Questões de Arquivologia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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A experiência piloto da criação do Projeto de Gestão de Documentos para estabelecer uma organização sistêmica dos arquivos da administração pública brasileira teve como um dos objetivos específicos:

  • A.

    assegurar apoio necessário ao planejamento no nível ministerial;

  • B.

    implementar decisões governamentais no âmbito do Ministério;

  • C.

    otimizar o processo de recuperação de informações técnico-administrativas;

  • D.

    assegurar apoio necessário para implementação no nível ministerial;

  • E.

    identificar os tipos de documentos nas instituições e definir o software para uso.

O método decimal leva em conta o contexto institucional do arquivo e tem como fundamento a teoria da classificação de Melvil Dewey. O índice elaborado para um código de classificação de documentos é denominado:

  • A.

    analítico-sintético;

  • B.

    declarativo;

  • C.

    pós-coordenado;

  • D.

    integrado;

  • E.

    relativo.

De acordo com a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei 8.159), os arquivos privados são conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas e jurídicas, em decorrência de suas atividades. Os arquivos privados identificados como de interesse público e social NÃO poderão ser:

  • A.

    alienados com aditamentos e ou perda da unidade documental, nem recolhidos para o exterior;

  • B.

    alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior:

  • C.

    recolhidos na sua totalidade para o exterior;

  • D.

    recolhidos para o exterior com anexação, mesmo que contenham marginalia;

  • E.

    transferidos para o exterior com apensamento e alienados com dispersão.

Considerando a teoria das três idades, a avaliação dos documentos de arquivo deve ser realizada no estágio:

  • A.

    intermediário;

  • B.

    corrente/intermediário;

  • C.

    intermediário/permanente.;

  • D.

    corrente;

  • E.

    permanente.

O princípio norteador da série é o tipológico, contudo a natureza de sua composição poderá ser:

  • A.

    o acesso, a utilização e a difusão;

  • B.

    os elementos formais e de conteúdo;

  • C.

    estrutural, funcional ou por espécie documental;

  • D.

    os tipos de instrumentos de pesquisa;

  • E.

    as técnicas de armazenamento.

Um arquivo público (federal, estadual ou municipal), para organizar a documentação armazenada, deverá introduzir uma política de gestão dos documentos públicos considerando as fases correntes e intermediárias, além da permanente. De imediato, o seguinte procedimento metodológico operacional deverá ser implementado:

  • A.

    arranjo e destinação da produção documental;

  • B.

    otimização dos procedimentos e das atividades arquivísticas;

  • C.

    avaliação, seleção, arquivamento e microfilmagem;

  • D.

    levantamento da produção documental;

  • E.

    controle do fluxo de documentos.

Um dossiê/processo é geralmente uma unidade básica de um (a):

  • A.

    tramitação;

  • B.

    série;

  • C.

    apenso;

  • D.

    consulta por derrogação;

  • E.

    plano de acesso.

Segundo recomendação da Câmara Técnica de Avaliação de Documentos (2001), os órgãos que adotarem a tabela de temporalidade desenvolvida por eles deverão compor:

  • A.

    Comissão Permanente de Avaliação e Grupo de Trabalho para execução de procedimentos metodológicos;

  • B.

    Comissão Permanente de Avaliação e Destinação;

  • C.

    Comitê Multidisciplinar de Gestão e Comissão de Avaliação dos Documentos;

  • D.

    Grupo de Trabalho para atualização das informações constantes da Tabela de Temporalidade;

  • E.

    Equipe Técnica para Manutenção da Tabela de Temporalidade.

O procedimento arquivístico destinado a assegurar as atividades de acondicionamento, armazenamento, conservação e restauração de documentos denomina-se:

  • A.

    preservação;

  • B.

    descrição;

  • C.

    conservação;

  • D.

    restauração;

  • E.

    avaliação.

Na realidade dinâmica da Internet e da sociedade da informação, a comunicação por meio eletrônico é fundamental. As discussões sobre a assinatura digital no Brasil estão centradas na (os):

  • A.

    falta de capacitação de pessoal que domine esse tipo de tecnologia;

  • B.

    critérios não definidos para correspondência entre autoria aparente e autoria real;

  • C.

    ausência de tecnologia para segurança da credibilidade dos documentos e da autoridade certificadora;

  • D.

    critérios de transferência e conservação das informações entre memória do computador e cd-rom;

  • E.

    formação de cyber notários.

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