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A história da educação escolar em arte no Brasil mostra que no início do século XX o ensino de arte tinha um sentido utilitário de preparação técnica para o trabalho. Valorizava-se a repetição de modelos, que vinham geralmente de fora do país. Do ponto de vista metodológico, os professores encaminhavam os conteúdos por meio de atividades que seriam fixadas pela repetição e tinham por finalidade exercitar a vista, a mão, a inteligência, a memorização, o gosto e o senso moral. Esse tipo de ensino estava interessado principalmente no produto do trabalho escolar e a relação professoraluno era bastante autoritária. Estamos falando aqui da:
Metodologia Triangular para o ensino da arte;
Pedagogia Tradicional para o ensino da arte;
Pedagogia Nova para o ensino da arte;
Pedagogia Libertadora para o ensino da arte;
Metodologia Libertadora para o ensino da arte.
Augusto Rodrigues, artista pernambucano que liderou a criação da Escolinha de Arte do Brasil, em 1948, no Rio de Janeiro, estruturou sua proposta nos moldes e princípios da:
Pedagogia Tradicional;
"Educação Através da Arte";
Pedagogia Libertadora;
Pedagogia Tecnicista;
"Educação e Arte".
Um dos movimentos mais significativos do ensino da arte no século XX teve grande contribuição de um autor inglês, que publicou, entre outros, os livros "Educação pela Arte" e "A Redenção do Robô". Seu nome é:
Herbert Read;
John Dewey;
Viktor Lowenfeld;
Robert Saunders;
Vicent Lanier.
0bserve esta figura que representa o posicionamento das seis vistas ortográficas utilizadas em sistema de projeção aplicado ao desenho técnico.
Essa representação ortográfica ilustra a posição das vistas de um objeto situado noSobre um banco de imagens, é correto afirmar:
Tem como principal objetivo reunir e armazenar material fotográfico, classificando-o por categorias, a fim de disponibilizá-lo para eventual uso comercial.
Deve conter toda e qualquer produção imagética de uma empresa, especialmente de caráter técnico e/ou científico, disponibilizando-a ao grande público
Não possui fins lucrativos, uma vez que sua principal função é a de disponibilizar informações históricas
Deve conter somente material de caráter ilustrativo e documental.
Não utiliza, por questões técnicas e de direitos autorais, as novas mídias digitais e a Internet para o arquivamento, exibição e distribuição de trabalhos fotográficos.
Um banco de imagens:
destina-se, exclusivamente, a atender agências governamentais, empresas públicas e pessoas jurídicas.
deve possuir um sistema claro e lógico de classificação, consulta e exibição de imagens, podendo utilizar mídias digitais e a Internet.
deve arquivar, seguindo os padrões internacionais, no mínimo 3 e no máximo 5 amostras de imagens de cada categoria, a fim de evitar cópias e/ou falsificações.
é isento juridicamente, por sua razão social, da obrigação de remunerar os autores de seu material.
deve trabalhar, em função de convenções de mercado, com um único tema fotográfico.
Sobre suas imagens fotográficas, é correto afirmar que um banco de imagens:
não disponibiliza imagens em mídias digitais, por que, uma vez alteradas, criariam conflitos quanto a sua autoria
não lida com fotografias digitais, uma vez que estão sujeitas a alterações que deturpam o caráter de veracidade dos motivos fotografados
lida com imagens produzidas tanto por meios analógicos quanto digitais
financia projetos fotográficos diversos, aprovados por empresas e indústrias de diversos setores, inclusive públicos
reúne imagens produzidas apenas por meios analógicos, mas as comercializa somente por meios digitais
Ao se tratar uma fotografia destinada a uma publicação, utilizando-se um programa de tratamento de imagens:
deve-se indicar, através dos códigos de registro da imagem original, que alterações foram efetuadas.
pode-se efetuar qualquer modificação, contanto que não interfira em mais de 30% de toda a cena.
tem-se a liberdade de incluir ou excluir qualquer objeto ou elemento que torne a composição mais atraente, sem a necessidade de levar em conta questões de autoria e veracidade
deve-se sempre ter em vista os critérios que diferenciem esse tratamento de uma efetiva adulteração de seu conteúdo
pode-se fazê-lo sem maiores preocupações éticas, contanto que os objetivos comerciais da publicação sejam atingidos.
Ao se eliminar a saturação de cor de uma foto, utilizando-se um programa de tratamento de imagens:
se for um arquivo JPG, seu tamanho (em bytes) será aumentado.
se for um arquivo TIF, seu tamanho (em bytes) será reduzido
se for um arquivo JPG, seu tamanho (em bytes) não varia.
se for um arquivo TIF, seu tamanho (em bytes) será aumentado.
se for um arquivo TIF, seu tamanho (em bytes) não varia.
Desejando-se corrigir, com o auxílio de um programa de tratamento de imagens, a pouca diferença entre as áreas claras e escuras de uma cena fotografada, deve-se:
diminuir o contraste
aumentar o brilho.
alterar ou diminuir a saturação das cores.
diminuir o brilho.
aumentar o contraste.
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