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A documentação cartográfica é uma modalidade do gênero
eletrônico.
textual.
bibliográfico.
iconográfico.
informativo.
Atos comprobatórios são
de cumprimento obrigatório.
derivados dos atos de assentamento.
acordos de vontade.
derivados dos atos normativos.
opinativos, pois esclarecem questões vazadas em outros documentos.
Edital, edital de citação, códice e rascunho são, respectivamente,
espécie, tipo, formato e forma.
formulário, espécie, forma e gênero.
espécie diplomática, espécie jurídica, tipo e linguagem.
tipo, espécie, série e suporte.
formato, assunto, suporte e técnica de registro.
O texto sujeito a correções e rasuras, podendo ostentar sinais de supressões, acréscimos e substituições, é chamado de
original.
cópia.
minuta.
rascunho.
ementa.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Considere as afirmações abaixo.
I. A legislação autoriza a microfilmagem de documentos particulares e oficiais arquivados, no entanto os microfilmes não possuem valor jurídico e, portanto, não produzem efeitos legais.
II. Para manter a segurança das informações, a microfilmagem de documentos públicos ou de caráter público somente pode ser realizada nos próprios órgãos públicos, sendo vedada o uso de serviços terceirizados.
III. Mesmo após a microfilmagem, nenhum documento original pode ser eliminado, sob pena de perda do valor probatório da informação.
IV. No sentido de garantir a segurança, é obrigatória a confecção de uma cópia do microfilme, que deve ser armazenada em local diferente do original.
V. A legislação brasileira define microfilme como o resultado do processo de reprodução de documentos, dados e imagens em filme, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução.
À luz das legislações que disciplinam o assunto, está correto o que se afirma APENAS em
I, II, III e V.
III e IV.
III, IV e V.
III e V.
IV e V.
Os dois polos constituintes do documento, do ponto de vista tipológico, são
gênero e formato.
técnica de registro e suporte.
estrutura e substância.
autoria e datação.
aparência e essência.
Para que sejam considerados de arquivo, de acordo com Schellenberg, os documentos devem obedecer a uma dupla condição: terem sido produzidos ou acumulados na consecução de um determinado objetivo e
manterem o arranjo que lhes foi dado pelo órgão que os produziu ou acumulou.
serem preservados na sua totalidade, sem mutilação, modificação ou destruição das partes que os integram.
seguirem uma linha imaculada de custódia ininterrupta e responsável.
apresentarem regularidade e uniformidade de espécies, tipos, formatos e suportes.
possuírem valor para fins outros que não aqueles para os quais foram produzidos ou acumulados.
Uma das características dos documentos de arquivo é a naturalidade com que são reunidos, ao contrário do que ocorre com os documentos de museu. Segundo Luciana Duranti, o atributo se deve ao fato de
não existir, no âmbito da administração (pública ou privada), nenhuma obrigatoriedade quanto à acumulação de documentos, cabendo aos servidores ou agentes criar suas próprias normas arquivísticas.
haver a pretensão de simular o caráter necessariamente subjetivo dos documentos, conferindo-lhes aparente naturalidade e objetividade.
os profissionais da área adotarem o princípio do respeito à ordem original, segundo o qual o sistema de ordenação empregado no organismo produtor é mais natural.
grande parte dos documentos constituírem ameaça aos interesses do órgão produtor, razão pela qual se revestem de aspecto natural e inofensivo.
os documentos não serem concebidos fora dos requisitos da atividade prática, que se realiza de forma contínua e progressiva, dotando as séries de elementos de coesão espontânea e estruturada.
A competência legalmente atribuída a uma instituição quanto à entrada, à custódia, à propriedade, à transferência, à eliminação e ao recolhimento de documentos é conhecida como
política de arquivos.
legislação arquivística.
jurisdição arquivística.
sucessão arquivística.
patrimônio arquivístico.
Os documentos que apresentam valor primário e que são indispensáveis à manutenção das atividades cotidianas de uma pessoa física ou jurídica constituem, segundo Jean- Yves Rousseau e Carol Couture, os chamados
arquivos intermediários.
sistemas de protocolo.
arquivos correntes.
processos e expedientes.
sistemas de gestão informacional.
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