Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um palco em formato de hexágono regular será construído para apresentações musicais. Sabe-se que, em planta, esse palco encontra-se inscrito em uma circunferência imaginária de raio igual a 5 m. Assinale a opção em que é apresentada a área ocupada por esse palco.

  • A. 108,1 m2
  • B. 129,75 m2
  • C. 150 m2
  • D. 157 m2
  • E. 64,87 m2

Sua cerâmica surpreende o observador pela harmonia graciosa das pequenas figuras que expressam, com poesia, a vida nas cidades do interior nordestino. Está se referindo ao famoso escultor sertanejo brasileiro chamado:

  • A. Aldemir Martins
  • B. Mestre Vitalino
  • C. Heitor dos Prazeres
  • D. Mestre Ataíde
  • E. Rubem Valentim

Os manuais de identidade visual são documentos técnicos que reúnem especificações, recomendações e regras para a aplicação e reprodução de determinada marca. Considerando os aspectos gráficos relacionados nesses manuais, julgue os itens que se seguem. A versão monocromática da marca deve constituir-se unicamente de preto 100%, e seu uso é indicado caso haja limitações quanto ao número de cores disponíveis em determinado processo de impressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A constituição do espaço cênico contemporâneo produziu uma série de modificações nas formas tradicionais de concepção espacial. A arquitetura teatral foi afetada por essas novas exigências e começou a elaborar experiências em busca de um edifício condizente com as propostas contemporâneas de construção do espaço cênico.

A arquitetura teatral exemplo dessa renovação é:

  • A. o Teatro Total de Walter Gropius e Erwin Piscator;
  • B. o Teatro Municipal do Rio de Janeiro em estilo eclético;
  • C. o Teatro de Bayreuth, concebido por Wagner;
  • D. o Teatro Olímpico de Vicenza, projetado por Andrea Palladio;
  • E. o Theatro da Paz de Belém do Pará, inspirado no Teatro Scala, de Milão.

No que diz respeito às artes plásticas no Brasil do século XX, julgue os itens que se seguem. Foram importantes referências do Modernismo brasileiro nas décadas de 30 e 40 do século passado os salões de belas-artes de Belo Horizonte, a Associação Antônio Francisco Lisboa, em Porto Alegre, e a Exposição de 1932, de José Guimarães.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das características gerais de programas para a representação de projeto em modelagem 3D, assinale a opção correta.

  • A. O AutoCAD exporta arquivos WMF como gráficos, que podem ser inseridos como imagens em programas do padrão Windows.
  • B. O AutoCAD permite importar dados do 3ds Max, tais como malhas, materiais, mapeamentos, luzes e câmeras.
  • C. No SketchUp, programa utilizado para a criação de estudos iniciais e esboços na arquitetura, os arquivos gerados não são exportados para o AutoCAD para o desenvolvimento de desenhos técnicos.
  • D. O SketchUp consiste em uma ferramenta empregada para a apresentação de modelos tridimensionais, mediante a qual se geram arquivos em formato digital no padrão bitmap que não são lidos no padrão vetorial.
  • E. A partir das animações realizadas no AutoCAD, geram-se arquivos independentes e não compatíveis com a extensão AVI.

Piet Mondrian foi um dos mais importantes inovadores da arte abstrata, no início do século XX. Em muitos de seus trabalhos, ele utilizava apenas linhas verticais e horizontais e as cores vermelho, amarelo e azul, que são classifi cadas pela seguinte nomenclatura:

  • A. análogas
  • B. primárias
  • C. quentes
  • D. secundárias
  • E. complementares

Em relação aos princípios de diagramação e leiaute, julgue os itens seguintes. A proporção áurea é a relação entre altura e largura que, ao ser aplicada a um retângulo áureo, gera uma espécie de grade composicional que contribui para o posicionamento assimétrico dos itens no leiaute.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. nos espetáculos de Loie Fuller, a luz assumiu protagonismo, ao passo que, para Artaud, a ação da luz devia realçar a supremacia e caráter único da palavra humana, encarnada pelo ator;
  • B. tanto Artaud quanto Fuller exploraram a iluminação elétrica no sentido de construir novas relações no espaço cênico, produzindo efeitos de fluidez e mobilidade, para a primeira, e agindo sobre a sensibilidade, para o segundo;
  • C. para Fuller, luz e vestuário compunham uma linguagem única, por sua função ornamental na composição do espetáculo, capturando a atenção do público por seus efeitos de ilusionismo;
  • D. tanto para Artaud quanto para Fuller o espaço cênico desempenhou o papel de espelho da natureza, no sentido da exploração dos ritmos físicos do movimento para produzir familiaridade no expectador e suscitar seu encantamento;
  • E. para Artaud, o efeito de aparelhos luminosos no espaço cenográfico implicava situar com mais realidade não apenas o local da ação dramática, distinguindo-o da plateia, como também a movimentação mais livre dos atores no palco.

No que diz respeito às artes plásticas no Brasil do século XX, julgue os itens que se seguem. O Neoconcretismo, que introduziu a arte abstrata no Brasil, foi uma tentativa de romper com o Concretismo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...