Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que uma sala meça 3,60 m × 6,40 m, assinale a opção que apresenta as medidas dessa sala em centímetros, em uma planta representada em escala 1:20.

  • A. 18 cm × 12 cm
  • B. 18 cm × 32 cm
  • C. 32 cm × 18 cm
  • D. 12 cm × 18 cm
  • E. 16 cm × 9 cm

De acordo com Martins etalii (1998), uma avaliação é uma bússola de excelente qualidade para o professor se orientar. Ela é um diagnóstico dos alunos, do professor e do assunto tratado. É ponto de chegada e de partida; é meio, começo, fim e reinício.

As autoras relacionam, na avaliação em Arte, uma série de “pontos de chegada”, dentro de cada linguagem específica, a partir de três campos conceituais que subsidiam o trabalho em arte. Esses campos conceituais foram denominados como:

  • A. criação/produção; percepção/análise; conhecimento da produção artístico-estética
  • B. conteúdo/habilidade; objetivo/competência; destreza no uso de instrumentos
  • C. objetivo geral/específi co; comportamento/atitude; identificação dos estilos estéticos
  • D. leitura/fruição; aprimoramento/aprofundamento; julgamento da qualidade artística
  • E. história/contexto; produto/resultado; evolução do gosto estético

Julgue os próximos itens, relativos à tipologia em meio impresso e em meio digital. Perpetua é uma fonte tradicional, com serifas inspiradas por modelos clássicos, que foi desenhada por Eric Gill, o realizador do design da Gill Sans.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. Teatro de Agit-Prop;
  • B. Teatro da Crueldade;
  • C. Teatro Pobre;
  • D. Teatro do Absurdo;
  • E. Teatro do Oprimido.

No que se refere às artes plásticas do período colonial brasileiro, julgue os próximos itens. Os artistas integrantes das missões estrangeiras que vinham para o Brasil no período colonial eram trazidos para decorar as casas dos colonos: Franz Post e Albert Ekhout faziam parte da missão de Maurício de Nassau.

  • C. Certo
  • E. Errado

O ambiente interno de um banheiro apresenta as seguintes medidas (em planta): 1,55 m × 2,55 m. Uma das paredes desse banheiro tem uma porta com largura total de 0,80 m e altura de 2,10 m; em outra parede, há uma janela quadrada com largura de 0,55 m. Esse banheiro será totalmente revestido de ladrilhos cerâmicos. Com base nessas informações, prevendo que haja 10% de perda de material e levando em consideração que o pé direito (altura total) do ambiente seja de 2,50 m, assinale a opção em que é apresentada a metragem aproximada necessária de ladrilhos para revestir o piso e as quatro paredes do banheiro.

  • A. 22,00 m2
  • B. 22,45 m2
  • C. 24,70 m2
  • D. 26,90 m2
  • E. 20,20 m2

Segundo Vygotsky (apud Martins et alii, 1998), a imaginação criativa não é um dom ou talento especial. Portanto, valorizar a criatividade nas aulas de Arte seria proporcionar aos alunos uma variedade de experiências sensíveis, desenvolvendo a capacidade presente na espécie humana de organizar novas combinações a partir de:

  • A. elementos da realidade que dispõem
  • B. técnicas observadas nas grandes obras de arte
  • C. referências presentes na história da arte
  • D. memórias de emoções de cada aluno
  • E. dados teóricos transmitidos pelo professor

Os manuais de identidade visual são documentos técnicos que reúnem especificações, recomendações e regras para a aplicação e reprodução de determinada marca. Considerando os aspectos gráficos relacionados nesses manuais, julgue os itens que se seguem. O arejamento da marca refere-se ao espaço que deve ser resguardado ao redor da marca, livre de interferência de outros elementos gráficos, para se preservar sua integridade e legibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. Santa Rosa incorporou a teoria da moderna cenografia de Adolphe Appia e Gordon Craig no palco brasileiro, como no caso dos três planos de ação - realidade, memória e alucinação - articulados na peça;
  • B. o cenógrafo criou imagens familiares, beneficiando-se do repertório figurativo do folclore nacional, para de serem fruídas e percebidas de imediato pela plateia brasileira;
  • C. Santa Rosa introduziu a diversidade de planos, os efeitos de luz e os diferentes cortes cênicos para representar um tempo linear e único, no nível da consciência;
  • D. o trabalho do cenógrafo foi marcado por excessos barrocos e uso de enquadramentos simétricos que geravam a sensação de hiperrealismo no espectador;
  • E. Santa Rosa inovou em termos cênicos, ao abrir espaço para o sociodrama e para a conscientização do espectador, que deve ser instigado a abandonar a posição passiva.

No que se refere às artes plásticas do período colonial brasileiro, julgue os próximos itens. O grande impulso arquitetônico do Barroco no Brasil originou-se na região Nordeste e em Minas Gerais na primeira metade do século XVII.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...