Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analice Pillar faz distinção entre a "leitura" de uma obra de arte e sua eventual "releitura". Para essa autora, a releitura é:

  • A.

    um tipo de plágio, pois recorre ao processo criativo alheio, reproduzindo-o na obra de um outro artista menos criativo

  • B.

    um tipo de cópia feita sobre a obra de um mesmo autor. Para Analice, apenas os autores podem rever criticamente as suas próprias obras

  • C.

    a mesma coisa que cópia, mas sem se configurar necessariamente num ato de má-fé

  • D.

    sempre praticada pelos artistas de vanguarda

  • E.

    um processo criativo, se o seu autor tiver a intenção de recriar a obra dentro de um novo contexto

Os estágios de compreensão estética propostos por Abigail Housen aparecem ordenados corretamente na opção:

  • A.

    Descritivo, narrativo; Construtivo; Classificativo; Interpretativo; Re-criativo

  • B.

    Classificativo; Perceptivo; Descritivo; Interpretativo; Normativo

  • C.

    Avaliativo; Classificativo; Retórico; Normativo; Re-criativo

  • D.

    Descritivo, narrativo; Informativo; Descritivo; Classificativo; Fruitivo

  • E.

    Classificativo; Normativo; Retórico; Re-criativo; Avaliativo

A renomada "Escolinha de Arte" foi uma experiência pedagógica no campo das artes, que apresentou as seguintes características históricas:

  • A.

    foi concebida em Brasília por Darcy Ribeiro, sensibilizado pelos ensinamentos de Lionello Venturi no campo das artes

  • B.

    fundada por Rodolfo Amoedo na Bahia, ignorou todos os modelos europeus e instituiu uma teoria totalmente brasileira

  • C.

    adaptando o modelo da antiga Academia Imperial de Belas-Artes, usou os ensinamentos de Joachin Lebreton depois da Proclamação da República

  • D.

    se organizou em São Paulo logo após a Semana de Arte Moderna de 1922, tendo sido dirigida por Di Cavalcanti

  • E.

    foi fundada no Rio de Janeiro por Augusto Rodrigues, inspirada nos ensinamentos de Herbert Read, autor da obra "Educação pela Arte"

A pedagogia da "Escola Nova" se situa na história da educação artística brasileira como uma linha pedagógica que:

  • A.

    enfatiza a expressão, preocupa-se com o método e com o aluno, sendo essencialmente de natureza experimental, como também fundamentada na Psicologia e na Biologia

  • B.

    ressalta o papel das dinâmicas interativas, preocupando-se com a Sociologia e a Antropologia em suas construções criativas

  • C.

    aprimora a introspecção como fator de auto-avaliação didático-pedagógica, fomentando o trabalho de auto-conhecimento e de avaliação participativa, a partir do estudo da Psicopedagogia

  • D.

    exalta o ensino a distância como paradigma da formação estética e criativa no campo das artes visuais, procurando pontos de contato entre as diversas formas tecnológicas de conhecimento

  • E.

    reitera o papel do saber racional como base para o conhecimento artístico destinado a provir uma sociedade tecnológica e pautada no sistema produtivo industrial, fundamentando-se no estudo da Geometria

A pedagogia "Tecnicista", criada em países industrializados em meados do século XX e chegada ao Brasil na década de 1960 e 1970, se caracteriza pelo fato de:

  • A.

    o professor e o aluno ganharem o mais alto status no ambiente escolar por constituírem a base do processo ensino-aprendizagem nas escolas de arte

  • B.

    o professor e os responsáveis dos alunos terem posição de destaque, já que a educação tecnicista valoriza o ambiente familiar como base do processo educativo

  • C.

    os responsáveis pelos alunos e a direção da escola terem posição secundária, uma vez que o mais importante é o aluno e os quadros administrativos da escola

  • D.

    o professor e o aluno assumirem uma posição secundária, pois o elemento principal é o sistema técnico de organização da aula e do curso

  • E.

    a tecnologia assumir papel fundamental ao lado do aluno e do professor, cujos interesses e necessidades passam a fundamentar toda a estratégia de ensino

Sobre a teoria das cores, assinale a alternativa correta.

  • A. A colometria consiste em cores básicas que podem ser usadas para produzir outras cores.
  • B. O sistema de cores aditivas é o processo usado nas impressoras e na pintura, que se vale das cores primárias para objetos sem luz própria.
  • C. O sistema usado nos monitores de vídeo e televisão, no qual a cor é gerada pela mistura de vários comprimentos de onda luminosa, provocando uma sensação de cor quando atinge e sensibiliza o olho, é conhecido como sistema de cores subtrativas.
  • D. As cores primárias aditivas são ciano, magenta e amarelo.
  • E. Pigmento é o elemento químico que dá cor às tintas, absorvendo a luz de uma cor e refletindo as cores vistas pelos nossos olhos.

A textura é um elemento visual que possui, ao mesmo tempo, qualidades óticas e táteis. Na fotografia fotoquímica, a textura vem determinada sobretudo pelo tipo de emulsão utilizada. A respeito da textura na fotografia, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • C. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Ao comentar o trabalho de Maria Helena Martins, segundo a qual a leitura das imagens pode ser (a) "uma decodificação mecânica" e (b) "um processo de compreensão", Analice Pillar diz que essas duas visões são:

  • A.

    complementares, pois ao lermos as coisas utilizamos, simultaneamente, as duas

  • B.

    excludentes, porque ambas jamais podem ser compreendidas num mesmo processo

  • C.

    recíprocas, já que uma e outra interagem continuamente na desconstrução do olhar

  • D.

    problemáticas, uma vez que é preciso tornar o olhar uma experiência complexa e revolucionária

  • E.

    colaterais, considerando a idéia de paralelismo que ambas expressam

Para Heloísa Ferraz, a pedagogia tradicional, ministrada no Brasil do século XIX, caracteriza, historicamente, por considerar o ensino da arte:

  • A.

    subordinado à religião, em que os alunos conheciam técnicas de pintura e escultura sacras

  • B.

    relacionado à tecnologia eletrônica e ao estudo da percepção interativa

  • C.

    um confronto com as imposições da censura de um governo marcado pela arbitrariedade e exclusão

  • D.

    destinado às fábricas, marcado pelo estudo de Desenho e de ornatos importados, em que os conteúdos eram considerados verdades absolutas

  • E.

    um conhecimento que alcançou seu apogeu, sendo seguido até os dias de hoje

A imagem abaixo é referência para responder às questões de nos 21 e 22.

O crítico de arte Gombrich, em seu livro "A História da Arte" (1999), faz o seguinte comentário da obra "O Grito": "Alguma coisa muito terrível deve ter acontecido, e a gravura é tanto mais inquietante porque nunca saberemos o que esse grito significou." Para o autor do livro, esta incerteza é uma das características dos expressionistas que:

  • A.

    achavam que não podiam mais confiar na razão e na ordem estabelecida, procurando subverter toda a autoridade através do absurdo.

  • B.

    buscavam deliberadamente o bizarro e o irracional para expressar verdades ocultas do inconsciente, de um sonho que torna tudo inalcançável por meio da lógica.

  • C.

    alimentavam sentimentos tão fortes a respeito do sofrimento humano, da pobreza, da violência e da paixão, que eram capazes de deixar perplexos os observadores.

  • D.

    fundamentavam-se na destruição da harmonia clássica das figuras e na decomposição da realidade com a fragmentação das formas.

  • E. fugiam da relação imediata entre as formas e as cores,não representando a realidade que nos cerca, nem se prendendo a um tema.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...