Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O emprego simultâneo de duas ou mais estruturas rítmicas diferentes é denominado

  • A. polirritmia.
  • B. polissomia.
  • C. polissemia.
  • D. politomia.
  • E. politonalidade.

A improvisação teatral é um procedimento que favorece o desenvolvimento do psicofísico dos alunos, assim como potencializa a criação das cenas no processo de criação de uma montagem teatral. O processo de ensino aprendizagem por meio da improvisação é uma metodologia que poderá ser realizada de várias formas. Nesse contexto, dadas as afirmativas,

I. Há várias propostas de jogos de improvisação, mas, no Brasil, existem somente os jogos do teatro oprimido.

II. Na contemporaneidade, muitos grupos de teatro utilizam a improvisação no momento da apresentação, ou seja, trabalham com o espetáculo em processo, construído juntamente com os espectadores.

III. A improvisação utiliza o coringa, que é a denominação do jogador que realiza a mediação com o público, técnica do teatro fórum, caracterizada por não discutir assuntos sociais.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. II, apenas.

O balé moderno de Jean Cocteau, Parade, tem como tema a festa popular parisiense, música de Éric Satie (da qual fazem parte sons de máquinas de escrever, sirene, garrafas de leite, pistola, piano), direção de Serge Diaghilev, coreografia de Léonide Massine e figurinos do pintor cubista Pablo Picasso. A obra, do ano de 1917, insere-se no contexto da expansão da sociedade de massa e no interesse crescente dos artistas pelos temas populares ou, ainda, por sua difusão nos espaços da elite.

Entrar em contato com uma obra como essa e seu contexto possibilita ao professor desenvolver nos estudantes as seguintes habilidades e competências:

  • A. criticar a divisão de classes no contexto artístico.
  • B. compreender a falta de rigor e os critérios artísticos do início do século XX.
  • C. compreender os aspectos de inovação e articulação de múltiplas linguagens.
  • D. criticar sujeitos sociais e sua produção equivocada.
  • E. valorizar a racionalidade como critério artístico.

Sobre o Teatro Contemporâneo, assinale a alternativa correta.

  • A. O espectador não é encarregado de organizar impressões e conferir alguma coerência à obra.
  • B. Há uma reafirmação da quarta parede no processo de encenação cênica.
  • C. A tendência é trabalhar a encenação interativa e a produção de textos coletivos.
  • D. O Espaço/Tempo da ação cênica é uniforme.
  • E. A encenação contemporânea torna-se una.

O objetivo do Movimento Armorial era valorizar a cultura popular do Nordeste, buscando construir uma arte erudita a partir das raízes populares da cultura do país. O movimento tinha interesse por diversas linguagens artísticas, como a música, a pintura, a literatura, a dança, o teatro, o cinema e a arquitetura. Um dos membros fundadores desse movimento, surgido em 1970, em Pernambuco, foi

  • A. Antonio Nobrega.
  • B. Antonio Madureira.
  • C. Ariano Suassuna.
  • D. Catulo da Paixão Cearense.
  • E. Gilvan Samico.

Berthold Brecht interroga-se sobre a função do texto dentro do conjunto da realização cênica, sobre as possibilidades que ele oferece de representar diversos significados, tratando das várias possibilidades e interpretações do texto, além de intervir no mesmo, concomitantemente, com inserções de novos elementos cênicos ou gráficos como músicas (os songs), tabuletas, projeções, inscrições, diagramas etc. (ROUBINE, p.76). Esses elementos e termos formam a teoria do “Distanciamento” criada por Brecht, que consiste

  • A. em deixar claro para os espectadores que o espetáculo não é uma imitação do real, mas uma simulação de um objeto fictício, alterando os diálogos, mixando comentários e situações nos personagens, criticando-os, ao mesmo tempo em que os expõem em seus dramas.
  • B. na representação fiel da realidade fazendo com que o espectador se emocione com toda a beleza proporcionada pela estética do espetáculo.
  • C. em fazer os espectadores se emocionarem ao ponto de não pensar e refletir sobre as questões postas em cena.
  • D. em deixar os espectadores emocionados com a interpretação exageradamente dramática dos atores.
  • E. na imitação do real sem crítica e sem abordagem reflexiva.

As imagens apresentadas referem-se a qual conceito do Sistema Laban criado por Rudolf Von Laban?

  • A. Movimento uniforme.
  • B. Percepção física.
  • C. Biopolítica.
  • D. Cinesfera.
  • E. Rizoma.

A Dança-Teatro de Pina Bausch é um marco decisivo no mundo da dança contemporânea. Seus trabalhos organizaram um jeito diferenciado de perceber a dança, o dançarino e o mundo. Os conceitos que fundamentam a poética de trabalho dessa coreógrafa alemã são:

  • A. direcionamento ósseo e oposições.
  • B. repetição e fragmentação.
  • C. progressão e projeção.
  • D. apoios e resistência.
  • E. níveis e planos.

A forma artística que melhor traduziu a rejeição do dadaísmo pelo pensamento racionalista foi:

  • A. A pintura
  • B. A colagem
  • C. A fotografia
  • D. A instalação
  • E. A videoarte

Os personagens deste gênero estão divididos em três categorias: os Zanni são os personagens de classe social mais baixa; os Vecchi, que representam os de classe social mais abastada, e os Innamorati, os amantes, que querem se casar. Essas categorias de personagens pertencem ao gênero teatral

  • A. do Teatro Naturalista.
  • B. da Comédia Dellárt.
  • C. do Teatro Realista.
  • D. do Teatro Nô.
  • E. da Tragédia.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...