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Segundo Ana Mae Barbosa, o esforço de se entender a área de Arte-Educação ou Ensino de Arte em relação à cultura tem gerado estudos significativos que apontam a arte como cultura e
A Semana de Arte Moderna de 1922 ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais no Brasil. As vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas, e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época, pois se encaixava no contexto da República Velha controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite.
Dentre alguns nomes desse novo conceito estético e suas respectivas formas de atuação, destacam-se
Di Cavalcanti, pintor considerado o primeiro artista genuinamente abstrato do Brasil e Tarsila do Amaral, empresária que alugou o Teatro Municipal de São Paulo para a realização da Semana de Arte Moderna.
Cândido Portinari, pintor responsável pela cenografia do Teatro Municipal de São Paulo na apresentação da Semana de Arte Moderna e Victor Brecheret, escultor ítalo-brasileiro considerado um dos artistas mais importantes da primeira metade do século XX.
Monteiro Lobato, escritor que foi o precursor da literatura infantil e um dos maiores entusiastas do modernismo e Vila Lobos, compositor e maestro que regeu a primeira sinfonia modernista apresentada na Semana.
Mário de Andrade, escritor considerado por muitos como um dos grandes intelectuais brasileiros do século XX e Anita Malfatti, pintora que foi a primeira artista brasileira a aderir ao Modernismo.
Oswald de Andrade, ator que atuou no primeiro filme modernista feito a partir da Semana de Arte Moderna e Manuel Bandeira, poeta que foi idealizador do movimento de Arte Moderna no Brasil.
Na década de 80, chegaram ao Brasil metodologias norteamericanas de leitura de imagens, que utilizavam as habilidades de descrever, analisar, interpretar e produzir como as bases do ensino de artes. Por mais de duas décadas, os professores brasileiros de artes encontraram dificuldades de apropriação dessas propostas, porque
O relato dessa experiência permite afirmar que as ações desenvolvidas tiveram por base procedimentos metodológicos
Uma das tarefas mais complexas dos professores de artes no contexto da educação formal é a avaliação. Arte-educadores, na atualidade, investem na avaliação formativa, porque
De que período é essa imagem?
No livro Conceitos Fundamentais da História da Arte (1989), Wolfflin divide as formas gerais de representação em cinco pares de conceitos: forma aberta e forma fechada; linear e pictórico; plano e profundidade; pluralidade e unidade; e clareza e obscuridade. De acordo com essa conceituação a gravura de Goya apresenta:
Estendendo as colocações do texto para o trabalho em sala de aula, a função prioritária da imaginação, no processo de ensino/aprendizagem da arte, seria a de propiciar ao aluno a
Com base no texto, conclui-se que o processo criador se realiza por meio de duas ações fundamentais, que contemplam
No ensino de artes visuais, o processo de avaliação mediadora tem por intenção
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