Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Barroco, estilo que sucedeu ao Renascimento, representou a quebra de uma série de regras tradicionais da composição clássica e, por isso, sofreu forte oposição quando surgiu. Artistas como Tintoretto e El Greco tiveram de enfrentar o preconceito advindo da visão conservadora de arte que predominava à época. No que concerne à arte barroca europeia, julgue os itens subsecutivos.

A diagonalidade é uma das marcas da pintura barroca.

  • C. Certo
  • E. Errado

“ _______________ é um tecido _______________ fabricado através de fios ______________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.

  • A.

    Seda / artificial / extraídos do casulo da larva de um inseto

  • B.

    Lycra / natural / elásticos

  • C.

    Linho / natural / extraídos da fibra do linho

  • D.

    Seda / natural / sintéticos

  • E.

    Linho / artificial / extraídos das lináceas

“Para iniciar um trabalho em crochê é necessário _________________ para depois fazer _________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.

  • A.

    dar um nó corrediço / correntinhas

  • B.

    dar um ponto baixo / correntinhas

  • C.

    fazer correntinhas / um ponto baixo

  • D.

    dar um ponto alto / um nó corrediço

  • E.

    dar um ponto baixo / um ponto alto

Sobre bordado, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. “São métodos de riscar desenhos no tecido...”

( ) através de papel carbono.

( ) traçá-lo sobre o próprio tecido.

( ) alinhavar o desenho no tecido.

 A sequência está correta em

  • A.

    V, V, F

  • B.

    V, F, F

  • C.

    V, F, V

  • D.

    V, V, V

  • E.

    F, V, F

A arte na contemporaneidade (e seu ensino) busca ser conectada à cultura e sua diversidade. Nesse sentido, para uma educação multicultural, é necessário criar ambientes de aprendizagem que promovam

  • A.

    a compreensão da cultura indígena e os padrões estéticos dos 225 povos originários que subsistem no Brasil.

  • B.

    o estudo do folclore brasileiro em conexão com o mito das três raças.

  • C.

    a alfabetização cultural nos diferentes códigos culturais.

  • D.

    a preservação das manifestações artísticas que são cada vez mais valorizadas nos centros urbanos.

  • E.

    o estudo geográfico dos cinco continentes e suas culturas com foco especialmente em sua história.

A partir dos anos 70 do século XX, surgem estudos sobre o processo de leitura de obras de arte, elucidando os aspectos que primeiro chamam atenção ao olhar do aluno e a maneira como se chega a uma compreensão contextualizada das obras. Tais investigações foram realizadas pelos pesquisadores

  • A.

    Michael Parsons; Fernando Hernandez; Maria Helena Martins.

  • B.

    Fernando Hernandez; Howard Gardner; Cildo Meireles.

  • C.

    Ana Mae Barbosa; Regina Machado; Abigail Housen.

  • D.

    Edmund Feldman; Abigail Housen; Michael Parsons.

  • E.

    Maria Helena Martins; Analice Dutra Pillar; Ivone Richter.

Sobre a relação entre arte e tecnologia, Diana Domingues (In: Pillar, 1999), artista e teórica sobre arte e tecnologia, comenta que a partir dos anos 50 do século XX, surgem produções artísticas cujo aparecimento somente é possível pela interpenetração de conhecimentos de artistas, técnicos e cientistas, como a imagem abaixo, da obra do artista:

  • A.

    Guto Lacaz.

  • B.

    Abraham Palatnik.

  • C.

    Alexander Calder.

  • D.

    Jean Tinguely.

  • E.

    Mestre Molina.

Abigail Housen (citada por Rossi, In: Pillar, 1999) afirma que o desenvolvimento estético continua durante toda a vida. Para isso acontecer, é preciso garantir

  • A.

    o aprendizado da contextualização, do registro e da exposição da arte em moldes museológicos.

  • B.

    o exercício e o pensamento abstrato sobre arte abstrata.

  • C.

    a curadoria educativa e o fazer artístico.

  • D.

    o diálogo e o contato constante com os artistas e suas obras originais.

  • E.

    a exposição à arte e a familiaridade com ela.

Nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, a recepção da obra acontece por meio de

  • A.

    contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade.

  • B.

    convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica.

  • C.

    fruição sinestésica e a construção da significação só é possível por meio da familiaridade com os códigos da linguagem.

  • D.

    mediação estética e a significação ocorre pela interação do público com perguntas sobre a materialidade da obra.

  • E.

    leitura do receptor e sua estética.

Paul Klee registra em suas anotações: No momento em que eu pretendia diluir com aguarrás uma base de asfalto já aquecida e que havia ficado grossa demais, ela se marmorizou, transformando-se em uma base bonita e singular para água-tinta. (citado por Salles, 2007).

O relato do artista sobre o percurso criador mostra o conceito de

  • A.

    efêmero.

  • B.

    erro.

  • C.

    caos.

  • D.

    experimentação.

  • E.

    acaso.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...