Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A classificação adotada para a área de Comunicação Social coloca no mesmo plano, sem distingui-los, assuntos, atividades e documentos. Constituem exemplos de documentos, entre outros, os códigos

  • A. 4.2, 4.4 e 4.9.
  • B. 4.7, 4.13 e 4.19.
  • C. 4.10, 4.17 e 4.25.
  • D. 4.1, 4.18 e 4.28.
  • E. 4.5, 4.8 e 4.24.

Este ato normativo, do ponto de vista tipológico, configura

  • A. uma lei orgânica.
  • B. uma resolução municipal.
  • C. um processo previdenciário.
  • D. um decreto de nomeação.
  • E. um estatuto de servidores.

A avaliação é um processo de análise que

  • A. distribui os documentos pelas séries.
  • B. examina a exatidão da sequência dos documentos na respectiva série.
  • C. estabelece os prazos de guarda e a destinação dos documentos.
  • D. corrige as distorções das séries em relação ao fundo em que se encontram.
  • E. desenvolve novos procedimentos de classificação documental.

A parte I corresponde

  • A. à introdução.
  • B. ao protocolo inicial.
  • C. à apresentação.
  • D. ao introito.
  • E. à identificação da autoridade.

No processo de avaliação preconizado pelo Manual de gestão documental da Justiça do Trabalho (versão 1.0, de 2011), a separação dos processos por atividade econômica (indústria, comércio, transporte etc.) deve ser aplicada, a título de amostragem, a documentos

  • A. correntes.
  • B. não orgânicos.
  • C. destinados a eliminação.
  • D. de guarda permanente.
  • E. de valor histórico.

A parte III é constituída

  • A. pela subscrição.
  • B. pelo fundamento.
  • C. pela sanção.
  • D. pela justificativa.
  • E. pelo dispositivo.

O prazo mínimo de guarda dos autos dos processos judiciais com trânsito em julgado conta-se a partir da data

  • A. do arquivamento definitivo.
  • B. da sentença.
  • C. de nascimento do réu ou da ré.
  • D. da execução fiscal.
  • E. da penhora dos bens em apreço.

As partes II e IV contêm, respectivamente,

  • A. a ressalva e a conclusão.
  • B. a fundamentação e o encerramento.
  • C. o respaldo legal e a data tópica.
  • D. o preâmbulo e o protocolo final.
  • E. a explicação e os sinais de validação.

Para além de suas funções básicas, e visando os cidadãos da comunidade a que pertence, um arquivo público pode realizar ações complementares de difusão cultural, como

  • A. elaboração de editais de licitação para aquisição de mobiliário funcional.
  • B. publicação de manuais técnicos e de normas de procedimento administrativo.
  • C. promoção de cursos técnicos para o pessoal interno e de aperfeiçoamento para arquivistas.
  • D. publicação de tabelas de temporalidade de documentos correntes.
  • E. montagem de exposições, palestras e serviço educativo (visitas e concursos) para a rede escolar.

O perfil dos usuários, as demandas dos historiadores e o estado físico da documentação servem de base, entre outros elementos, para fundamentar

  • A. uma tabela de temporalidade.
  • B. um plano de classificação.
  • C. uma política de descrição.
  • D. um diagnóstico de arquivos.
  • E. um prazo de retenção.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...