Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na história da arte brasileira, dois artistas que, muito significativamente, operaram com a inserção do corpo inteiro do receptor na construção de suas obras são
Regina Silveira e Tunga.
Lygia Clark e Hélio Oiticica.
Iole de Freitas e Nuno Ramos.
Carmela Gross e Cildo Meireles.
Tarsila do Amaral e Amilcar de Castro.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
Em projeto arquitetônico, para calcular escadas, usamos a fórmula de Blondell, onde 2e + p = X, onde p é a largura do piso e e, a altura do espelho.
A resultante desta fórmula varia entre:
59-60 cm.
61-62 cm.
63-64 cm.
64-65 cm.
65-66 cm.
Considerando as informações acima, julgue os itens seguintes.
interdisciplinaridade no ensino da arte pode ocorrer tanto na interconexão das diversas manifestações artísticas, quanto na relação da arte com outras áreas do conhecimento.
Na pré-história, os artistas desenhavam, pintavam e esculpiam, além de figuras humanas, imagens de animais como bisão, urso, veado, rena, mamute e outras criaturas selvagens. Posteriormente, o homem desenvolveu a técnica da tecelagem, da cerâmica e da construção das primeiras moradias e, quando descobriu como produzir o fogo, passou a trabalhar com metais, criando sofisticadas esculturas. Acerca das manifestações artísticas desse período da história, julgue os itens de 76 a 79.
Nesse período, os artistas utilizavam os dedos e tipos rudimentares de pincéis para produzirem as pinturas rupestres, sendo as tintas preparadas com a mistura de terra, carvão, sangue e gordura de animais.
O projeto de criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional − Iphan −, em 1937, envolveu a intelectualidade modernista e teve como base um anteprojeto elaborado por
Mário de Andrade.
Tarsila do Amaral.
Oswald de Andrade.
Menotti del Picchia.
Graça Aranha.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
Calcule o volume de concreto necessário para preencher 5 colunas com raio de 35 cm e altura de 3,50 m cada.
6,73 m³
12.67 m³
19,24 m³
38,48 m³
60,45 m³
Considerando as informações acima, julgue os itens seguintes.
No conhecimento dos conteúdos artísticos, aspectos como a estrutura, os elementos formais, a temática e o contexto histórico e social das obras de arte não são considerados critérios essenciais para o ensino da arte na escola.
Na pré-história, os artistas desenhavam, pintavam e esculpiam, além de figuras humanas, imagens de animais como bisão, urso, veado, rena, mamute e outras criaturas selvagens. Posteriormente, o homem desenvolveu a técnica da tecelagem, da cerâmica e da construção das primeiras moradias e, quando descobriu como produzir o fogo, passou a trabalhar com metais, criando sofisticadas esculturas. Acerca das manifestações artísticas desse período da história, julgue os itens de 76 a 79.
De acordo com uma das teorias acerca das pinturas rupestres, o homem pré-histórico atribuía a essa arte um sentido mágico, crendo que ela lhe garantia certo domínio sobre o mundo, no sentido de assegurar-lhe a sobrevivência e a continuidade da espécie.
Observe a reprodução da obra Lavadeiras, de Candido Portinari, e leia o comentário de Fayga Ostrower (2004) sobre a obra.
Com base na imagem e no comentário, está correto afirmar que
a forma e o conteúdo são independentes.
o invisível do conteúdo só se torna visível pela forma.
o conteúdo e a forma são visíveis exclusivamente na pintura.
o conteúdo como mensagem do artista é independente da forma.
a forma é a expressividade de um conteúdo como mensagem.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
Assinale a alternativa que indica o nome do componente da estrutura de telhado de uma edificação no qual são fixadas ou aparafusadas as telhas de fibrocimento.
asnas
terças
caibros
cumeeira
pendural
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...