Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A civilização da Grécia Clássica buscava a harmonia e a unidade como modo de vida e tinha o homem no centro de sua cultura. Na escultura, inicialmente influenciada pela técnica e forma da escultura do Egito Antigo, a representação da perfeição do corpo projeta uma dimensão idealizada da realidade. Posteriormente, e progressivamente, a estatuária grega tornou-se cada vez mais focada na representação da forma humana de forma naturalista. Inspirando-se no físico dos atletas, os escultores gregos desenvolveram uma forma de composição escultórica que observava a relação entre proporções, ritmo e movimento.
Com base nas informações acima e nas imagens apresentadas nas figuras de III a V, julgue os itens subsequentes.
Kléobis e Bíton, assim como Efebo da Acrópolis, aproximam-se mais do modelo realista de escultura que O Doríforo.
A civilização da Grécia Clássica buscava a harmonia e a unidade como modo de vida e tinha o homem no centro de sua cultura. Na escultura, inicialmente influenciada pela técnica e forma da escultura do Egito Antigo, a representação da perfeição do corpo projeta uma dimensão idealizada da realidade. Posteriormente, e progressivamente, a estatuária grega tornou-se cada vez mais focada na representação da forma humana de forma naturalista. Inspirando-se no físico dos atletas, os escultores gregos desenvolveram uma forma de composição escultórica que observava a relação entre proporções, ritmo e movimento.
Com base nas informações acima e nas imagens apresentadas nas figuras de III a V, julgue os itens subsequentes.
Os conceitos expressos na arte grega resumem-se ao equilíbrio, à vaidade, ao erotismo e ao desprezo pelas virtudes humanas.
Por volta do século XIV, uma grande força criativa surgiu na Itália e se espalhou por toda a Europa, representando um período de intensa atividade artística. As cidades de Florença e Roma foram o centro desse florescimento nas ciências e nas artes. Cheios de um renovado interesse na cultura greco-romana, os artistas desenvolveram um conjunto de obras de arte de extraordinária beleza e magnificência na arquitetura, na escultura e, sobretudo, na pintura. O homem tornou-se o ponto focal dessa cultura. A criação da perspectiva linear foi parte de um amplo leque de descobertas técnicas que aprimoravam a representação da realidade na arte, podendo-se citar, ainda, o desenvolvimento do estudo da luz, sombra e anatomia humana, técnicas importantes para a realização pictórica. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
A arte do período acima descrito disseminou-se por toda a Europa, conservadas as características peculiares de cada país.
Por volta do século XIV, uma grande força criativa surgiu na Itália e se espalhou por toda a Europa, representando um período de intensa atividade artística. As cidades de Florença e Roma foram o centro desse florescimento nas ciências e nas artes. Cheios de um renovado interesse na cultura greco-romana, os artistas desenvolveram um conjunto de obras de arte de extraordinária beleza e magnificência na arquitetura, na escultura e, sobretudo, na pintura. O homem tornou-se o ponto focal dessa cultura. A criação da perspectiva linear foi parte de um amplo leque de descobertas técnicas que aprimoravam a representação da realidade na arte, podendo-se citar, ainda, o desenvolvimento do estudo da luz, sombra e anatomia humana, técnicas importantes para a realização pictórica. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
O movimento acima referido uniformizou os estilos, sendo as obras, em sua maioria, anônimas.
Por volta do século XIV, uma grande força criativa surgiu na Itália e se espalhou por toda a Europa, representando um período de intensa atividade artística. As cidades de Florença e Roma foram o centro desse florescimento nas ciências e nas artes. Cheios de um renovado interesse na cultura greco-romana, os artistas desenvolveram um conjunto de obras de arte de extraordinária beleza e magnificência na arquitetura, na escultura e, sobretudo, na pintura. O homem tornou-se o ponto focal dessa cultura. A criação da perspectiva linear foi parte de um amplo leque de descobertas técnicas que aprimoravam a representação da realidade na arte, podendo-se citar, ainda, o desenvolvimento do estudo da luz, sombra e anatomia humana, técnicas importantes para a realização pictórica. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Filippo Brunelleschi, Leonardo Da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Sandro Botticelli foram artistas centrais do mencionado período.
Por volta do século XIV, uma grande força criativa surgiu na Itália e se espalhou por toda a Europa, representando um período de intensa atividade artística. As cidades de Florença e Roma foram o centro desse florescimento nas ciências e nas artes. Cheios de um renovado interesse na cultura greco-romana, os artistas desenvolveram um conjunto de obras de arte de extraordinária beleza e magnificência na arquitetura, na escultura e, sobretudo, na pintura. O homem tornou-se o ponto focal dessa cultura. A criação da perspectiva linear foi parte de um amplo leque de descobertas técnicas que aprimoravam a representação da realidade na arte, podendo-se citar, ainda, o desenvolvimento do estudo da luz, sombra e anatomia humana, técnicas importantes para a realização pictórica. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
O citado período de renovação cultural, que perdurou por mais ou menos três séculos, é conhecido como Renascimento.
Considerando as figuras VI e VII, julgue os itens conseguintes, relacionados a linguagem visual, produção em arte e história da arte.
A Vênus, retratada por Botticelli como uma figura esguia, alongada e de traços harmoniosos, com formas similares a antigas estátuas de mármore, representa o renascimento da mitologia clássica.
Considerando as figuras VI e VII, julgue os itens conseguintes, relacionados a linguagem visual, produção em arte e história da arte.
Na pintura A Virgem, o Menino e Santa Ana, mostrada na figura VI, bem como na renomada obra Mona Lisa, evidencia-se que Leonardo da Vinci não empregava sua maestria para retratar rostos humanos.
Considerando as figuras VI e VII, julgue os itens conseguintes, relacionados a linguagem visual, produção em arte e história da arte.
Em A Virgem, o Menino e Santa Ana, Leonardo da Vinci retrata uma cena intimista, na qual as personagens estão organizadas consoante uma linha diagonal principal.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
Toda figura plana, paralela a um plano de projeção, projeta-se em VG sobre esse plano na projeção quando esta for:
cônica diagonal.
cônica ortogonal.
oblíqua ortogonal.
cilíndrica diagonal.
cilíndrica ortogonal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...