Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sabemos que a cor não tem existência material. Cor é apenas uma sensação produzida pela ação da luz sobre o órgão da visão. Diante disso, leia as afirmativas abaixo:

I) A cor-luz é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca.

II) A cor pigmento é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.

III) Chamamos de cor-luz as substâncias corantes que fazem parte do grupo de cores químicas.

IV) Existem vocábulos em vários idiomas para diferenciar a sensação cor da característica luminosa (Estímulo). Em inglês, a sensação é colour vision e o estímulo, Hue. Em português o melhor termo para caracterizar o estímulo é Matiz.

V) As faixas coloridas que compõem o espectro solar, quando tomadas isoladamente, uma a uma, denominam-se luzes policromáticas.

Assinale a sequência que contém apenas as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, III, IV
  • B. II, III, IV
  • C. III, IV, V
  • D. I, IV, V
  • E. I, II, V

A arte indígena brasileira, de acordo com o historiador e crítico de arte Walter Zanine, por apresentar uma enorme variedade de características estéticas baseadas em múltiplas técnicas e centradas em diferentes interesses, integra um complexo grupo de pesquisa artística que não se esgota em seu acervo. Ao analisar as famosas peças de Licocós, produzidas pelos índios Karajás, Zanine observa que as mesmas passaram por transformações ao longo do processo evolutivo e civilizatório do índio brasileiro. Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que:

  • A. A formação dos Licocós, figura antropomórfica indígena, apresenta uma desproporção na distribuição da massa de argila, salientada na cabeça e no tronco, aspectos que os diferenciam da Vênus esteatopígia do paleolítico europeu e constituem inovação escultural indígena.
  • B. A formação dos Licocós, figura antropomórfica indígena, apresenta uma desproporção na distribuição da massa de argila, salientada na cabeça e no tronco, aspectos que os diferenciam da Vênus esteatopígia do paleolítico europeu e constituem inovação escultural indígena.
  • C. Nas representações figurativas modernas dos Licocós, o barro dá vida a ações diárias dos índios em cenas de dança cerimonial, episódios de caça e pesca e jogos amorosos com múltiplas figuras, que, de forma fantasiosa, podem aparecer com partes do corpo duplicadas, ou misturadas com partes de animais.
  • D. Nas representações figurativas modernas dos Licocós, o barro dá vida a ações diárias dos índios em cenas de dança cerimonial, episódios de caça e pesca e jogos amorosos com múltiplas figuras, que, de forma fantasiosa, podem aparecer com partes do corpo duplicadas, ou misturadas com partes de animais.
  • E. Para atender ao novo mercado, em razão da mudança repentina do grupo de apreciadores e de consumidores, as oleiras karajás passaram a aderir à inovação técnica de introdução de fibras de celulose misturadas a argila, possibilitando um novo estilo de modelagem reconhecidamente originário do antigo, mas claramente contrastante.

Sobre a ação física como elemento estruturante do fenômeno teatral, assinale a alternativa correta.

  • A. Stanislávski é um dos primeiros artistas cênicos a sistematizar um treinamento para o trabalho do ator na formulação das ações físicas.
  • B. As ações físicas atualmente não são compreendidas como um procedimento de criação.
  • C. O ator criador utiliza apenas da voz para expressar seus sentimentos.
  • D. As ações físicas podem ser executadas sem treinamento.
  • E. O texto dramático dispensa a ação física dos atores.

A partir de um levantamento de classificação e nomenclatura das cores, estão corretas todas as afirmativas abaixo, EXCETO.

  • A. Cor geratriz ou primária: é cada uma das 3 cores indecomponíveis, que, misturadas em proporções variáveis, produzem todas as cores do espectro.
  • B. Cor dióptrica: é a cor reduzida pela dispersão da luz sobre os vários corpos refratores – prisma, lâminas delgadas (bolhas de sabão, manchas de óleo sobre à água) etc.
  • C. Cor cambiante: é a cor que destoa do conjunto.
  • D. Colorido: diz-se da distribuição das cores na natureza. Efeito da aplicação da cor pigmento (ou cor tinta) sobre uma superfície.
  • E. Cor irisada: é a que apresenta fulgurações analógicas às cores espectrais, comuns nas asas de borboletas e nas refrações de um modo geral.

Com relação à pintura indígena, gênero elaborado que se aplica a várias superfícies, mas cuja preferência é o corpo humano, que constitui de fato a tela onde os índios mais pintam, o pesquisador Walter Zanine destaca a produção de pigmentos distintos, o uso da geometrização na produção dos desenhos e a autoria. Analise as alternativas abaixo:

I) Os pigmentos, cultivados ou nativos, utilizados nas pinturas corporais indígenas, são manipulados de forma complexa para alcançar maior durabilidade. Isso pode ser visto na produção do vermelho vívido, extraído da tintura das sementes maduras e frescas do urucum, usadas habitualmente com uma base de óleo vegetal que realça o brilho, garante a durabilidade e facilita sua aplicação.

II) Para alcançar o tom preto esverdeado, característico da pintura indígena, utiliza-se o sumo do fruto verdoso do jenipapo, colhido no ponto de semi-maturação, aplicado ao vivo sobre a pele. Na busca de garantir uma cor mais forte, observa-se a utilização de fuligem na produção da tinta.

III) Os desenhos corporais de padrão abstrato, conhecidos mundialmente e que imprimem a marca étnica da tribo dos Kadiwéu, localizada na região do Mato Grosso do Sul, caracteriza-se como uma arte feminina, realizada pelas mulheres da tribo. Porém, constata-se que, no passado, alguns homens conseguiam uma mestria na produção dos traços. Esses eram identificados como os kudinas, homens que assumiam a condição de mulheres, vestindo-se, sentando-se e casando com homens da tribo, e até concorrendo mensalmente à reclusão das menstruadas, para participar das ações sociais destinadas às mulheres da aldeia.

IV) Ao observar que alguns produtos utilizados na produção de pigmentos impregnavam tão fortemente as células da epiderme, permanecendo indeléveis por semanas, algumas tribos brasileiras adotaram o uso da tatuagem. Assemelhando-se às tribos africanas e do pacífico, as tatuagens indígenas brasileiras adotam desenhos de tramas elaboradas, a exemplo dos Karajás, que levam no zigoma a pintura corporal tatuada, identificada como sua marca de gente, elemento inconfundível e identificador da tribo.

V) A tribo dos Timbira, para facilitar o processo de pintura corporal com maestria, aprimorou sua técnica na utilização de instrumentos de referência, como os carimbos de placas fixa ou de rolo, com os quais lavram primorosamente a linha sobre o corpo.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A. Somente as afirmativas II, III, IV e V são corretas
  • B. Somente a afirmativas I, II, e V são corretas
  • C. Somente as afirmativas III, IV e V são corretas
  • D. Somente as afirmativas I, II, III e V são corretas
  • E. Somente as afirmativas I, III e IV são corretas

O Teatro Brasileiro percorreu um trajeto correlato à história brasileira e se propôs a discutir as inquietudes da sociedade do ponto de vista dos colonizadores como dos colonizados. Nesse sentido, os dramaturgos se pautaram nos modelos europeus, assim como, paulatinamente, na vida brasileira, com o objetivo de criação de uma identidade nacional. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.

  • A. Martins Pena destacou-se por escrever tragédias.
  • B. O grupo Galpão é uma companhia que desconsidera a pesquisa em suas montagens.
  • C. Augusto Boal criou o teatro do oprimido; no entanto, seu método não é mais desenvolvido no Brasil.
  • D. A obra de José de Anchieta baseava-se nos autos de Gil Vicente que tratavam somente de temas profanos.
  • E. O teatro de Arena preocupou-se em criar uma dramaturgia de cunho nacional, opondo-se ao Teatro Brasileiro de Comédia.

As grandes indústrias de corantes e de iluminação produziram cada vez mais possibilidades cromáticas. Todas as afirmativas relacionadas abaixo estão corretas, EXCETO:

  • A. As mensagens de todos os tipos, sempre mais coloridas, inauguram uma era cultural em que a luz alucinante e psicodélica das grandes metrópoles contribui para a poluição visual.
  • B. A complementar do vermelho, em cor-luz, é o ciano e, em cor-pigmento, o verde.
  • C. O vermelho foi a cor de Dionísio para os pagãos e a do amor divino para os cristãos.
  • D. Na experiência química, o azul surge do escurecimento progressivo do branco.
  • E. Em cor-pigmento, o amarelo exige como complementar o violeta.

O historiador Walter Zanine, ao analisar o período de transição nas artes plásticas brasileiras, entre o academismo e as ideias liberais do modernismo, identificou na produção do desenho de caricatura um importante papel de irreverência. Sobre esse assunto, analise as sentenças abaixo:

I) A liberdade de improvisação e a constante aculturação europeia sofrida nas artes plásticas brasileiras proporcionaram uma mudança no traço convencional do desenho de caricatura, aproximando-o da regularidade e da simetria na estilização das formas.

II) A arte da caricatura foi aprimorada nas primeiras décadas do séc. XX, alcançando maior requinte. De silhuetas curvas e suaves, o desenho trouxe a marca do dinamismo, registrando de forma elegante o período de transição da arte.

III) A tipologia feminina se expande na moda, nas revistas ilustradas e atinge o desenho, como expressão da belle époque brasileira. A caricatura acompanha essa expansão, sendo destaque a figura feminina da Melindrosa. Com desenho de traço estilizado, esta apresenta forte influência das soluções formais inspiradas em Gustav Klimt.

IV) A tradição da caricatura oitocentista no Brasil é marcada pela contribuição de Ângelo Agostini. Sua produção, considerada polêmica e imprópria aos olhos do segundo reinado, foi carregada de crítica e belos achados de humor. Apresentando forte apelo político, as imagens exibiam ideias antiescravistas e republicanas, que eram constantemente perseguidas pelo governo imperial.

V) Situada em um terreno pouco abordado pela pintura acadêmica, nas duas primeiras décadas do século XX, a caricatura brasileira ganhou liberdade e se afastou de temas políticos, passando à predominância da representação de costumes, quase sempre retratando o tipo carioca, em periódicos como “O tico-tico”, “A careta”, “Fon-fon” e a “Revista da semana”, que contribuíram para manter viva essa arte.

Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças INCORRETAS.

  • A. Somente as sentenças II, III, IV e V
  • B. Somente as sentenças I, II, e IV
  • C. Somente as sentenças III, IV e V
  • D. Somente as sentenças I, III e IV
  • E. Somente as sentenças I, II, III e V

O jogo teatral é uma metodologia utilizada no ensino e aprendizagem do teatro. Sobre essa temática, é correto afirmar:

  • A. o jogo teatral não precisa necessariamente ter um momento de avaliação realizado pelo professor conjuntamente com os alunos.
  • B. para os alunos se envolverem no jogo teatral, é imprescindível a criação de um ambiente favorável.
  • C. no momento do jogo teatral, o professor responsável poderá ausentar-se da sala de aula.
  • D. segundo Viola Spolin, é inviável a criação de uma encenação por meio do jogo teatral.
  • E. o jogo teatral não consegue desenvolver a espontaneidade dos alunos.

Para o estudo da cor, a parte da psicologia que mais interessa é a experimental. Diante disso, marque a alternativa INCORRETA.

  • A. Em toda sua história, a comunicação sempre se valeu de símbolos. Os sinais (sonoros, visuais ou gestuais) gerados de memorização das formas terminavam por constituir códigos.
  • B. O princípio fundamental comum a todas as correntes psicológicas gestaltistas é o reconhecimento do valor científico, explicativo e heurístico da aplicação das noções de estrutura, forma ou totalidade, ao estudo dos fenômenos psicológicos.
  • C. A corrente gestaltista é a que exerce maior atração aos comunicadores atuais que utilizam a forma e a cor como modo de expressão.
  • D. Para representar ideias, situações e objetos cada vez mais complexos, os comunicadores, procurando aperfeiçoar seus códigos, criaram símbolos tão desenvolvidos que chegaram a rivalizar com a fotografia e com a descrição analítica.
  • E. Antigamente, os símbolos empresariais na sua maioria abstratos, dialogavam muito mais com a Gestalt, demonstrando a força dessa corrente.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...