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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Os equipamentos comumente utilizados para arquivamento são:
Horizontal, vertical e rotativo.
Mapoteca, lateral e rotativo.
Horizontal, vertical e flutuante.
Frontal, lateral e flutuante.
Qualquer elemento gráfico, iconográfico, textual ou fônico pelo qual o homem se expressa é chamado arquivisticamente de:
Desenho.
Desenho.
Planta.
Documento.
Segundo a teoria das três idades baseada no ciclo vital dos documentos, os arquivos são:
Corrente, intermediário, permanente.
Administrativo, intermediário, permanente.
Em movimento, permanente e intermediário.
Ativo, semiativo e secundário.
Um documento em curso, consultado frequentemente, deve ser encaminhado ao arquivo:
Intermediário.
Valente.
Corrente.
Permanente.
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A classificação de documentos visa agilizar a recuperação de informações e é realizada com base no:
Código de instrumento.
Sistema alfabético.
Método sistemático.
Conteúdo do documento.
Sobre a finalidade dos documentos de arquivo, indique a proposição correta:
Ata: exposição de motivos, visando a viabilizar um pedido formal à autoridade competente.
Portaria: comunicação não oficial expedida por meio de telegrafia, telex ou e-mail.
Requerimento: Modalidade de correspondência informal, emitido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
Ofício: carta formal, escrita em papel timbrado, de entidade pública ou privada.
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Analise os seguintes enunciados, a respeito de arquivo corrente:
I – Documentos vigentes, frequentemente consultados;
II – Documentos que aguardam destinação final: eliminação ou guarda permanente;
III – Também conhecido como de Primeira Idade ou Ativo;
IV – São os conjuntos documentais custodiados em caráter definitivo, em função de seu valor histórico.
Estão corretos os enunciados:
I e III.
I e IV.
I, III e IV.
II e IV.
Os documentos, quanto à natureza dos conteúdos/assunto, podem ser:
Públicos ou privados.
Ostensivos ou sigilosos.
Oficiais ou particulares
Fechados ou abertos.
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A organização de um arquivo pode ser feita em ordem:
Numérica e estratégica.
Numérica e alfabética.
Numérica e geográfica.
Primária e geográfica.
Os objetivos dos centros de documentações devem ser sempre pensados em relação à instituição que pertencem e à comunidade a que devem servir. Dentro deste contexto, o profissional da informação deve sempre:
Interpretar corretamente a missão institucional.
Reduzir custos e favorecer a produtividade.
Monitorar as ações dentro e fora dos centros documentais.
Traçar planos gerais e especiais de ações.
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