Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da perspectiva isométrica, assinale a opção correta.

  • A.

    Na perspectiva isométrica, o observador encontra-se a distância finita do objeto e as linhas projetantes convergem para um único ponto.

  • B.

    A perspectiva isométrica não é indicada para o desenho técnico devido à distorção apresentada pela redução gradual da forma, o que impossibilita tomada de medidas.

  • C.

    Na perspectiva isométrica, os eixos isométricos formam um ângulo de 120º entre si.

  • D.

    A perspectiva isométrica, assim como a dimétrica e a trimétrica, é um tipo de perspectiva cônica ou exata.

Assinale a opção que indica a projeção ortogonal correta, no 1.º diedro, para o modelo acima desenhado em perspectiva.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Assinale a opção que indica a projeção ortogonal correta, no 1.º diedro, para o modelo acima, desenhado em perspectiva.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Assinale a opção que apresenta a perspectiva correta para as projeções ortogonais no 1.º diedro apresentadas acima.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Assinale a opção que apresenta a perspectiva correta para as projeções ortogonais no 1.º diedro apresentadas acima.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Observe a reprodução.

Em uma aula de História da Arte, o professor fazia projeções de algumas pinturas renascentistas. Em determinado momento, foi projetada a tela, Ecce homo, de Ticiano, reproduzida acima. Imediatamente, uma aluna não se conteve e exclamou: - "Que beleza!". Ao terminar a aula, o professor lhe perguntou sobre o que a motivou a encontrar beleza em uma representação de sofrimento e humilhação, ao que ela respondeu: - "Ah, depois é que vi que era isso".

Dessa situação, deduz-se que a aluna fora tocada pelo poder da(o)

  • A.

    expressão da forma com que o artista conferiu, instintiva ou intuitivamente, às linhas e às cores um ritmo intrínseco, e não a simples destreza ou correção de desenhar.

  • B.

    magia da plasticidade da obra, que nada mais é do que o conteúdo dotado de um naturalismo onde se inserem os elementos históricos e sociais de um fato notório.

  • C.

    vivacidade da composição, na qual os elementos pisicológicos são amenizados pelo impacto das modulações tonais, implícitas tanto na forma quanto no conteúdo de qualquer obra de arte.

  • D.

    realismo da ilustração que, pelo alto grau de complexidade de alguns elementos anedóticos, amenizou o sentimento de repulsa pelo sofrimento da figura do Cristo.

  • E.

    contexto do conteúdo da obra, que representa exatamente a descrição do Cristo flagelado e sofrido, pois pressupõe-se que o desenho e as cores são bastante realistas.

Observe a reprodução.

A imagem acima é uma típica pintura barroca, representativa de um estilo artístico descrito resumidamente como aquele que se

  • A.

    caracterizou pela aplicação de leis matemáticas e princípios geométricos na composição, resultante da observação direta da natureza e pela representação do espaço e do volume.

  • B.

    deixou influenciar por sobrecarregada expressão de sentimentos religiosos que deformaram as imagens visuais, desconhecendo a perspectiva, mas se distinguindo pela vivacidade do colorido.

  • C.

    notabilizou pelo dinamismo e movimentação das formas, pelos intensos efeitos expressivos, ora dramáticos e patéticos, ora suntuosos, grandiloquentes e cenográficos.

  • D.

    fundamentou, primordialmente, na habilidade técnica do artista ao desenhar e colorir com brilhantismo e virtuosismo técnico, mas sem o poder de comunicar emoções, pois buscava idealizar a natureza, o homem e a vida.

  • E.

    afirmou por ser um estilo eclético, no qual a linha ou o desenho predominava sobre a cor, significando a primazia das faculdades intelectuais sobre as emocionais, da razão sobre o sentimento.

Na história da Arte, os movimentos artísticos se sucedem, espelhando os contextos sociais nos quais se inserem. O Futurismo, movimento artístico do início do século XX, teve como marco inicial um manifesto assinado pelo escritor italiano Marinetti e, posteriormente, ratificado por outros artistas. O Futurismo tinha como principal concepção estética a

  • A.

    postura iconoclasta de louvar o passado como único meio possível de se alcançar um futuro esteticamente pós-moderno e condizente com o novo século que se iniciava.

  • B.

    ânsia de expressar o realismo visual da vertiginosa vida moderna para reafirmar a sensação de imobilidade dinâmica nas artes plásticas.

  • C.

    definição da semelhança física e das intenções psicológicas do realismo figurativo, através das linhas de força e do abstracionismo universal.

  • D.

    exaltação da velocidade e da força como meio de negar o passado e glorificar o porvir, em uma transformação incessante e indefinida.

  • E.

    complementação do cubismo, unindo a explosão visual do objeto ao sentido sinético da forma em velocidade.

Sobre a forma estilística denominada Rococó, considere as afirmações a seguir.

I - Sua denominação é proveniente da corruptela da palavra francesa rocaille, concha, um dos seus constantes e característicos elementos decorativos.

II - Notabilizou-se pelo movimento das formas, através de contrastes de sombra e luz, ora dramático, ora patético, ora suntuoso e cenográfico.

III - Evoluiu da arte barroca.

IV - Expressava os sentimentos aristocráticos de galanteria, fantasia decorativa e requintado erotismo.

V - Foi inspirada na antiguidade grega cuja regularidade das formas serviu de caminho para o desenvolvimento da arte romântica.

Estão corretas APENAS as afirmações

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

Considerando o texto apresentado acima, julgue os itens a seguir.

As ações educativas passam, em primeiro lugar, pelo ensino da importância de arte em museus, que são equipamentos culturais, e, em segundo lugar, pela descoberta de que arte é conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...