Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia um trecho da carta de Vincent Van Gogh a seu irmão Theo, sobre o célebre quadro "O quarto do artista em Arles" (1889).

A partir de tais observações, pode-se dizer que Van Gogh:

  • A.

    pretendia criar uma atmosfera de emoção, pela ênfase dada às sombras e ambientes soturnos em seu quadro

  • B.

    procurou demonstrar seu domínio na arte da composição, utilizando os ensinamentos de artistas renascentistas na harmonia das cores

  • C.

    perseguiu a criação de um ambiente real através de uma abordagem naturalista, onde o que é visto se sobrepõe ao que é sentido pelo artista

  • D.

    utilizou as cores como instrumento para transmitir o que sentia e não para representar o que via com fidedignidade

  • E.

    procurou criar uma atmosfera noturna, onde preponderavam tons escuros e com pouca vibração

BIENAL é uma exposição artística de vanguarda, que ocorre a cada dois anos e é julgada por um júri internacional. A esse respeito, são feitas as afirmações a seguir.

I - A mais conhecida Bienal é a da Itália criada em 1895, intitulando-se "Exposição Internacional de Arte da Cidade de Veneza".

II - O objetivo principal da Bienal de Veneza era representar o espírito moderno, sem distinção de nacionalidade e por isso logo adquiriu prestígio mundial.

III - A primeira Bienal no Brasil, realizada no MAM de São Paulo, foi idéia e empenho do empresário Francisco Matarazzo Sobrinho.

IV - A Bienal de 1951 colocou São Paulo como um importante produtor e consumidor da arte nacional e internacional, e foi a partir daí que a arte moderna do Brasil entrou em contato mais direto com a arte do resto do mundo.

Estão corretas as afirmações:

  • A.

    I e II, somente.

  • B.

    III e IV, somente.

  • C.

    I, II e III, somente.

  • D.

    II, III e IV, somente.

  • E.

    I, II, III e IV.

De todos os pintores surrealistas, René Magritte foi um dos que mais trabalhou a ambigüidade em sua obra, ao pintar imagens ilógicas e perturbadoras usando com domínio a técnica realista para desafiar a lógica. Ao apreciar a pintura "Elogio da Dialética", de 1936, percebe-se que há uma inversão das visões de interior e exterior. Segundo Gomes Filho (2000), pode-se afirmar que o artista foi um mestre ao:

  • A.

    dar a sensação de um planejamento prévio.

  • B.

    fragmentar uma técnica de organização formal.

  • C.

    exagerar visando a uma expressão visual intensa.

  • D.

    induzir a interpretações diferentes do que é visto.

  • E.

    repetir por excesso elementos iguais para valorizá-los.

A arte contemporânea pode ter a capacidade de integrar diferentes expressões artísticas em uma mesma obra. Normalmente, as escolas estão acostumadas a trabalhar separadamente os elementos formais das artes visuais, da música, do teatro e da dança, embora eles possam se interrelacionar em uma única produção. Qual das atividades artísticas abaixo permite ao professor desenvolver uma proposta interdisciplinar usando as disciplinas citadas acima?

  • A.

    Tocar um instrumento.

  • B.

    Compor uma música.

  • C.

    Recitar um poema.

  • D.

    Fazer uma performace.

  • E.

    Elaborar uma assemblage.

O Balé Clássico, originário de banquetes das cortes francesas, é uma representação em que se combinam dança e música em um enredo que serve de fio condutor ao espetáculo. Em que período da História da Humanidade isto ocorreu?

  • A.

    Idade Média.

  • B.

    Renascimento.

  • C.

    Barroco.

  • D.

    Romantismo

  • E.

    Realismo.

A tragédia, a comédia e a sátira foram escritas há 2500 anos e são representadas até hoje. Elas tratam dos sentimentos mais profundos dos seres humanos, que não mudaram, como o amor, o ódio, o ciúme e a inveja. A tragédia tratava de temas religiosos e do conflito entre os grandes heróis e heroínas com as leis divinas e o destino; a comédia tratava de assuntos cotidianos com situações ridículas que se referiam, por vezes, ao comportamento de políticos e pessoas importantes da sociedade, e a sátira ou drama satírico eram tragédias mais curtas, mas tratadas com humor e ironia. Em que lugar surgiram esses gêneros teatrais?

  • A.

    Egito.

  • B.

    Grécia.

  • C.

    Roma.

  • D.

    China.

  • E.

    Índia.

A antiga forma de representação que constitui um rico tipo de atividade artística a ser explorada pelo professor, em que o aluno "fala através de gestos", sem o uso da voz, criando, em situações curtas, um mundo fantástico, cheio de objetos e de personagens imaginários, é a:

  • A.

    prosódia.

  • B.

    prosopopéia.

  • C.

    sátira.

  • D.

    paródia.

  • E.

    mímica.

Segundo os pressupostos da Metodologia Triangular para o ensino da arte, difundida e orientada no Brasil principalmente por Ana Mae Barbosa, para que o aluno domine o conhecimento em arte, é necessário integrar três facetas fundamentais desse conhecimento. O tripé sugerido por essa metodologia fica completo quando além de proporcionar o contato com os fatos acerca da história da arte e a análise de obras, o professor também concentra esforços:

  • A.

    em ensinar ao aluno as técnicas da pintura;

  • B.

    em preparar avaliações escritas acerca de todo o conteúdo trabalhado;

  • C.

    no fazer artístico dos alunos;

  • D.

    no contato dos alunos com o maior número possível de reproduções;

  • E.

    no conhecimento das datas mais importantes dessa história.

O teatro de bonecos é muito antigo e há mais de mil anos antes de Cristo já era muito popular na China e na Índia. Os bonecos podem ser confeccionados com diversos materiais e manipulados de várias maneiras, sendo possível criá-los e utilizá-los em sala de aula para que os alunos desenvolvam capacidades variadas. Um exemplo é o trabalho com figuras sem fios, que têm a cabeça de madeira, de barro ou de papel, e que são manipuladas com a mão dentro da indumentária, enquanto a cabeça é movida com os dedos, que são os:

  • A.

    fantoches.

  • B.

    marionetes.

  • C.

    títeres.

  • D.

    licocós.

  • E.

    bonecos de vara.

A Metodologia Triangular encontra um paralelo, na educação musical, na proposta de Keith Swanwick conhecida como modelo T.E.C.L.A. Seu modelo propõe que os conteúdos sejam trabalhados de forma vinculada, favorecendo o desenvolvimento cognitivo de forma integral. Nenhum dos cinco aspectos indicados pela sigla devem ser priorizados ou desprezados. Essa sigla refere-se à técnica, à execução, à literatura, à apreciação e:

  • A.

    à classificação;

  • B.

    à composição;

  • C.

    à cultura;

  • D.

    ao conhecimento;

  • E.

    ao concerto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...