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São termos específicos da área de teatro e artes cênicas:
coxia, camarim, cenário e figurino.
pintura, plateia, maquiagem e fantasia.
adereço, sonoridade, iluminação e acervo.
roteiro, roupas, efeitos sonoros e acessórios.
racionalidade.
ambiguidade.
idealismo.
humanismo.
moralidade.
Artes - Teoria de Teatro - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Viola Spolin (2008), três são as essências para o jogo teatral. São eles(elas):
o foco, a atmosfera e a interpretação.
o foco, a instrução e a avaliação.
a aprovação, a desaprovação e a avaliação.
o controle, a energia e a ordem.
o brincar, a liberdade e a intuição.
Artes - Teoria de Teatro - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
"A preparação do ator" é um livro que expõe a abordagem educacional para a formação de atores de uma perspectiva naturalista. Seu autor é
Bertolt Brecht.
Constantin Stanislávski.
Augusto Boal.
Lee Strasberg.
Stella Adler.
Na Proposta Curricular, os Territórios de Arte&Cultura propõem outro modo de olhar para a arte como objeto de estudo no contexto escolar, oferecendo em cada território um foco específico que se conecta com os demais territórios. Quando um foco de estudo é no território de patrimônio cultural, propõe-se
ampliação do olhar acerca da cultura e das heranças culturais que marcam e dão referência sobre quem somos.
inclusão do patrimônio cultural africano como tema transversal e referência sobre a identidade brasileira.
valorização de um mosaico cultural composto de artefatos ou objetos feitos pelo homem e compartilhados entre as gerações.
ênfase na educação patrimonial para que sejam preservados os bens imateriais da escola e da comunidade.
visitas a prédios históricos e museus por meio do Programa Cultura é Currículo, criando o hábito cultural nos alunos e professores da rede pública.
De acordo com Rejane Coutinho (Programa Cultura é Currículo), tratar a questão da cultura na educação exige reflexões e posicionamentos, pois não há consensos. Para situar e reconhecer esse campo de estudos é fundamental
o reconhecimento da missão de transmissão cultural atribuída tradicionalmente à escola, único espaço que pode definir os repertórios e usos legítimos da cultura.
o entendimento de que cultura envolve apenas as chamadas artes puras, comportando também a categoria das artes aplicadas, como o artesanato, a decoração, o design.
a constatação de que cultura hoje refere-se exclusivamente às produções das indústrias culturais que, por serem tão próximas do cotidiano dos alunos, devem embasar o estudo de cultura visual.
a clareza de que a relação entre cultura e educação está na identidade cultural, que deve ser trabalhada com a perspectiva afirmativa de reforço à autoestima dos alunos.
a certeza de que cultura é uma construção histórica e social, que mantém proximidade com as relações de poder.
Em Horizontes Culturais: lugares de aprender (Programa Cultura é Currículo), são apresentados os lugares de aprender da cidade de São Paulo. O Projeto de Formação de Público em Artes Cênicas é oferecido pelo Centro
Universitário Maria Antonia.
Trianon de São Paulo.
de Referência Mário Covas.
Cultural FIESP.
da Cultura Judaica.
A Proposta Curricular apresenta outro modo de pensar a arte como objeto de estudo no contexto escolar, por meio da criação e composição de sete Territórios da Arte&Cultura. Observe atentamente a imagem abaixo, que mostra de forma visual os territórios.
Na imagem, está ausente o território
materialização.
materialidade.
musicalização.
saberes matéricos.
história dos materiais.
Observe atentamente as imagens e as colunas 1 e 2 abaixo.
Segundo os processos educativos a partir da Proposta Curricular, a relação correta entre o conteúdo a ser estudado e o Território da Arte&Cultura correspondente, por meio das duas colunas, é apresentado em
I-B; II-A; III-D.
I-C; II-D; III-A.
I-A; II-C; III-B.
I-D; II-B; III-C.
I-A; II-B; III-C.
Em Universos da Arte, a artista e professora Fayga Ostrower expõe os princípios fundamentais de composição das artes plásticas ao mesmo tempo que relata sua experiência de ministrar um curso para
professores de arte.
mediadores de um centro cultural.
operários de uma fábrica.
jovens de uma escola pública.
educadores de ONGs.
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