Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um(a) compositor(a) erudito(a) brasileiro(a), do século XX, é considerado(a) principal responsável pela criação de uma linguagem musical de cunho peculiarmente brasileiro, por suas obras conterem nuances e tonalidades das culturas regionais brasileiras misturadas com elementos das canções indígenas e populares. Assinale a opção que apresenta o nome desse(a) compositor(a) e o movimento artístico ou ao gênero musical ao qual se filia.

  • A. Jos¨¦ Maur¨ªcio Nunes Garcia ¨D Classicismo
  • B. Heitor Villa-Lobos ¨D Nacionalismo
  • C. Chiquinha Gonzaga ¨D Samba
  • D. Carlos Gomes ¨D Romantismo
  • E. Chiquinha Gonzaga ¨D Choro

Rudolf Laban, criador da dança moderna na Alemanha, desenvolveu um sistema de criação e notação do movimento que revolucionou o pensamento da dança até os dias atuais. Esse sistema foi construído buscando uma dança

  • A. criada a partir de obras de esculturas gregas.
  • B. extremamente feita de códigos e passos.
  • C. ilustrada por uma narrativa literária.
  • D. livre de códigos pré-estabelecidos.
  • E. criada a partir da música.

O folclore maranhense é marcado por uma grande pluralidade de danças e festividades. O Bumba Meu Boi, em seus variados sotaques, é considerado a típica dança maranhense, em decorrência de sua popularidade. O Bumba Meu Boi

  • A. é uma dança com ritmo musical marcado pela batida das mãos e pés dos dançarinos.
  • B. é uma dança em forma de desafio, praticada apenas por homens.
  • C. é uma mistura entre dança e encenação em torno da lenda da morte e ressureição do boi.
  • D. é uma mistura entre dança e encenação em torno da lenda de um jovem guerreiro que sozinho defendeu sua tribo de uma tribo rival.
  • E. é uma dança de roda de origem indígena e uma das principais fontes rítmicas da lambada.

Dadas as características do Teatro Realista e Naturalista,

I. Os personagens são pessoas comuns, e, portanto, não idealizados. Os temas mais recorrentes são ligados ao cotidiano, fraquezas humanas e também aos problemas de ordem social. A linguagem utilizada nos textos de dramaturgia da época é simples, coloquial e objetiva.

II. Enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Teve como objetivo a produção de uma arte que estava sendo destruída pelo racionalismo. Combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente.

III. Retratação da sociedade de uma forma bem objetiva. Abordagem da existência humana de forma materialista.

O homem é encarado como produto biológico. verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, II e III.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II, apenas.
  • E. I, apenas.

O bumba meu boi do Maranhão, reconhecido como patrimônio cultural do Brasil, possui determinadas características regionais, denominadas de sotaques, que se constituem de ritmos, instrumentos, indumentárias e danças próprios. Entre esses sotaques, são reconhecidos aqueles relativos a

  • A. matraca, zabumba, orquestra, costa de mão e baixada.
  • B. matraca, cazumba, orquestra, Cururupu e Pindaré.
  • C. ilha, cazumba, orquestra, boi de mamão e Pindaré.
  • D. zabumba, Pindaré, Cururupu, pandeiro e ilha.
  • E. ilha, Guimarães, orquestra, boi de mamão e Pindaré.

Dadas as afirmativas quanto ao gênero cênico Teatro de Rua,

I. É uma modalidade teatral em que os atores utilizam seu corpo e sua voz a serviço da construção estética no espaço aberto, sobretudo nas cidades.

II. A improvisação nesse gênero cênico existe tanto como elemento estético, ou seja, utilizado como característica da própria apresentação, quanto como elemento técnico de construção técnica dos atores, dos personagens, do texto, da própria cena.

III. O trabalho do ator no Teatro de Rua necessita do exagero, tanto na construção física dos seus personagens como na voz.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. II, apenas.

O sotaque de bumba meu boi de que trata o texto apresentado e que também é reconhecido pelo pandeiro e pelo modo de tocá-lo é o

  • A. zabumba ou bumba meu boi de Guimarães.
  • B. bumba meu boi de Pindaré.
  • C. bumba meu boi da ilha ou matraca.
  • D. bumba meu boi de Cururupu.
  • E. bumba meu boi de orquestra.

No teatro grego, os escritores trágicos recorriam aos mitos como estímulo para o processo de criação, e os espectadores, que conheciam esses mitos, apreciavam as apresentações por meio da adaptação realizada pelo viés artístico. Sobre essa perspectiva, é correto afirmar:

  • A. o mito sobre Antígona debate questões individuais.
  • B. o conflito da peça Antígona não reflete a atualidade.
  • C. a protagonista Antígona aceita a lei imposta por Creonte.
  • D. os escritores trágicos reconhecidos são Ésquilo, Sófocles e Téspis.
  • E. a tragédia Antígona expõe o conflito entre o direito divino e o humano.

A seguir, estão apresentados padrões de escrita de sons que representam duas matracas diferentes sendo tocadas. Nas linhas referentes às matracas 1 e 2, cada X representa um pulso acentuado e cada ponto (.), uma pausa.

Com base nessas informações, é correto afirmar que o ritmo do som emitido pelas matracas 1 e 2 é de

  • A. 6 contra 5.
  • B. 4 contra 3.
  • C. 8 contra 7.
  • D. 3 contra 2.
  • E. 7 contra 6.

Durante três séculos, a Commedia dell’arte fascinou o público se destacando por apresentar um teatro que requeria um grande desempenho dos atores tanto na parte prática quanto em conhecimento. Sobre suas características, assinale a alternativa correta.

  • A. As máscaras utilizadas eram Pantaleão – velho avarento apaixonado pelas jovens; Doutor – médico ou advogado; Arlequim – uma figura desconhecida; Capitão – militar fanfarrão, entre outros.
  • B. Na apresentação, os atores seguiam os canevas que continham apenas os fatos principais; oportunizavam, assim, a criação, por meio de improvisação.
  • C. Cada personagem apresentava traços de caráter e de comportamento de forma contrária às máscaras que usavam.
  • D. As companhias de Commedia dell‘arte começaram a se formar na França.
  • E. A herança da Commedia dell’arte não reflete na atualidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...