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A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933, na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. Nessa perspectiva, a Bauhaus
priorizou o ensino da arte concreta aplicada, que fundiria o processo artesanal com o conceito de concretismo, movimento artístico do início dos anos de 1920.
enfatizou o trabalho manual nas oficinas com a finalidade de familiarizar o aluno com materiais e processos de fabricação, por meio de uma experiência concreta, rompendo com a "contatofobia".
preteriu o artesanato em função de novos materiais usados no processo industrial, inovando o design mediante incentivo na formação de professores, artistas e técnicos.
determinou que os integrantes da escola deveriam se ocupar menos em aprender desenho técnico, matemática e física e se dedicar mais ao desenho artístico, à prática artesanal e à pesquisa de novas formas e materiais.
estabeleceu o conteúdo básico do curso, que consistia em projetos estético-formais, excluindo deliberadamente a primazia do treinamento da sensibilidade na exploração das leis geradoras da forma.
Os instrumentos artísticos vão desde o lápis ao computador, passando por uma infinidade de objetos que estão vocacionados para riscar, pintar, cortar, soldar, de acordo com os materiais e suportes a trabalhar. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Os materiais associados às artes visuais são variadíssimos e vão desde os ligados ao domínio bidimensional do desenho e pintura, como riscadores, tintas, solventes etc., aos ligados às técnicas de impressão como chapas, linóleos, madeiras e suportes variados ― papéis, telas, acrílicos, vidros e outros, assim como os associados ao domínio tridimensional ― barro, gesso, metais, madeira, etc.
No séc. XX a noção de instrumento, material e suporte artístico alargou-se enormemente com a alteração e a integração de novos conceitos na arte. Mesmo assim, o corpo humano não pode ser considerado "material" e "suporte", como na "body Art".
Objetos já existentes, que foram tirados do seu contexto habitual e integrados no domínio artístico, como os "ready made" dos grupos Dada e Surrealista, não podem ser exemplos de novas e revolucionárias acepções dos termos suporte e material.
Em "instalações", "happenings" e performances", atuações e intervenções artísticas, o uso de materiais e suportes obedece a uma regra única: não estão condicionados pelo caráter original da ideia expressiva.
Os materiais "clássicos", cerâmica, madeira, metal, vidro, etc. foram usados durante séculos sem grandes alterações na sua composição. No nosso século seu uso continua inalterado.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 79 a 83, no que concerne à cultura do Rio Grande do Sul.
As literaturas de fronteira, visualizadas como conjuntos supranacionais, possibilitam a integração cultural do Rio Grande do Sul com os países fronteiros ao estado.
A cultura visual tem sido defendida como uma possível metodologia de ensino de artes nas escolas por desenvolver
Em uma abordagem formalista, pode-se descrever as poltronas da designer brasileira Júlia Krantz, enfatizando-se
De acordo com Pimentel (In: BARBOSA, 2002, p.114-115), a arte, em todos os tempos, sempre recorreu as inovações tecnológicas para seus propósitos, até mesmo porque necessita do que está disponível, para que algo seja criado. A autora argumenta que a escola se apropria das tecnologias desenvolvidas com o mesmo enfoque tradicional de supremacia do texto em detrimento ao estudo da imagem.
Seguindo a argumentação da autora, o uso da tecnologia (informática e computação) na escola não tem favorecido o ensino de artes visuais, porque
Na arte/educação contemporânea, estimula-se a utilização das redes de comunicação e o uso de softwares gráficos para
As recentes metodologias para o ensino de artes investem na proposição de projetos com narrativas individuais e/ou coletivas. Pode-se justificar esse investimento pelo fato de as narrativas
Na atualidade é urgente a atenção às questões ambientais em todas as áreas do currículo. Na estreita ligação entre as artes visuais e o meio ambiente, pode-se destacar
Dois projetistas de valores conversavam sobre a importância da Semana de Arte Moderna de 1922 para o desenvolvimento das artes no Brasil. Um dos profissionais afirmou que aquela semana foi um marco para a modernidade da pintura no país, pois rompeu com a tradição acadêmica e estimulou artistas tímidos e hesitantes. Foi um verdadeiro festival dadaísta que chocou o conservadorismo burguês. O outro projetista aquiesceu, complementando enfaticamente que, naquele acontecimento cultural, os seus idealizadores, na verdade, pretendiam
desprezar a arte europeia, principalmente as tendências que consideravam anacrônicas, como o cezanismo e o cubismo.
criar formas que pudessem ser consideradas brasileiras, em um surto de nacionalismo, resultado do desenvolvimento industrial do país.
enaltecer novos artistas, principalmente os proscritos como Monteiro Lobato, considerado o primeiro escritor moderno brasileiro por criar uma literatura infantil.
suplantar esteticamente dois outros eventos culturais que já tinham acontecido, o Pau Brasil e o Antropofágico, que não geraram nenhuma repercussão pública.
obliterar o interesse pelas artes indígenas e populares que o academismo tanto exultava em telas de Visconti, como "O bom índio" e "Luar sobre a favela".
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