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Analice Pillar faz distinção entre a "leitura" de uma obra de arte e sua eventual "releitura". Para essa autora, a releitura é:
um tipo de plágio, pois recorre ao processo criativo alheio, reproduzindo-o na obra de um outro artista menos criativo
um tipo de cópia feita sobre a obra de um mesmo autor. Para Analice, apenas os autores podem rever criticamente as suas próprias obras
a mesma coisa que cópia, mas sem se configurar necessariamente num ato de má-fé
sempre praticada pelos artistas de vanguarda
um processo criativo, se o seu autor tiver a intenção de recriar a obra dentro de um novo contexto
Os estágios de compreensão estética propostos por Abigail Housen aparecem ordenados corretamente na opção:
Descritivo, narrativo; Construtivo; Classificativo; Interpretativo; Re-criativo
Classificativo; Perceptivo; Descritivo; Interpretativo; Normativo
Avaliativo; Classificativo; Retórico; Normativo; Re-criativo
Descritivo, narrativo; Informativo; Descritivo; Classificativo; Fruitivo
Classificativo; Normativo; Retórico; Re-criativo; Avaliativo
A renomada "Escolinha de Arte" foi uma experiência pedagógica no campo das artes, que apresentou as seguintes características históricas:
foi concebida em Brasília por Darcy Ribeiro, sensibilizado pelos ensinamentos de Lionello Venturi no campo das artes
fundada por Rodolfo Amoedo na Bahia, ignorou todos os modelos europeus e instituiu uma teoria totalmente brasileira
adaptando o modelo da antiga Academia Imperial de Belas-Artes, usou os ensinamentos de Joachin Lebreton depois da Proclamação da República
se organizou em São Paulo logo após a Semana de Arte Moderna de 1922, tendo sido dirigida por Di Cavalcanti
foi fundada no Rio de Janeiro por Augusto Rodrigues, inspirada nos ensinamentos de Herbert Read, autor da obra "Educação pela Arte"
A pedagogia da "Escola Nova" se situa na história da educação artística brasileira como uma linha pedagógica que:
enfatiza a expressão, preocupa-se com o método e com o aluno, sendo essencialmente de natureza experimental, como também fundamentada na Psicologia e na Biologia
ressalta o papel das dinâmicas interativas, preocupando-se com a Sociologia e a Antropologia em suas construções criativas
aprimora a introspecção como fator de auto-avaliação didático-pedagógica, fomentando o trabalho de auto-conhecimento e de avaliação participativa, a partir do estudo da Psicopedagogia
exalta o ensino a distância como paradigma da formação estética e criativa no campo das artes visuais, procurando pontos de contato entre as diversas formas tecnológicas de conhecimento
reitera o papel do saber racional como base para o conhecimento artístico destinado a provir uma sociedade tecnológica e pautada no sistema produtivo industrial, fundamentando-se no estudo da Geometria
A pedagogia "Tecnicista", criada em países industrializados em meados do século XX e chegada ao Brasil na década de 1960 e 1970, se caracteriza pelo fato de:
o professor e o aluno ganharem o mais alto status no ambiente escolar por constituírem a base do processo ensino-aprendizagem nas escolas de arte
o professor e os responsáveis dos alunos terem posição de destaque, já que a educação tecnicista valoriza o ambiente familiar como base do processo educativo
os responsáveis pelos alunos e a direção da escola terem posição secundária, uma vez que o mais importante é o aluno e os quadros administrativos da escola
o professor e o aluno assumirem uma posição secundária, pois o elemento principal é o sistema técnico de organização da aula e do curso
a tecnologia assumir papel fundamental ao lado do aluno e do professor, cujos interesses e necessidades passam a fundamentar toda a estratégia de ensino
Sobre a teoria das cores, assinale a alternativa correta.
A textura é um elemento visual que possui, ao mesmo tempo, qualidades óticas e táteis. Na fotografia fotoquímica, a textura vem determinada sobretudo pelo tipo de emulsão utilizada. A respeito da textura na fotografia, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
Ao comentar o trabalho de Maria Helena Martins, segundo a qual a leitura das imagens pode ser (a) "uma decodificação mecânica" e (b) "um processo de compreensão", Analice Pillar diz que essas duas visões são:
complementares, pois ao lermos as coisas utilizamos, simultaneamente, as duas
excludentes, porque ambas jamais podem ser compreendidas num mesmo processo
recíprocas, já que uma e outra interagem continuamente na desconstrução do olhar
problemáticas, uma vez que é preciso tornar o olhar uma experiência complexa e revolucionária
colaterais, considerando a idéia de paralelismo que ambas expressam
Para Heloísa Ferraz, a pedagogia tradicional, ministrada no Brasil do século XIX, caracteriza, historicamente, por considerar o ensino da arte:
subordinado à religião, em que os alunos conheciam técnicas de pintura e escultura sacras
relacionado à tecnologia eletrônica e ao estudo da percepção interativa
um confronto com as imposições da censura de um governo marcado pela arbitrariedade e exclusão
destinado às fábricas, marcado pelo estudo de Desenho e de ornatos importados, em que os conteúdos eram considerados verdades absolutas
um conhecimento que alcançou seu apogeu, sendo seguido até os dias de hoje
A imagem abaixo é referência para responder às questões de nos 21 e 22.
O crítico de arte Gombrich, em seu livro "A História da Arte" (1999), faz o seguinte comentário da obra "O Grito": "Alguma coisa muito terrível deve ter acontecido, e a gravura é tanto mais inquietante porque nunca saberemos o que esse grito significou." Para o autor do livro, esta incerteza é uma das características dos expressionistas que:
achavam que não podiam mais confiar na razão e na ordem estabelecida, procurando subverter toda a autoridade através do absurdo.
buscavam deliberadamente o bizarro e o irracional para expressar verdades ocultas do inconsciente, de um sonho que torna tudo inalcançável por meio da lógica.
alimentavam sentimentos tão fortes a respeito do sofrimento humano, da pobreza, da violência e da paixão, que eram capazes de deixar perplexos os observadores.
fundamentavam-se na destruição da harmonia clássica das figuras e na decomposição da realidade com a fragmentação das formas.
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