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Observe esta obra.´
Agora, analise as afirmações abaixo.
Picasso pintou essa tela para representar sua indignação em relação ao bombardeio da pequena cidade da Biscaia, região norte da Espanha, ocorrido em 26 de abril de 1937, provocando ferimentos e mortes em 40% da população.
Para representar o clima que envolvia o massacre, Picasso usou cores sombrias, como cinza, preto e branco.
O valor artístico de Guernica é questionável, visto que a obra não representa a beleza da forma como é classicamente concebida.
No centro, um cavalo apavorado em disparada representa as forças irracionais da destruição.
Uma figura masculina, geometricamente esquartejada, domina a parte inferior do quadro.
Quantas estão corretas?
3
2
4
5
1
Atenção: Para responder as questões de números 29 a 31, considere a Proposta Curricular da SEE/MG.
No Ensino Médio, devem ser selecionados e organizados conteúdos gerais de Arte que favoreçam a
compreensão da Arte como cultura, o valor das manifestações artísticas de diferentes contextos históricos e sociais e a aprendizagem da Arte com grau crescente de elaboração e aprofundamento.
produção constante dos alunos usando as modalidades artísticas tradicionais, como desenho, pintura e escultura a partir de sua apreciação crítica.
criação de textos críticos a partir da análise de diferentes obras de arte, em épocas diferentes, e a contextualização de obras contemporâneas em relação as obras antigas.
livre expressão dos alunos nas várias modalidades artísticas, o desenvolvimento da criatividade e a autoestima para fazer, ver, reler e contextualizar a Arte.
Segundo o conteúdo básico da área de Arte comum para o Ensino Médio de SEE/MG, ensinar Arte significa
abordar conceitos de arte tradicionais fundamentados em parâmetros da realidade do aluno, desconsiderando o contexto em que está inserido.
possibilitar que o aluno escreva textos críticos sobre obras de arte nas linguagens da música, artes visuais, dança e teatro.
permitir a criação de trabalhos de artes visuais, dança, teatro e música a partir de releituras de obras significativas da história da arte.
possibilitar experiências e vivencias significativas, em apreciação, reflexão e produção artística.
No ensino e aprendizagem de Arte são avaliados aspectos
artísticos, literários, expressivos e lógicos.
procedimentais, atitudinais, comportamentais e factuais.
científicos, metodológicos, expressivos e cronológicos.
procedimentais, tecnológicos, factuais e metodológicos.
Ao propor aos seus alunos a realização de um portfólio, o professor está investindo em uma avaliação formativa a partir do
repertório de memórias do aluno.
grau de interesse do aluno no tema proposto.
modo de expressão de conceitos ensinados ao aluno.
registro do percurso de aprendizagem do aluno.
A autoavaliação do aluno promove a
elevação da autoestima do aluno a partir de seu valor individual.
garantia de que o aluno aprenda de forma autônoma.
verificação se tanto o trabalho do professor é de qualidade.
promoção da valorização da criatividade nos processos de avaliação pessoal.
Os testes e questionários para aferição de conceitos e termos técnicos em artes são
fundamentais, pois contribuem para a avaliação do domínio do vocabulário próprio e conceitual da Arte.
elementares e devem ser complementados por atividades de expressão e criação.
dispensáveis, pois a aprendizagem da arte tem um caráter subjetivo.
considerados de menor importância em comparação aos testes sobre a produção artística do aluno.
É fundamental garantir no ensino da Arte momentos de criação artística por meio de poéticas pessoais e/ou coletivas, pois
a escola precisa promover o acesso às artes plásticas e cênicas, bem como à dança e à música.
o aluno poderá lançar mão de sua criatividade e subjetividade para a produção de trabalhos conceituais.
o indivíduo precisa se expressar dentro da coletividade para combater a opressão e a exclusão.
o processo criador pessoal é desenvolvido ao mesmo tempo que há troca desse repertório entre os alunos.
Em fevereiro de 1922 um grupo de jovens artistas, entre eles Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti, Mario de Andrade e Anita Malfatti, patrocinados por membros da elite paulistana, promoveu no Teatro Municipal de São Paulo, um evento que promoveu a renovação das artes no Brasil. Esse evento é lembrado como:
Semana de Arte Moderna.
Semana da Contestação.
Revolução Cultural.
Revolução Paulista.
O teatro épico, também chamado de drama não aristotélico, é um termo cunhado por Bertolt Brecht para denominar sua própria concepção do teatro, na qual:
a intenção era reproduzir diretamente a falta de sentido da sociedade atual.
se preocupava com o retorno aos argumentos e personagens do teatro grego.
se baseava em termos sacros e profanos, inseridos no desenvolvimento do teatro popular.
surgiu como cul to aos deuses para, posteriormente, ser encenado de modo convencional.
o espectador se vê forçado a refletir sobre a obra, emvez de compenetrar-se com ela.
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