Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933, na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. Nessa perspectiva, a Bauhaus

  • A.

    priorizou o ensino da arte concreta aplicada, que fundiria o processo artesanal com o conceito de concretismo, movimento artístico do início dos anos de 1920.

  • B.

    enfatizou o trabalho manual nas oficinas com a finalidade de familiarizar o aluno com materiais e processos de fabricação, por meio de uma experiência concreta, rompendo com a "contatofobia".

  • C.

    preteriu o artesanato em função de novos materiais usados no processo industrial, inovando o design mediante incentivo na formação de professores, artistas e técnicos.

  • D.

    determinou que os integrantes da escola deveriam se ocupar menos em aprender desenho técnico, matemática e física e se dedicar mais ao desenho artístico, à prática artesanal e à pesquisa de novas formas e materiais.

  • E.

    estabeleceu o conteúdo básico do curso, que consistia em projetos estético-formais, excluindo deliberadamente a primazia do treinamento da sensibilidade na exploração das leis geradoras da forma.

Os instrumentos artísticos vão desde o lápis ao computador, passando por uma infinidade de objetos que estão vocacionados para riscar, pintar, cortar, soldar, de acordo com os materiais e suportes a trabalhar. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os materiais associados às artes visuais são variadíssimos e vão desde os ligados ao domínio bidimensional do desenho e pintura, como riscadores, tintas, solventes etc., aos ligados às técnicas de impressão como chapas, linóleos, madeiras e suportes variados ― papéis, telas, acrílicos, vidros e outros, assim como os associados ao domínio tridimensional ― barro, gesso, metais, madeira, etc.

  • B.

    No séc. XX a noção de instrumento, material e suporte artístico alargou-se enormemente com a alteração e a integração de novos conceitos na arte. Mesmo assim, o corpo humano não pode ser considerado "material" e "suporte", como na "body Art".

  • C.

    Objetos já existentes, que foram tirados do seu contexto habitual e integrados no domínio artístico, como os "ready made" dos grupos Dada e Surrealista, não podem ser exemplos de novas e revolucionárias acepções dos termos suporte e material.

  • D.

    Em "instalações", "happenings" e performances", atuações e intervenções artísticas, o uso de materiais e suportes obedece a uma regra única: não estão condicionados pelo caráter original da ideia expressiva.

  • E.

    Os materiais "clássicos", cerâmica, madeira, metal, vidro, etc. foram usados durante séculos sem grandes alterações na sua composição. No nosso século seu uso continua inalterado.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 79 a 83, no que concerne à cultura do Rio Grande do Sul.

As literaturas de fronteira, visualizadas como conjuntos supranacionais, possibilitam a integração cultural do Rio Grande do Sul com os países fronteiros ao estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A cultura visual tem sido defendida como uma possível metodologia de ensino de artes nas escolas por desenvolver

  • A. o potencial mercadológico dos sujeitos produtores de arte, bem como o seu olhar estético sobre o poder estabelecido pela sociedade e economia.
  • B. a capacidade do estudante de ler imagens de arte, a fim de apreciar e obter prazer estético no contato com as formas criativas produzidas pelos artistas.
  • C. a compreensão crítica do papel das práticas sociais do olhar e da representação visual, de suas funções sociais e das relações de poder.
  • D. a percepção visual sobre a arte e suas novas tecnologias, que representam a consolidação das relações sociais e culturais da atualidade.

Em uma abordagem formalista, pode-se descrever as poltronas da designer brasileira Júlia Krantz, enfatizando-se

  • A. formas geometrizadas com base na esfera, textura háptica e ritmo ondulado.
  • B. formas concretas baseadas na natureza, textura lisa e ritmo curvilíneo.
  • C. formas naturalistas, textura estriada e ritmo uniforme das linhas de construção.
  • D. formas orgânicas, textura visual estriada e ritmo linear contínuo.

De acordo com Pimentel (In: BARBOSA, 2002, p.114-115), a arte, em todos os tempos, sempre recorreu as inovações tecnológicas para seus propósitos, até mesmo porque necessita do que está disponível, para que algo seja criado. A autora argumenta que “ a escola se apropria das tecnologias desenvolvidas com o mesmo enfoque tradicional de supremacia do texto em detrimento ao estudo da imagem”.

Seguindo a argumentação da autora, o uso da tecnologia (informática e computação) na escola não tem favorecido o ensino de artes visuais, porque

  • A. as tecnologias na sala de aula ressignificam o repertório visual na aprendizagem cultural dos alunos.
  • B. o uso das tecnologias de imagens gera impasses na aprendizagem textual.
  • C. o programa de ensino prioriza a edição de textos e bancos de dados.
  • D. os programas e softwares são explorados como ferramenta para a alfabetização visual.

Na arte/educação contemporânea, estimula-se a utilização das redes de comunicação e o uso de softwares gráficos para

  • A. a criação individual mais consistente por meio da pesquisa na internet.
  • B. o conhecimento de como a arte informatizada contribui para as outras disciplinas.
  • C. a originalidade dos trabalhos de arte sem referência das cópias de outros artistas.
  • D. o intercâmbio e simultaneidade de operações artísticas.

As recentes metodologias para o ensino de artes investem na proposição de projetos com narrativas individuais e/ou coletivas. Pode-se justificar esse investimento pelo fato de as narrativas

  • A. transmitirem conteúdos mais eficazes da história da arte.
  • B. permitirem construir trabalhos artísticos mais refinados.
  • C. revelarem relações dos sujeitos com eles mesmos e com os outros.
  • D. facilitarem a tarefa de avaliar os conteúdos proposto no plano de aula.

 

Na atualidade é urgente a atenção às questões ambientais em todas as áreas do currículo. Na estreita ligação entre as artes visuais e o meio ambiente, pode-se destacar

  • A. a relação estética entre natureza, invenção humana e cultura que configura aspectos emergentes de uma nova cidadania.
  • B. a relação entre o artista e a natureza que pode incrementar o mercado de artes na contemporaneidade.
  • C. a aproximação entre o ser humano e o ambiente natural que gera relações estéticas existentes no passado.
  • D. a relação arte e natureza que configura uma necessidade de artistas engajados em cargos do governo.

Dois projetistas de valores conversavam sobre a importância da Semana de Arte Moderna de 1922 para o desenvolvimento das artes no Brasil. Um dos profissionais afirmou que aquela semana foi um marco para a modernidade da pintura no país, pois rompeu com a tradição acadêmica e estimulou artistas tímidos e hesitantes. Foi um verdadeiro festival dadaísta que chocou o conservadorismo burguês. O outro projetista aquiesceu, complementando enfaticamente que, naquele acontecimento cultural, os seus idealizadores, na verdade, pretendiam

  • A.

    desprezar a arte europeia, principalmente as tendências que consideravam anacrônicas, como o cezanismo e o cubismo.

  • B.

    criar formas que pudessem ser consideradas brasileiras, em um surto de nacionalismo, resultado do desenvolvimento industrial do país.

  • C.

    enaltecer novos artistas, principalmente os proscritos como Monteiro Lobato, considerado o primeiro escritor moderno brasileiro por criar uma literatura infantil.

  • D.

    suplantar esteticamente dois outros eventos culturais que já tinham acontecido, o Pau Brasil e o Antropofágico, que não geraram nenhuma repercussão pública.

  • E.

    obliterar o interesse pelas artes indígenas e populares que o academismo tanto exultava em telas de Visconti, como "O bom índio" e "Luar sobre a favela".

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...