Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A série pode ser definida como

  • A.

    conjunto de documentos reunidos em torno de um evento.

  • B.

    configuração formal assumida pelos documentos de acordo com seu suporte.

  • C.

    seqüência de unidades de um mesmo tipo documental.

  • D.

    processo acumulado no decurso de uma ação administrativa ou judiciária.

  • E.

    contexto (estrutural ou funcional) em que se produzem os documentos.

Uma das pretensões da Norma Brasileira de Descrição Arquivística - Nobrade é

  • A.

    dotar o Brasil de normas compatíveis com as internacionais em vigor.

  • B.

    incentivar a redundância, como estratégia de formação para os profissionais da área.

  • C.

    demarcar, como meio preferencial de análise, a trajetória que vai do particular para o geral.

  • D.

    evitar formas discursivas para proceder à contextualização dos documentos.

  • E.

    abarcar, em um único nível, todas as características do documento.

O programa descritivo de uma instituição arquivística deve priorizar

  • A.

    edição de textos e catálogos seletivos.

  • B.

    guias e inventários.

  • C.

    índices e catálogos.

  • D.

    catálogos seletivos e guias.

  • E.

    catálogos e inventários.

Um guia de arquivo

  • A.

    apresenta thesaurus que reflete as relações hierárquicas dos documentos do acervo.

  • B.

    toma como unidade de descrição os itens documentais.

  • C.

    indexa nomes de instituições, pessoas e lugares referidos nos documentos.

  • D.

    contém informações sumárias sobre os serviços prestados pela instituição.

  • E.

    reproduz, em sua estrutura, o arranjo físico dos documentos.

Ao conjunto de medidas e rotinas visando à racionalização e à eficiência na criação, tramitação, classificação, uso primário e avaliação de documentos de arquivo costuma-se denominar

  • A.

    sistema de informações.

  • B.

    gestão de documentos.

  • C.

    base de dados.

  • D.

    ciência da informação.

  • E.

    gerenciamento de dados.

Na implantação de um sistema estadual de arquivos, o diagnóstico da situação das unidades produtoras de documentos é o instrumento que

  • A.

    identifica as competências, funções e atividades do poder público estadual, correlacionando-as com os documentos que as viabilizam e comprovam.

  • B.

    combina elementos físicos e lógicos no processamento automático de dados das diferentes áreas do governo.

  • C.

    permite obter a mesma polaridade dos documentos originais produzidos pelos organismos da administração direta e indireta.

  • D.

    avalia o suporte lógico dos diferentes sistemas operacionais aplicados às atividades-fim e atividadesmeio do governo estadual.

  • E.

    estabelece relação de equivalência entre diferentes sistemas de notação adotados nas secretarias de Estado.

São rotinas dos serviços de protocolo:

  • A.

    recebimento de correspondência e elaboração de inventários topográficos da documentação.

  • B.

    autuação de processos e reprodução do material a ser descartado.

  • C.

    coordenação de equipes de avaliação e elaboração de tabelas de temporalidade.

  • D.

    ações de conservação preventiva e montagem de guia do acervo.

  • E.

    distribuição de correspondência e controle de tramitação dos documentos.

No método dígito-terminal,

  • A.

    as unidades de arquivamento são divididas em grande classes temáticas numeradas consecutivamente, podendo subdividir-se em classes subordinadas mediante o uso de números justapostos aos dos assuntos principais.

  • B.

    cada documento recebe um número de ordem crescente, de acordo com sua entrada no arquivo, reproduzido em tantas fichas quantos forem os descritores ou palavras-chave a ele relacionados.

  • C.

    os assuntos secundários ficam subordinados aos assuntos principais, distribuídos ambos conforme a seqüência das letras do alfabeto.

  • D.

    cada número de ordem atribuído aos documentos é decomposto em pequenos grupos de dois ou três dígitos que, lidos da direita para a esquerda, passam a constituir chaves para sua localização física.

  • E.

    as letras correspondem às classes principais dos documentos, reservando-se os números às suas subdivisões temáticas.

Aos arquivos intermediários compete, entre outras atividades,

  • A.

    promover a descrição do acervo.

  • B.

    atender às consultas dos órgãos produtores.

  • C.

    desenvolver ações educativas junto às escolas da região.

  • D.

    estimular a pesquisa histórica.

  • E.

    processar tecnicamente os documentos de origem privada.

No processo de avaliação,

  • A.

    os valores secundários dos documentos têm precedência sobre os primários.

  • B.

    a correspondência expedida, por ser formada de cópias, pode ser completamente eliminada.

  • C.

    só têm valor histórico os documentos correspondentes às atividades-fim da instituição.

  • D.

    é preciso assegurar a representatividade da instituição ao longo do tempo.

  • E.

    os documentos de mais de cinqüenta anos, que pela lei brasileira já não surtem efeito legal, devem ser descartados.

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