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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Mais do que medidas de autenticação digital, o melhor método para assegurar a autenticidade dos documentos eletrônicos envolve um rígido controle dos
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Quando um documento múltiplo contém itens digitais e não-digitais diz-se que é
Numa abordagem renovada e posta em prática pelos arquivistas australianos, a avaliação deixou de ter como objeto as grandes massas documentais acumuladas, deslocando seu interesse para
os documentos cujo potencial informativo possa alimentar as principais linhas de pesquisa praticadas pelos historiadores.
a tecnologia da informação aplicada aos arquivos e os requisitos dos sistemas capazes de operar a rápida substituição do papel por suportes que não envolvam as mesmas dificuldades de armazenamento.
estratégias documentais menos ortodoxas, como as resultantes da chamada história oral.
as unidades informacionais que permitam identificar, a partir da análise do conteúdo, os documentos destinados à guarda permanente.
as atividades que, no âmbito do funcionamento das instituições, impliquem a produção e o recebimento de documentos dos mais diversos tipos, formatos e suportes.
Pode-se afirmar que o Ato da Mesa no 62, de 29 de maio de 1985, que dispõe sobre os arquivos da Câmara dos Deputados, tem inegável caráter pioneiro em relação à legislação arquivística brasileira, pois antecipa a necessidade de
digitalizar os documentos em suporte-papel, diminuindo as grandes massas acumuladas.
terceirizar os encargos de guarda e acesso, tornando mais ágil a gestão de documentos da fase intermediária.
eximir a Coordenação de Arquivo de toda e qualquer responsabilidade sobre a integridade física dos documentos.
condicionar o processo de avaliação ao levantamento da produção documental da instituição.
deixar a critério de cada unidade administrativa a decisão sobre os instrumentos informatizados de controle do acervo.
Instruções: Para responder às questões de números 25 a 29, considere o enunciado abaixo, com o complemento que se pede em cada questão. O Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados, instituído por Ato da Mesa no 15, de 18 de maio de 1999, fixa as atribuições
da comissão de avaliação, como
estabelecer a temporalidade dos documentos da instituição.
atender à consulta de agentes administrativos e de pesquisadores.
programar ações educativas e de difusão do acervo.
elaborar instrumentos de controle e de acesso ao arquivo intermediário.
proceder ao registro e classificação dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara.
À passagem dos documentos para o arquivo permanente é atribuído o nome técnico de
transferência.
seleção.
recolhimento.
registro de entrada.
autenticação.
O esquema segundo o qual se organizam os arquivos permanentes é conhecido como
notação binária.
quadro de arranjo.
termo de encerramento.
sucessão arquivística.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Para um eficiente programa de conservação preventiva, é preciso
preencher as falhas dos documentos com polpa de papel.
promover a digitalização dos documentos por processo fotostático.
aumentar o grau de acidez e oxidação dos documentos em suporte-papel.
evitar oscilações acentuadas de temperatura e umidade nos depósitos de documentos.
plastificar e encapsular os documentos avulsos, inibindo a penetração de raios ultravioletas.
O método funcional de arranjo pressupõe o conhecimento da entidade produtora, baseando-se especialmente em
sua estrutura organizacional.
seu organograma.
seu ciclo vital.
sua jurisdição.
suas atividades.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Dentre os fatores que concorrem para a conservação preventiva de documentos é correto citar
a exposição à luz natural.
o emprego de solventes e cera na limpeza dos pisos.
a plastificação das folhas avulsas.
a aplicação de fita adesiva nas áreas mutiladas do papel.
o monitoramento da temperatura e da umidade relativa do ar.
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