Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As publicações Outras Terras, Outros Sons e Corpo e Ancestralidade, direcionadas à linguagem da música e da dança, respectivamente, contribuem com um referencial teórico e prático para incorporar, no ensino de arte, uma proposta na perspectiva
rizomática/territórios da arte.
sociocultural /transdisciplinar.
cultura visual/indústria cultural.
multicultural/pluricultural.
livre expressão/contextualização.
A palavra estética, originada do grego aisthésis, que significa percepção, sensação, refere-se ao que pode ser percebido pelos sentidos. No século XVII, Alexander Baumgarten utilizou o termo para teorizar sobre o belo e suas manifestações no âmbito da arte. Para o filósofo Kant, a estética se contrapõe à razão como uma alternativa de acesso ao conhecimento do mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.
Ao se refletir sobre a arte, deve-se considerar que o conceito de estética varia de acordo com o contexto cultural e histórico da produção artística.
Inaicyra Falcão dos Santos (2006), na busca da adequação do corpo à movimentação da dança, propõe a preparação do corpo, da mente, do espírito e físico por meio de
I. gestos teatrais − relação ator-movimento
II. gestos funcionais − ações do trabalho e do cotidiano
III. gestos específicos − motivos de danças brasileiras
IV. gestos emocionais − sentimentos humanos
Está correto o apresentado em
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
A palavra estética, originada do grego aisthésis, que significa percepção, sensação, refere-se ao que pode ser percebido pelos sentidos. No século XVII, Alexander Baumgarten utilizou o termo para teorizar sobre o belo e suas manifestações no âmbito da arte. Para o filósofo Kant, a estética se contrapõe à razão como uma alternativa de acesso ao conhecimento do mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.
De modo geral, no âmbito do universo artístico, a estética é associada à reflexão e ao entendimento da natureza e da função da arte.
A palavra estética, originada do grego aisthésis, que significa percepção, sensação, refere-se ao que pode ser percebido pelos sentidos. No século XVII, Alexander Baumgarten utilizou o termo para teorizar sobre o belo e suas manifestações no âmbito da arte. Para o filósofo Kant, a estética se contrapõe à razão como uma alternativa de acesso ao conhecimento do mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.
A apreciação estética de uma obra de arte pode envolver, além da interpretação subjetiva, parâmetros formais e técnicos, como, por exemplo, tema, técnica empregada e estilo.
A palavra estética, originada do grego aisthésis, que significa percepção, sensação, refere-se ao que pode ser percebido pelos sentidos. No século XVII, Alexander Baumgarten utilizou o termo para teorizar sobre o belo e suas manifestações no âmbito da arte. Para o filósofo Kant, a estética se contrapõe à razão como uma alternativa de acesso ao conhecimento do mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.
Para que uma obra seja, de fato, reconhecida como arte, é necessário que ela seja esteticamente bela, considerando-se os parâmetros clássicos de harmonia de cores e formas.
Tendo como referência a obra reproduzida na figura VIII, julgue os itens que se seguem.
Na obra considerada, percebe-se que a representação da realidade não é feita a partir da pintura de um esboço, ou desenho, mas construída diretamente por meio da justaposição de cores em pinceladas rápidas e vibrantes.
Tendo como referência a obra reproduzida na figura VIII, julgue os itens que se seguem.
As linhas de contorno das figuras nessa pintura de Monet definem nitidamente a paisagem do nascer do sol.
O Barroco, estilo que sucedeu ao Renascimento, representou a quebra de uma série de regras tradicionais da composição clássica e, por isso, sofreu forte oposição quando surgiu. Artistas como Tintoretto e El Greco tiveram de enfrentar o preconceito advindo da visão conservadora de arte que predominava à época. No que concerne à arte barroca europeia, julgue os itens subsecutivos.
As linhas retas, predominantes nas esculturas barrocas, não apenas conferem às obras maior dinamismo como também intensificam as expressões de emoção nos personagens retratados.
A natureza-morta é um gênero de pintura ou fotografia, que surgiu como um gênero de importância inferior, com menor preço no mercado. No século XIX, com o artista francês, Paul Cézanne, o gênero ganha novas dimensões pelas composições com maçãs produzidas em 187. Em uma obra onde o artista escolheu o gênero da natureza-morta será representado
lugares devastados pela fúria da natureza, como por exemplo, os terremotos.
cenas de guerra como na obra Guernica de Pablo Picasso.
cenas de sofrimento e seca como na obra Os imigrantes de Cândido Portinari.
seres inanimados como frutas, flores, livros, taças, vidros, dentre outros objetos.
ossos e esqueletos de pessoas e animais, em meio a natureza devastada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...