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No ensino pós-moderno de artes visuais, a autoavaliação é uma importante ferramenta no processo de avaliação, pois propicia ao aluno
Em um trabalho pedagógico de artes visuais, o exercício reflexivo e crítico sobre essa notícia favorece a compreensão
Segundo Ostrower (1983, p.235), o vermelho, o verde, ou qualquer outra cor, pode vir a ter significados múltiplos e até bem diversos, uma vez que a expressividade da cor dependerá das funções que desempenhe. Segundo esse entendimento, a cor desempenha uma função conceitual e informativa de caráter
A imagem que se vê é uma fotografia de uma performance. O resultado da composição apresenta uma
Observe o diálogo de formas e os jogos das linhas que estruturam a cadeira red and blue do arquiteto holandês Gerrit Rietveld e responda.
Em que estilo da arte moderna essa cadeira é inspirada?
Um determinado museu encontra-se em situação de ruínas e precisa ser restaurado. Para realizar o diagnóstico de conservação, os conservadores planejaram diversas fases: 1ª fase Coleta de informações a fim de fornecer aos avaliadores das coleções e da arquitetura dados sobre a instituição, o edifício, as coleções, os funcionários e as atividades. 2ª fase Os avaliadores deverão examinar vários aspectos ligados ao meio ambiente, observando as condições existentes, as coleções e fazendo uma revisão da documentação do edifício. 3ª fase Depois de identificar as áreas chave que precisam de mais investigação ou análise, os avaliadores das coleções e do edifício deverão rever essas áreas em conjunto, diagnosticar as causas prováveis das áreas problemáticas atuais ou potenciais. 4ª fase Elaboração de texto que contemple as avaliações das coleções e da arquitetura com as devidas recomendações mutuamente compatíveis.
Essas fases são nomeadas, respectivamente, como
avaliação diagnóstica, sondagem, elaboração de relatório, avaliação do processo.
preparação, coleta de dados, identificação de problemas, elaboração de relatório.
sondagem, elaboração do diagnóstico, identificação de problemas e relatório.
preparação, coleta de informações, análise conjunta e relatório do diagnóstico.
preparação, avaliação diagnóstica, análise do grupo, sondagem.
Avalie os conceitos e classifique-os.
I Um bem é considerado de excepcional valor por suas características. Representa um período histórico, arquitetônico, ou de costume (vida, hábitos, modo de morar da cidade), conferindo identidade cultural a um grupo social (nacional, regional ou municipal).
II Um bem que pertence a um conjunto arquitetônico cujas características representem a identidade cultural de um bairro, localidade ou entorno de um bem tombado. Neste caso, são mantidos fachadas, telhados e volumetria.
III É o imóvel renovado, situado no entorno dos bens preservados. Ele pode ser substituído ou modificado após análise e aprovação dos órgãos competentes.
Os conceitos acima se referem, respectivamente, a bem
tombado, tutelado e preservado.
tombado, preservado e tutelado.
tutelado, tombado e preservado.
preservado, tombado e tutelado.
tutelado, preservado e tombado.
Quando se fala de conservação preventiva em museus, têmse três alvos: o edifício, a coleção e o público. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
Objetos em um museu são afetados pelas condições de guarda e exposição. Condições ambientais inadequadas também são causas de sérios danos. Um dos principais aspectos para a sobrevivência de uma coleção é a manutenção das áreas de exposição e guarda em condições ambientais estáveis. Para isso é vital que o edifício que abriga coleções apresente um bom estado de conservação e manutenção.
A conservação preventiva em museus não pode estar dissociada de dois aspectos fundamentais: o técnico e o organizacional. As coleções não existem isoladamente, normalmente estão condicionadas por um contexto institucional. As informações técnicas propiciam a criação de um ambiente físico capaz de reduzir a deterioração nas coleções; no entanto, a implantação das intervenções necessárias para obtenção desse ambiente é uma ação administrativa.
Sob a lente dos recursos financeiros, há que se ter sempre clara a relação custo/benefício durante a implantação de um plano de conservação preventiva em um museu. A realidade econômica que nos rodeia nos leva a refletir sobre a crescente redução dos recursos públicos para a preservação do patrimônio cultural e o aumento da necessidade de disputar os recursos dos agentes financiadores privados.
Sob a lente da equipe técnica, há que se lembrar que o desenvolvimento da ciência da conservação já apontou que a conservação é um assunto restrito a conservadores: arquitetos, engenheiros, químicos, físicos, biólogos e administradores.
Em uma instituição, diversas pessoas estão envolvidas com as coleções e, desta forma, além de competência técnica, é fundamental que a equipe encarregada da implantação de um plano de conservação preventiva desenvolva capacidade de trabalho em equipe, combinando experiência técnica, científica, de gerenciamento e de comunicação.
Acerca do diagnóstico de conservação bem-sucedido, assinale a alternativa correta.
Os avaliadores da arquitetura e das coleções baseiam-se em conhecimentos, experiências e análise qualitativa para chegar às estratégias encomendadas.
Os processos analíticos de gestão ambiental devem ser padronizados para atender à maioria dos museus.
Os processos bem-sucedidos são aqueles que não priorizam fatores causais e riscos.
A avaliação das estratégias de gestão não deve fazer parte do diagnóstico de conservação.
A consulta às pessoas que trabalham no museu não deve ser levada em consideração pelos avaliadores que preparam o plano diagnóstico de conservação.
Acerca das Cartas Patrimoniais, correlacione a primeira coluna com a segunda coluna e assinale a alternativa que apresenta a correlação correta obtida de cima para baixo.
1, 4, 2, 3 e 5
3, 4, 2, 5 e 1
2, 4, 1, 3 e 5
4, 2, 1, 3 e 5
5, 2, 1, 4 e 3
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