Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a Arte Bizantina, analise as assertivas abaixo.
I. O momento de esplendor da capital do Império Bizantino coincidiu historicamente com a oficialização do cristianismo. A partir daí, a arte cristã primitiva, que era popular e simples, foi substituída por uma arte cristã de caráter majestoso, que exprime poder e riqueza. II. A arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta e sagrada do imperador, considerado o representante de Deus, com poderes temporais e espirituais. III. Foi estabelecida uma série de convenções, tal qual como ocorrera na arte egípcia, como a frontalidade, por exemplo. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Artes - Elementos da linguagem visual - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
As cores transmitem sensações de temperatura. As derivadas do vermelho são chamadas de cores:
frias.
sóbrias
neutras
pastéis.
quentes
As artes visuais como produto cultural e histórico, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, visam, entre outros, ao(à)
I. observação, estudo e compreensão de diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da história. II. fala, escrita e outros registros (gráfico, audiográfico, pictórico, sonoro, dramático, videográfico) sobre as questões trabalhadas na apreciação de imagens. III. identificação de produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas e culturas: aspectos das vidas e alguns produtos artísticos. IV. pesquisa e frequência junto das fontes vivas (artistas) e obras para reconhecimento e reflexão sobre a arte presente no entorno. É correto o que está contido emI, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
Artes - Elementos da linguagem visual - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Sem a luz, não percebemos os volumes dos objetos tridimensionais, portanto, diante dessa afirmação, pode-se dizer que volume é:
a possibilidade de se apresentar desenhos e gravuras com cores chapadas.
a variedade de modelos para o trabalho de estampasemcamisetas.
qualquer elemento tridimensional caracterizado pela incidência da luz.
a resposta às exigências de um público cada vez mais conhecedor da arte.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Um arte-educador precisa ensinar a teoria das cores para uma determinada turma, mas teme que uma aula somente teórica entedie os alunos. Ao comentar sobre o assunto na sala dos professores, o professor de física o ouviu e propôs um intercâmbio entre as duas aulas, uma vez que, por coincidência, ele estava prestes a iniciar o conteúdo de óptica, ramo da física que estuda as luzes. Para isso, ambos utilizaram na aula três _________, sendo uma _________, uma _________ e uma _________, para explicar sobre a teoria da cor-luz e o sistema _________. Já para explicar a teoria da cor-pigmento, utilizaram três _________ nas cores _________, _________ e _________ do sistema _________.lâmpadas/ vermelha/ verde/ azul/ CMYK/ tintas/ ciano/ magenta/ amarelo/ RGB
tintas/ vermelha/ amarela/ azul/ CMYK/ lâmpadas/ ciano/ magenta/ amarelo/ RGB
lâmpadas/ vermelha/ verde/ azul/ RGB/ tintas/ ciano/ magenta/ amarelo/ CMYK
tintas/ verde/ amarela/ azul/ RGB/ lâmpadas/ azul/ vermelho/ verde/ CMYK
Analise as afirmações abaixo relacionadas à temperatura das cores e suas misturas.
I. As cores quentes normalmente são consideradas excitantes e as cores frias são consideradas calmantes. II. Preto, branco, marrom e cinza são cores neutras. III. A mistura entre as cores vermelha e amarela resultam na cor magenta. IV. A cor roxa é uma mistura entre o rosa, que é uma cor quente, e o azul, que é uma cor fria. Por isso, a temperatura dessa cor varia do quente para o frio, dependendo da quantia de rosa ou de azul que for adicionada na mistura. V. A cor laranja sempre será quente, enquanto a cor verde sempre será fria. É correto o que se afirma emI, II e V, apenas.
II e V, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
São objetivos da área de Arte no Ensino Fundamental II da SEE/MG que levam a valorizar e respeitar a diversidade:
conhecer e saber usar os diferentes procedimentos de arte,
experimentar, explorar e apreciar todas as possibilidades de linguagens artísticas, valorizando os processos de criação.
reconhecer valores e capacidades artísticas de indivíduos e de grupos, que relativizem as normas e valores da cultura de cada um.
identificar, relacionar e compreender a Arte a partir das diferentes exposições e espetáculos.
Segundo a Proposta Curricular da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais para o Ensino Médio, os objetivos que dizem respeito a procedimentos de Arte têm como foco
conhecer e saber utilizar os diferentes procedimentos de Arte, desenvolvendo uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros.
conhecer a área de abrangência profissional da Arte, considerando as muitas possibilidades de atuação, inerentes a cada uma.
apreciar a Arte, considerando-a meio de lazer da sociedade e parte de um processo histórico na formação da cidadania.
reconhecer a Arte como área de processos autênticos e conhecimento autônomo a partir do contexto sociocultural e econômico em que está inserido.
Atenção: Para responder as questões de números 29 a 31, considere a Proposta Curricular da SEE/MG.
As linguagens artísticas a serem ensinadas são:
escultura, pintura, performance e instalação.
artes visuais, dança, música e teatro.
cenário, áudiovisual, cinema e artes plásticas.
artes plásticas, cinema, dança e teatro.
Atenção: Para responder as questões de números 29 a 31, considere a Proposta Curricular da SEE/MG.
No Ensino Médio devem ser conhecidos e analisados pelos alunos, por meio de pesquisas, observações e análises críticas, os processos
dos difusores comunicacionais e produtores de obras musicais, teatrais, da dança e das artes visuais.
de apreciação, de técnicas de criação das produções artísticas de música, artes visuais, dança e teatro.
dos artistas, das obras, informações sobre os mesmos e da relação com o público apreciador no âmbito da multiculturalidade.
de produção e divulgação, em diferentes épocas da história, referentes às artes visuais, dança e teatro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...