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O Barroco, estilo que sucedeu ao Renascimento, representou a quebra de uma série de regras tradicionais da composição clássica e, por isso, sofreu forte oposição quando surgiu. Artistas como Tintoretto e El Greco tiveram de enfrentar o preconceito advindo da visão conservadora de arte que predominava à época. No que concerne à arte barroca europeia, julgue os itens subsecutivos.
A diagonalidade é uma das marcas da pintura barroca.
_______________ é um tecido _______________ fabricado através de fios ______________________. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.
Seda / artificial / extraídos do casulo da larva de um inseto
Lycra / natural / elásticos
Linho / natural / extraídos da fibra do linho
Seda / natural / sintéticos
Linho / artificial / extraídos das lináceas
Para iniciar um trabalho em crochê é necessário _________________ para depois fazer _________________. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.
dar um nó corrediço / correntinhas
dar um ponto baixo / correntinhas
fazer correntinhas / um ponto baixo
dar um ponto alto / um nó corrediço
dar um ponto baixo / um ponto alto
Sobre bordado, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. São métodos de riscar desenhos no tecido...
( ) através de papel carbono.
( ) traçá-lo sobre o próprio tecido.
( ) alinhavar o desenho no tecido.
A sequência está correta em
V, V, F
V, F, F
V, F, V
V, V, V
F, V, F
A arte na contemporaneidade (e seu ensino) busca ser conectada à cultura e sua diversidade. Nesse sentido, para uma educação multicultural, é necessário criar ambientes de aprendizagem que promovam
a compreensão da cultura indígena e os padrões estéticos dos 225 povos originários que subsistem no Brasil.
o estudo do folclore brasileiro em conexão com o mito das três raças.
a alfabetização cultural nos diferentes códigos culturais.
a preservação das manifestações artísticas que são cada vez mais valorizadas nos centros urbanos.
o estudo geográfico dos cinco continentes e suas culturas com foco especialmente em sua história.
A partir dos anos 70 do século XX, surgem estudos sobre o processo de leitura de obras de arte, elucidando os aspectos que primeiro chamam atenção ao olhar do aluno e a maneira como se chega a uma compreensão contextualizada das obras. Tais investigações foram realizadas pelos pesquisadores
Michael Parsons; Fernando Hernandez; Maria Helena Martins.
Fernando Hernandez; Howard Gardner; Cildo Meireles.
Ana Mae Barbosa; Regina Machado; Abigail Housen.
Edmund Feldman; Abigail Housen; Michael Parsons.
Maria Helena Martins; Analice Dutra Pillar; Ivone Richter.
Sobre a relação entre arte e tecnologia, Diana Domingues (In: Pillar, 1999), artista e teórica sobre arte e tecnologia, comenta que a partir dos anos 50 do século XX, surgem produções artísticas cujo aparecimento somente é possível pela interpenetração de conhecimentos de artistas, técnicos e cientistas, como a imagem abaixo, da obra do artista:
Guto Lacaz.
Abraham Palatnik.
Alexander Calder.
Jean Tinguely.
Mestre Molina.
Abigail Housen (citada por Rossi, In: Pillar, 1999) afirma que o desenvolvimento estético continua durante toda a vida. Para isso acontecer, é preciso garantir
o aprendizado da contextualização, do registro e da exposição da arte em moldes museológicos.
o exercício e o pensamento abstrato sobre arte abstrata.
a curadoria educativa e o fazer artístico.
o diálogo e o contato constante com os artistas e suas obras originais.
a exposição à arte e a familiaridade com ela.
Nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, a recepção da obra acontece por meio de
contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade.
convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica.
fruição sinestésica e a construção da significação só é possível por meio da familiaridade com os códigos da linguagem.
mediação estética e a significação ocorre pela interação do público com perguntas sobre a materialidade da obra.
leitura do receptor e sua estética.
Paul Klee registra em suas anotações: No momento em que eu pretendia diluir com aguarrás uma base de asfalto já aquecida e que havia ficado grossa demais, ela se marmorizou, transformando-se em uma base bonita e singular para água-tinta. (citado por Salles, 2007).
O relato do artista sobre o percurso criador mostra o conceito de
efêmero.
erro.
caos.
experimentação.
acaso.
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