Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um plano de classificação deve basear-se

  • A.

    nos gêneros documentais, formatos e suportes.

  • B.

    no conteúdo informacional dos documentos que integram as diferentes séries.

  • C.

    no grau de sigilo e no período de vigência dos documentos.

  • D.

    nas classes ou assuntos dos documentos de interesse histórico.

  • E.

    na estrutura, funções e atividades das instituições de origem dos documentos.

Quando se suprime a unidade produtora de documentos tem-se um fundo

  • A.

    eliminado.

  • B.

    protocolado.

  • C.

    fechado.

  • D.

    sob custódia.

  • E.

    contínuo.

A identificação dos fundos é tarefa que requer, previamente, o conhecimento

  • A.

    do levantamento do potencial informativo dos documentos acumulados.

  • B.

    da disposição dos documentos no interior das diferentes séries.

  • C.

    dos métodos de classificação empregados pelos órgãos produtores.

  • D.

    das determinações estabelecidas na tabela de temporalidade.

  • E.

    da estrutura organizacional e do funcionamento das instituições.

Notação, em Arquivística, equivale

  • A.

    ao registro do documento em arquivo notarial.

  • B.

    ao código de localização dos documentos no acervo.

  • C.

    à reunião de dois processos sobre o mesmo assunto.

  • D.

    à anotação sobre a adequada tramitação dos processos.

  • E.

    à complementação do registro de entrada no protocolo.

A norma ISAD(G) estabelece, para a descrição arquivística,

  • A.

    avaliação, seleção e descarte.

  • B.

    autor, título e data.

  • C.

    contexto, conteúdo e estrutura.

  • D.

    análise, síntese e difusão.

  • E.

    tramitação, transferência e recolhimento.

Como instrumento de pesquisa, o guia deve

  • A.

    tomar por unidade documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos.

  • B.

    orientar o usuário quanto ao funcionamento, a natureza dos fundos e os serviços prestados pelo arquivo.

  • C.

    descrever minuciosamente o conteúdo das séries documentais.

  • D.

    relacionar de forma sistemática descritores ou palavras-chave que recuperem o conteúdo dos documentos.

  • E.

    indicar, na ordem de numeração dos depósitos, estantes e prateleiras, o lugar ocupado pelas unidades de arquivamento.

A norma ISAD(G) preconiza

  • A.

    o abandono do princípio da proveniência.

  • B.

    a adoção do método de classificação decimal.

  • C.

    o respeito às tradições arquivísticas de cada país.

  • D.

    uma descrição que vai do geral para o particular.

  • E.

    a montagem de planos de destinação de documentos.

O programa descritivo de uma instituição arquivística deve priorizar

  • A.

    os instrumentos de pesquisa genéricos.

  • B.

    os temas valorizados pela historiografia contemporânea.

  • C.

    os documentos mais antigos.

  • D.

    as datas festivas e comemorações.

  • E.

    os documentos a serem eliminados.

O arquivo público, por meio de suas atividades culturais, pode

  • A.

    permitir o livre acesso dos consulentes aos depósitos de documentos.

  • B.

    selecionar os documentos mais importantes do acervo, distribuindo-os para instituições congêneres.

  • C.

    transformar-se em centro de memória, classificando os documentos em função das demandas dos pesquisadores.

  • D.

    contribuir para o desenvolvimento da noção de cidadania e reforçar a importância do patrimônio arquivístico.

  • E.

    promover a reavaliação do acervo permanente, levando em conta a freqüência com que os documentos são consultados.

O serviço educativo de um arquivo público está voltado para

  • A.

    a colaboração com as atividades didáticas do ensino fundamental e médio, sobretudo na área de História.

  • B.

    o treinamento de seus próprios funcionários e de funcionários de empresas particulares.

  • C.

    o preparo de dissertações e teses de História dos cursos de pós-graduação.

  • D.

    a orientação dos estudantes que pretendem ingressar nos cursos superiores de Arquivologia.

  • E.

    a cooperação técnica com os arquivos da secretaria da Educação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...