Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Recentemente, o titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, condenou um hotel e o Município de São Luís a procederem aos serviços de restauração da estátua da Mãe D’água Amazonense, localizada na Praça Dom Pedro II. A obra é de autoria do artista plástico maranhense Newton Sá, nascido em Colinas – MA, no ano de 1908.

A escultura Mãe D’água Amazonense

  • A. representa o movimento construtivista.
  • B. tem influência da antropofagia modernista.
  • C. compartilha das características das esculturas brasileiras contemporâneas.
  • D. representa o neoclassicismo maranhense.
  • E. tem formas que fazem referência ao barroco mineiro.

São atribuições pertinentes às funções técnicas que compõem o departamento de arte de uma produção audiovisual, EXCETO:

  • A. A partir da leitura da análise técnica, fazer o levantamento de figurinos e elementos cenográficos de uma obra audiovisual.
  • B. Conceber esteticamente o desenho de luz de cada cena.
  • C. Elaborar a paleta de cores referentes a cada locação.
  • D. Fazer testes com técnicas específicas para envelhecimento de figurinos e objetos de cena.
  • E. Ser responsável pelos diversos tipos de maquiagem dos personagens e figurantes.

A arte pré-histórica brasileira é um campo de pesquisa a ser explorado. Desde a década de 70 do século passado, têm sido realizados estudos de aprofundamento no que diz respeito à arte e aos registros de nossos antepassados. Na categorização dos vestígios da arte rupestre, como os mostrados na figura 2A2AAA, as representações são classificadas como

  • A. antropomorfas, geométricas e zoomorfas.
  • B. antropomorfas, botânicas e topológicas.
  • C. amorfas, geométricas e realistas.
  • D. abstratas, geográficas e naturalistas.
  • E. animistas, deístas, zoomorfas.

Em produções audiovisuais que requerem mais de um assistente de câmera, qual das atribuições abaixo é exclusiva do primeiro desses assistentes?

  • A. A responsabilidade pelo foco da câmera.
  • B. A manutenção e a limpeza das lentes.
  • C. A troca de negativos nos chassis, ao se trabalhar com película cinematográfica.
  • D. O backup dos arquivos digitais filmados pela câmera.
  • E. Nenhuma das alternativas.

Assinale a opção que apresenta os três importantes sítios arqueológicos no que diz respeito à arte rupestre brasileira, como a ilustrada na figura 2A2AAA.

  • A. Parque Nacional de Jericoacoara – CE, Parque Nacional de Sete Cidades – PI, Sítio Arqueológico São João Batista – RS
  • B. Parque Nacional Serra da Capivara – PI, Sítio Arqueológico Lapa Vermelha – MG, Sítio Arqueológico Pedra Pintada – RR
  • C. Parque Nacional das Araucárias – SC, Parque Nacional do Iguaçu – PR, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – MA
  • D. Parque Nacional da Chapada das Mesas – MA, Parque Estadual do Ibitipoca – MG, Sítio Arqueológico Pedra Pintada – RR
  • E. Parque Nacional das Emas – GO, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – MA, Parque Nacional Serra da Capivara – PI

Qual dos formulários abaixo, utilizados por uma equipe audiovisual nas etapas de préprodução e produção, prescinde da participação da equipe de direção em sua elaboração ou preenchimento?

  • A. Análise técnica
  • B. Roteiro técnico
  • C. Decupagem técnica
  • D. Ordem do dia
  • E. Boletim de continuidade

A arte contemporânea brasileira tem um espaço garantido na história da arte contemporânea mundial. Muito desse reconhecimento deve-se à conhecida Geração 80 e à icônica exposição Como vai você, Geração 80?, realizada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) / Parque Lage, Jardim Botânico – RJ, com curadoria de Marcus de Lontra Costa, Paulo Roberto Leal e Sandra Magger, e aberta em julho de 1984. Entre os artistas desse grupo, destacam-se

  • A. Alfredo Ceschiatti, Hélio Oiticica e Leda Catunda.
  • B. Beatriz Milhazes, Cildo Meireles, José Leonilson.
  • C. Aldemir Martins, Lygia Clark e Nuno Ramos.
  • D. Anita Malfatti, Cândido Portinari e Tomie Ohtake.
  • E. Daniel Senise, Djanira da Motta e Silva e Farnese de Andrade.

Indique o tipo de lente de câmera mais adequado para se obter o seguinte efeito: dois personagens conversando dentro de um apartamento, num segundo plano (ambos em foco), enquanto os objetos cênicos posicionados entre os personagens e a câmera irrompem como texturas coloridas, sob a forma de borrões totalmente desfocados. É fundamental que não se provoque grandes distorções da imagem.

  • A. Macro
  • B. Grande angular
  • C. Teleobjetiva
  • D. Olho de peixe
  • E. Zenital

A arte indígena brasileira compreende a produção artística realizada pelos povos nativos do Brasil, um grande contingente de grupos étnicos diferentes, que fazem parte de um grupo maior, os povos ameríndios. Apesar dessa diversidade, existem meios artísticos e utilitários comuns à maioria dos povos nativos do Brasil. Assinale a opção que apresenta três desses meios.

  • A. escrita, escultura, monotipia
  • B. artefatos bélicos, cerâmica, escrita
  • C. arte plumária, escrita, pintura corporal
  • D. artefatos bélicos, escultura, pintura realista
  • E. arte plumária, cerâmica, pintura corporal

Em relação à origem do Teatro no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A. O teatro brasileiro teve sua origem no século XVI, quando o Brasil passou a ser colônia de Portugal. Os Jesuítas vieram para catequizar os índios e trouxeram suas influências culturais, como a literatura e o teatro.
  • B. O teatro brasileiro teve sua origem no século XVI, quando os Jesuítas chegaram ao Brasil e, assim, desenvolveram práticas teatrais construídas a partir das referências indígenas.
  • C. O teatro brasileiro teve sua origem a partir da invasão holandesa no século XVII, época em que os holandeses trouxeram técnicas de interpretação e mímica.
  • D. A origem do teatro brasileiro se deu no século XVI, com a chegada dos negros e seus conhecimentos específicos sobre dança e movimento.
  • E. O teatro brasileiro se originou com a chegada dos espanhóis ao Brasil no século XIX.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...