Questões de Artes

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No ensino pós-moderno de artes visuais, a autoavaliação é uma importante ferramenta no processo de avaliação, pois propicia ao aluno

  • A. tomada de consciência sobre seu processo de aprendizagem, de se perceber aprendendo e de querer aprender mais.
  • B. capacidade de se conhecer como produtor de arte e de desejar continuar aprendendo cada vez mais para ser um artista.
  • C. percepção da sua capacidade de auto-aprender sobre os processos de aprendizagem artística, conscientizando- se mediante a vivência da arte.
  • D. conscientização do seu processo de auto-aprendizagem sobre a arte, despertando sua percepção para aprender cada mais.

Em um trabalho pedagógico de artes visuais, o exercício reflexivo e crítico sobre essa notícia favorece a compreensão

  • A. da cor rosa como a preferida das mulheres com câncer de mama.
  • B. das representações visuais do feminino em nossa cultura.
  • C. da necessidade urgente de estabelecer uma cor como símbolo do feminino.
  • D. da expressividade da cor rosa na arte contemporânea de artistas feministas.

Segundo Ostrower (1983, p.235), “o vermelho, o verde, ou qualquer outra cor, pode vir a ter significados múltiplos e até bem diversos, uma vez que a expressividade da cor dependerá das funções que desempenhe”. Segundo esse entendimento, a cor desempenha uma função conceitual e informativa de caráter

  • A. objetivo
  • B. direto
  • C. dispersivo
  • D. subjetivo

 

A imagem que se vê é uma fotografia de uma performance. O resultado da composição apresenta uma

  • A. verticalização da composição com eixo descentralizado, recurso muito usado no barroco.
  • B. espacialização elíptica de linhas em torno da figura principal, reforçando o efeito dramático do romantismo.
  • C. composição piramidal de equilíbrio estático, esquema clássico do Renascimento.
  • D. acentuação do rebatimento geometrizado para enfatizar o contaste claro/escuro da composição maneirista.

Observe o diálogo de formas e os jogos das linhas que estruturam a cadeira red and blue do arquiteto holandês Gerrit Rietveld e responda.

Em que estilo da arte moderna essa cadeira é inspirada?

  • A. Artes e ofícios
  • B. Suprematismo
  • C. Cubismo
  • D. Fauvismo

Um determinado museu encontra-se em situação de ruínas e precisa ser restaurado. Para realizar o diagnóstico de conservação, os conservadores planejaram diversas fases: 1ª fase – Coleta de informações a fim de fornecer aos avaliadores das coleções e da arquitetura dados sobre a instituição, o edifício, as coleções, os funcionários e as atividades. 2ª fase – Os avaliadores deverão examinar vários aspectos ligados ao meio ambiente, observando as condições existentes, as coleções e fazendo uma revisão da documentação do edifício. 3ª fase – Depois de identificar as áreas chave que precisam de mais investigação ou análise, os avaliadores das coleções e do edifício deverão rever essas áreas em conjunto, diagnosticar as causas prováveis das áreas problemáticas atuais ou potenciais. 4ª fase – Elaboração de texto que contemple as avaliações das coleções e da arquitetura com as devidas recomendações mutuamente compatíveis.

Essas fases são nomeadas, respectivamente, como

  • A.

    avaliação diagnóstica, sondagem, elaboração de relatório, avaliação do processo.

  • B.

    preparação, coleta de dados, identificação de problemas, elaboração de relatório.

  • C.

    sondagem, elaboração do diagnóstico, identificação de problemas e relatório.

  • D.

    preparação, coleta de informações, análise conjunta e relatório do diagnóstico.

  • E.

    preparação, avaliação diagnóstica, análise do grupo, sondagem.

Avalie os conceitos e classifique-os.

I Um bem é considerado de excepcional valor por suas características. Representa um período histórico, arquitetônico, ou de costume (vida, hábitos, modo de morar da cidade), conferindo identidade cultural a um grupo social (nacional, regional ou municipal).

II Um bem que pertence a um conjunto arquitetônico cujas características representem a identidade cultural de um bairro, localidade ou entorno de um bem tombado. Neste caso, são mantidos fachadas, telhados e volumetria.

III É o imóvel renovado, situado no entorno dos bens preservados. Ele pode ser substituído ou modificado após análise e aprovação dos órgãos competentes.

Os conceitos acima se referem, respectivamente, a bem

  • A.

    tombado, tutelado e preservado.

  • B.

    tombado, preservado e tutelado.

  • C.

    tutelado, tombado e preservado.

  • D.

    preservado, tombado e tutelado.

  • E.

    tutelado, preservado e tombado.

Quando se fala de conservação preventiva em museus, têmse três alvos: o edifício, a coleção e o público. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Objetos em um museu são afetados pelas condições de guarda e exposição. Condições ambientais inadequadas também são causas de sérios danos. Um dos principais aspectos para a sobrevivência de uma coleção é a manutenção das áreas de exposição e guarda em condições ambientais estáveis. Para isso é vital que o edifício que abriga coleções apresente um bom estado de conservação e manutenção.

  • B.

    A conservação preventiva em museus não pode estar dissociada de dois aspectos fundamentais: o técnico e o organizacional. As coleções não existem isoladamente, normalmente estão condicionadas por um contexto institucional. As informações técnicas propiciam a criação de um ambiente físico capaz de reduzir a deterioração nas coleções; no entanto, a implantação das intervenções necessárias para obtenção desse ambiente é uma ação administrativa.

  • C.

    Sob a lente dos recursos financeiros, há que se ter sempre clara a relação custo/benefício durante a implantação de um plano de conservação preventiva em um museu. A realidade econômica que nos rodeia nos leva a refletir sobre a crescente redução dos recursos públicos para a preservação do patrimônio cultural e o aumento da necessidade de disputar os recursos dos agentes financiadores privados.

  • D.

    Sob a lente da equipe técnica, há que se lembrar que o desenvolvimento da ciência da conservação já apontou que a conservação é um assunto restrito a conservadores: arquitetos, engenheiros, químicos, físicos, biólogos e administradores.

  • E.

    Em uma instituição, diversas pessoas estão envolvidas com as coleções e, desta forma, além de competência técnica, é fundamental que a equipe encarregada da implantação de um plano de conservação preventiva desenvolva capacidade de trabalho em equipe, combinando experiência técnica, científica, de gerenciamento e de comunicação.

Acerca do diagnóstico de conservação bem-sucedido, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os avaliadores da arquitetura e das coleções baseiam-se em conhecimentos, experiências e análise qualitativa para chegar às estratégias encomendadas.

  • B.

    Os processos analíticos de gestão ambiental devem ser padronizados para atender à maioria dos museus.

  • C.

    Os processos bem-sucedidos são aqueles que não priorizam fatores causais e riscos.

  • D.

    A avaliação das estratégias de gestão não deve fazer parte do diagnóstico de conservação.

  • E.

    A consulta às pessoas que trabalham no museu não deve ser levada em consideração pelos avaliadores que preparam o plano diagnóstico de conservação.

Acerca das Cartas Patrimoniais, correlacione a primeira coluna com a segunda coluna e assinale a alternativa que apresenta a correlação correta obtida de cima para baixo.

  • A.

    1, 4, 2, 3 e 5

  • B.

    3, 4, 2, 5 e 1

  • C.

    2, 4, 1, 3 e 5

  • D.

    4, 2, 1, 3 e 5

  • E.

    5, 2, 1, 4 e 3

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