Questões de Artes

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Os atuais textos sobre ensino de arte trazem a abordagem do conceito de experiência de Jorge Larrosa. Outro teórico importante que estudou este conceito e influenciou o ensino de arte brasileiro foi

  • A.

    Gilles Deleuze.

  • B.

    Walter Benjamin.

  • C.

    Fernando Hernández.

  • D.

    John Dewey.

  • E.

    Raimundo Martins.

Tendo como referência a obra reproduzida na figura VIII, julgue os itens que se seguem.

Tendo como referência a obra reproduzida na figura VIII, julgue os itens que se seguem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo da arte no Brasil, a partir do modernismo, inclui leituras, contextualização e análises das produções artísticas brasileiras do século XX, que refletiam uma cultura mais nacionalista, com temas e aspectos da natureza e realidade brasileira. Entre os artistas da época, tem-se

  • A.

    Anita Malfatti, Di Cavalcante, Tarsila do Amaral.

  • B.

    Cândido Portinari, Almeida Junior e Aleijadinho.

  • C.

    Claude Monet, Lasar Segall e Anita Malfati.

  • D.

    Manoel da Costa Ataíde, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.

  • E.

    Maria Bonomi, Lygia Pape e Hélio Oiticica.

A educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de então. A partir da atual LDB — Lei n.º 9.394/1996 —, a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

A cultura e os saberes de uma comunidade, ou de um povo, podem constituir conteúdos importantes para as disciplinas de artes.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Da mesma maneira que lemos um livro podemos ler uma produção artística. Ao lermos estaremos produzindo sentido.” Em relação à leitura de uma obra de arte, marque a alternativa correta.

  • A.

    O elemento cor em uma obra figurativa ou abstrata será interpretado da mesma maneira por todos que observarem.

  • B.

    Ao assistir um filme ou uma música, você interpretará sem interferência de fatores externos, somente aqueles produzidos pelo autor.

  • C.

    Você vê a obra de acordo com sua ótica, ou seja, de acordo com suas referências pessoais e culturais.

  • D.

    Uma obra de arte existe, desde o momento em que ela é concluída, e terá sempre significados sem que ninguém precise apreciá-la.

  • E.

    Não é necessário ter conhecimento prévio para compreender a produção estética da humanidade.

Tendo em vista que a arte, no contexto educativo, é uma poderosa ferramenta no processo de construção da cidadania, e que o contato com as várias linguagens artísticas é fundamental para a educação, capacitando o aluno para a apreciação da arte, desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico, julgue os itens de 88 a 93.

Os elementos e temas de cultura popular devem ser explorados, estritamente, na produção do artesanato.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por ser um país formado por culturas e etnias diversas, o Brasil é um país multicultural, que reúne, em seu território, várias influências de populações distintas. Em geral, gradativamente, esses vários elementos culturais vão-se integrando em uma miscigenação de credos e de todo o tipo de manifestações culturais. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Arte e cultura popular são manifestações homogêneas e inexoravelmente presas a estereótipos, não pertencendo a um tempo ou lugar específicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por ser um país formado por culturas e etnias diversas, o Brasil é um país multicultural, que reúne, em seu território, várias influências de populações distintas. Em geral, gradativamente, esses vários elementos culturais vão-se integrando em uma miscigenação de credos e de todo o tipo de manifestações culturais. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Falar em cultura popular é falar de um fenômeno que agrega referências tradicionais, porém em constante movimento e transformação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre – A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis – e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco – Encontro das Águas (c. 1894) –, de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.

Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.

Por intermédio de elementos plásticos, alegóricos e simbólicos, a pintura Encontro das Águas apresenta uma cena heroica e triunfal. Há, nessa obra, características do estilo barroco, em sua composição formal, e também do estilo romântico, nos elementos de sua temática.

  • C. Certo
  • E. Errado

A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre – A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis – e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco – Encontro das Águas (c. 1894) –, de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.

Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.

As pinturas em apreço mostram nitidamente personagens típicos do imaginário e da cultura da região amazônica e brasileira em um cenário característico da Europa Ocidental.

  • C. Certo
  • E. Errado
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