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Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Na preservação de acervos, a conservação deve ser considerada como uma das medidas prioritárias. No contexto arquivístico, o termo "conservação" pode ser definido como:
observação, estudo e controle das causas de degradação dos bens culturais, levando à adoção de medidas de prevenção, minimização ou supressão da deterioração do acervo;
separação ou isolamento do documento do ambiente que o cerca;
medida de recuperação da integridade do acervo, através de técnicas de intervenção direta sobre esse bem;
plano de emergência direcionado à retirada rápida de acervos;
plano preventivo para combater ou evitar danos à instituição.
Um Fundo de Arquivo é:
um conjunto de documentos textuais que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade;
um conjunto de coleções de documentos que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade;
um conjunto de documentos de toda natureza que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade
um conjunto de documentos recebidos que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade;
um conjunto de documentos expedidos que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade.
As três fases ou idades do ciclo vital dos documentos são:
Com base na Teoria das Três Idades, a aplicação dos critérios de avaliação efetiva-se na fase:
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Encerrada a fase corrente alguns documentos são transferidos para depósitos onde são conservados por um período mais longo em função de razões legais ou administrativas. Esses depósitos são denominados arquivos:
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A classificação é uma operação técnica destinada a organizar a documentação em classes genéricas, representando hierarquias que estão relacionadas com:
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O conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente é o que chamamos de:
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Avalie as afirmativas a seguir, sobre documentos de arquivo:
I. são produzidos e/ou recebidos por pessoa física ou jurídica, pública ou privada.
II. constituem elementos de prova ou de informação.
III. formam um conjunto sem organicidade.
IV. não refletem as atividades a que se vinculam.
V. expressam os atos de seus produtores no exercício de suas funções.
Estão corretas apenas as afirmativas:
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Nas administrações pública e privada as unidades responsáveis pelo conjunto de operações técnicas que caracterizam os serviços de gestão de documentos correntes são geralmente conhecidas como:
arquivo permanente e arquivo administrativo.
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Podemos dizer que a rotina de arquivamento de documentos correntes constitui-se das seguintes atividades:
inspeção, análise, descrição, arquivamento, empréstimo e consulta;
inspeção, análise, transferência, arquivamento, empréstimo e consulta;
inspeção, análise, gestão, arquivamento, empréstimo e consulta;
inspeção, análise, ordenação, arquivamento, empréstimo e consulta;
inspeção, análise, conceituação, arquivamento, empréstimo e consulta.
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