Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Ana Mae Barbosa, o esforço de se entender a área de Arte-Educação ou Ensino de Arte em relação à cultura tem gerado estudos significativos que apontam a arte como cultura e

  • A. expressão.
  • B. experiência.
  • C. sensibilidade.
  • D. racionalidade.

A Semana de Arte Moderna de 1922 ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais no Brasil. As vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas, e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época, pois se encaixava no contexto da República Velha controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite.

Dentre alguns nomes desse novo conceito estético e suas respectivas formas de atuação, destacam-se

  • A.

    Di Cavalcanti, pintor considerado o primeiro artista genuinamente abstrato do Brasil e Tarsila do Amaral, empresária que alugou o Teatro Municipal de São Paulo para a realização da Semana de Arte Moderna.

  • B.

    Cândido Portinari, pintor responsável pela cenografia do Teatro Municipal de São Paulo na apresentação da Semana de Arte Moderna e Victor Brecheret, escultor ítalo-brasileiro considerado um dos artistas mais importantes da primeira metade do século XX.

  • C.

    Monteiro Lobato, escritor que foi o precursor da literatura infantil e um dos maiores entusiastas do modernismo e Vila Lobos, compositor e maestro que regeu a primeira sinfonia modernista apresentada na Semana.

  • D.

    Mário de Andrade, escritor considerado por muitos como um dos grandes intelectuais brasileiros do século XX e Anita Malfatti, pintora que foi a primeira artista brasileira a aderir ao Modernismo.

  • E.

    Oswald de Andrade, ator que atuou no primeiro filme modernista feito a partir da Semana de Arte Moderna e Manuel Bandeira, poeta que foi idealizador do movimento de Arte Moderna no Brasil.

Na década de 80, chegaram ao Brasil metodologias norteamericanas de leitura de imagens, que utilizavam as habilidades de descrever, analisar, interpretar e produzir como as bases do ensino de artes. Por mais de duas décadas, os professores brasileiros de artes encontraram dificuldades de apropriação dessas propostas, porque

  • A. a tradição do “saber fazer” que predominava no contexto brasileiro desvalorizava outras habilidades como o saber ler e interpretar.
  • B. as concepções de alfabetização visual aceitas e utilizadas no Brasil eram as formuladas pelos autores espanhóis e portugueses.
  • C. as vivências pedagógicas existentes no contexto brasileiro possuíam uma sólida base de leitura de imagem, refutando um modelo estrangeiro.
  • D. o entendimento comum dos educadores era o da incapacidade natural das crianças brasileiras para a habilidade da leitura e descrição de imagens.

O relato dessa experiência permite afirmar que as ações desenvolvidas tiveram por base procedimentos metodológicos

  • A. intradisciplinares, que envolvem diversas linguagens artísticas.
  • B. transdisciplinares, que colocam a arte como eixo transversal.
  • C. multidisciplinares, que colocam a arte e os demais campos de conhecimento num mesmo projeto ambiental.
  • D. interdisciplinares, que buscam o diálogo entre linguagens da arte e meio ambiente.

Uma das tarefas mais complexas dos professores de artes no contexto da educação formal é a avaliação. Arte-educadores, na atualidade, investem na avaliação formativa, porque

  • A. oferece parâmetros para diagnosticar o grau de originalidade.
  • B. estabelece etapas de evolução na produção de imagens.
  • C. oportuniza modificações contínuas, valorizando o processo.
  • D. permite aferir a liberdade de expressão de cada aluno.

 

De que período é essa imagem?

  • A. Renascimento
  • B. Maneirismo
  • C. Classicismo
  • D. Romantismo

No livro Conceitos Fundamentais da História da Arte (1989), Wolfflin divide as formas gerais de representação em cinco pares de conceitos: forma aberta e forma fechada; linear e pictórico; plano e profundidade; pluralidade e unidade; e clareza e obscuridade. De acordo com essa conceituação a gravura de Goya apresenta:

  • A. forma fechada, pictórica, profundidade, pluralidade e clareza.
  • B. forma aberta, clareza, pluralidade, unidade e pictórico.
  • C. forma aberta, pictórico, linear, obscuridade e unidade.
  • D. forma fechada, linear, plano, clareza, unidade.

 

Estendendo as colocações do texto para o trabalho em sala de aula, a função prioritária da imaginação, no processo de ensino/aprendizagem da arte, seria a de propiciar ao aluno a

  • A. imaginação de formas artísticas autênticas para o mercado de arte.
  • B. criação de significações pessoais acerca da arte e do mundo.
  • C. criação de soluções plásticas inovadoras para as propostas sugeridas pelo professor.
  • D. imaginação de situações criativas para o seu cotidiano escolar.

Com base no texto, conclui-se que o processo criador se realiza por meio de duas ações fundamentais, que contemplam

  • A. abstrair e criar.
  • B. intuir e contemplar.
  • C. elaborar e configurar.
  • D. pensar e sentir.

No ensino de artes visuais, o processo de avaliação mediadora tem por intenção

  • A. promover melhores oportunidades de desenvolvimento dos alunos e de reflexão crítica da ação pedagógica, mediante desafios intelectuais, artísticos e estéticos.
  • B. averiguar o desempenho artístico dos alunos, com base nos resultados estéticos e cognitivos obtidos por meio de avaliações críticas e pontuais.
  • C. aferir os processos cognitivos, estéticos e artísticos dos alunos, por meio da análise criteriosa e específica dos trabalhos artísticos e estéticos.
  • D. propiciar situações de acolhimento, afeto e diálogo entre alunos e professores, por meio de ações pedagógicas quantitativamente distribuídas em atividades artísticas e intelectuais
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...