantes e armários de madeira.

Um documento é autêntico quando preenche os requisitos necessários para que se reconheça

  • A.

    seu valor histórico.

  • B.

    sua proveniência.

  • C.

    a intenção de seu signatário.

  • D.

    seu teor informativo.

  • E.

    a identidade de seu destinatário.

O Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (e-DOC)

  • A.

    gera ao remetente o comprovante de entrega da petição.

  • B.

    não aceita documentos em formato PDF.

  • C.

    admite o fracionamento da petição e dos documentos que a acompanham.

  • D.

    não exime o usuário da apresentação posterior de documentos originais.

  • E.

    é um serviço de uso obrigatório para o envio de toda e qualquer petição.

Em meio eletrônico, a atividade de reconhecimento que se caracteriza pelo estabelecimento de relação única, exclusiva e intransferível entre uma chave de criptografia e uma pessoa física, jurídica, máquina ou aplicação é

  • A.

    o hipertexto.

  • B.

    a marca d'água digital.

  • C.

    a certificação digital.

  • D.

    o carimbo de tempo.

  • E.

    o link.

Com as mudanças tecnológicas e a rápida obsolescência dos recursos computacionais, os documentos armazenados em meio digital são transferidos de determinados suportes, plataformas ou formatos para outros mais modernos. Esse processo, conhecido como migração, pode ser feito por três procedimentos:

  • A.

    reprografia, termografia ou revelação.

  • B.

    microfilmagem, digitalização ou estereografia.

  • C.

    leitura óptica, cópia fotostática ou fotografia.

  • D.

    conversão, atualização ou reformatação.

  • E.

    maceração, velatura ou magnificação.

O registro das informações que permitem o rastreamento das tentativas de intervenção ou das intervenções efetivamente realizadas nos documentos digitais recebe o nome de

  • A.

    trilha de auditoria.

  • B.

    autoridade de registro.

  • C.

    Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP).

  • D.

    sistema operacional.

  • E.

    Digital Object Identifier (DOI).

Depois que o acervo de uma instituição foi convenientemente descrito por meio de inventários, pode-se proceder à elaboração de instrumentos que tomam por referência a unidade documental, como os

  • A.

    guias.

  • B.

    catálogos.

  • C.

    índices.

  • D.

    guias de fontes.

  • E.

    repertórios.

O conjunto de atividades necessárias para transferir a informação digital de suportes obsoletos ou deteriorados para outros mais novos é conhecido como

  • A.

    recolhimento.

  • B.

    encapsulamento.

  • C.

    reprodução fac-similar.

  • D.

    migração.

  • E.

    clonagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...