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Os atuais textos sobre ensino de arte trazem a abordagem do conceito de experiência de Jorge Larrosa. Outro teórico importante que estudou este conceito e influenciou o ensino de arte brasileiro foi
Gilles Deleuze.
Walter Benjamin.
Fernando Hernández.
John Dewey.
Raimundo Martins.
Tendo como referência a obra reproduzida na figura VIII, julgue os itens que se seguem.
Tendo como referência a obra reproduzida na figura VIII, julgue os itens que se seguem.
O estudo da arte no Brasil, a partir do modernismo, inclui leituras, contextualização e análises das produções artísticas brasileiras do século XX, que refletiam uma cultura mais nacionalista, com temas e aspectos da natureza e realidade brasileira. Entre os artistas da época, tem-se
Anita Malfatti, Di Cavalcante, Tarsila do Amaral.
Cândido Portinari, Almeida Junior e Aleijadinho.
Claude Monet, Lasar Segall e Anita Malfati.
Manoel da Costa Ataíde, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.
Maria Bonomi, Lygia Pape e Hélio Oiticica.
A educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de então. A partir da atual LDB Lei n.º 9.394/1996 , a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A cultura e os saberes de uma comunidade, ou de um povo, podem constituir conteúdos importantes para as disciplinas de artes.
Da mesma maneira que lemos um livro podemos ler uma produção artística. Ao lermos estaremos produzindo sentido. Em relação à leitura de uma obra de arte, marque a alternativa correta.
O elemento cor em uma obra figurativa ou abstrata será interpretado da mesma maneira por todos que observarem.
Ao assistir um filme ou uma música, você interpretará sem interferência de fatores externos, somente aqueles produzidos pelo autor.
Você vê a obra de acordo com sua ótica, ou seja, de acordo com suas referências pessoais e culturais.
Uma obra de arte existe, desde o momento em que ela é concluída, e terá sempre significados sem que ninguém precise apreciá-la.
Não é necessário ter conhecimento prévio para compreender a produção estética da humanidade.
Tendo em vista que a arte, no contexto educativo, é uma poderosa ferramenta no processo de construção da cidadania, e que o contato com as várias linguagens artísticas é fundamental para a educação, capacitando o aluno para a apreciação da arte, desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico, julgue os itens de 88 a 93.
Os elementos e temas de cultura popular devem ser explorados, estritamente, na produção do artesanato.
Por ser um país formado por culturas e etnias diversas, o Brasil é um país multicultural, que reúne, em seu território, várias influências de populações distintas. Em geral, gradativamente, esses vários elementos culturais vão-se integrando em uma miscigenação de credos e de todo o tipo de manifestações culturais. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Arte e cultura popular são manifestações homogêneas e inexoravelmente presas a estereótipos, não pertencendo a um tempo ou lugar específicos.
Por ser um país formado por culturas e etnias diversas, o Brasil é um país multicultural, que reúne, em seu território, várias influências de populações distintas. Em geral, gradativamente, esses vários elementos culturais vão-se integrando em uma miscigenação de credos e de todo o tipo de manifestações culturais. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Falar em cultura popular é falar de um fenômeno que agrega referências tradicionais, porém em constante movimento e transformação.
A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco Encontro das Águas (c. 1894) , de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.
Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.
Por intermédio de elementos plásticos, alegóricos e simbólicos, a pintura Encontro das Águas apresenta uma cena heroica e triunfal. Há, nessa obra, características do estilo barroco, em sua composição formal, e também do estilo romântico, nos elementos de sua temática.
A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco Encontro das Águas (c. 1894) , de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.
Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.
As pinturas em apreço mostram nitidamente personagens típicos do imaginário e da cultura da região amazônica e brasileira em um cenário característico da Europa Ocidental.
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