Questões de Artes

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A história da educação escolar em arte no Brasil mostra que no início do século XX o ensino de arte tinha um sentido utilitário de preparação técnica para o trabalho. Valorizava-se a repetição de modelos, que vinham geralmente de fora do país. Do ponto de vista metodológico, os professores encaminhavam os conteúdos por meio de atividades que seriam fixadas pela repetição e tinham por finalidade exercitar a vista, a mão, a inteligência, a memorização, o gosto e o senso moral. Esse tipo de ensino estava interessado principalmente no produto do trabalho escolar e a relação professoraluno era bastante autoritária. Estamos falando aqui da:

  • A.

    Metodologia Triangular para o ensino da arte;

  • B.

    Pedagogia Tradicional para o ensino da arte;

  • C.

    Pedagogia Nova para o ensino da arte;

  • D.

    Pedagogia Libertadora para o ensino da arte;

  • E.

    Metodologia Libertadora para o ensino da arte.

Augusto Rodrigues, artista pernambucano que liderou a criação da Escolinha de Arte do Brasil, em 1948, no Rio de Janeiro, estruturou sua proposta nos moldes e princípios da:

  • A.

    Pedagogia Tradicional;

  • B.

    "Educação Através da Arte";

  • C.

    Pedagogia Libertadora;

  • D.

    Pedagogia Tecnicista;

  • E.

    "Educação e Arte".

Um dos movimentos mais significativos do ensino da arte no século XX teve grande contribuição de um autor inglês, que publicou, entre outros, os livros "Educação pela Arte" e "A Redenção do Robô". Seu nome é:

  • A.

    Herbert Read;

  • B.

    John Dewey;

  • C.

    Viktor Lowenfeld;

  • D.

    Robert Saunders;

  • E.

    Vicent Lanier.

0bserve esta figura que representa o posicionamento das seis vistas ortográficas utilizadas em sistema de projeção aplicado ao desenho técnico.

Essa representação ortográfica ilustra a posição das vistas de um objeto situado no

  • A. 1º diedro.
  • B. 2º diedro.
  • C. 3º diedro.
  • D. 4º diedro.

Sobre um banco de imagens, é correto afirmar:

  • A.

    Tem como principal objetivo reunir e armazenar material fotográfico, classificando-o por categorias, a fim de disponibilizá-lo para eventual uso comercial.

  • B.

    Deve conter toda e qualquer produção imagética de uma empresa, especialmente de caráter técnico e/ou científico, disponibilizando-a ao grande público

  • C.

    Não possui fins lucrativos, uma vez que sua principal função é a de disponibilizar informações históricas

  • D.

    Deve conter somente material de caráter ilustrativo e documental.

  • E.

    Não utiliza, por questões técnicas e de direitos autorais, as novas mídias digitais e a Internet para o arquivamento, exibição e distribuição de trabalhos fotográficos.

Um banco de imagens:

  • A.

    destina-se, exclusivamente, a atender agências governamentais, empresas públicas e pessoas jurídicas.

  • B.

    deve possuir um sistema claro e lógico de classificação, consulta e exibição de imagens, podendo utilizar mídias digitais e a Internet.

  • C.

    deve arquivar, seguindo os padrões internacionais, no mínimo 3 e no máximo 5 amostras de imagens de cada categoria, a fim de evitar cópias e/ou falsificações.

  • D.

    é isento juridicamente, por sua razão social, da obrigação de remunerar os autores de seu material.

  • E.

    deve trabalhar, em função de convenções de mercado, com um único tema fotográfico.

Sobre suas imagens fotográficas, é correto afirmar que um banco de imagens:

  • A.

    não disponibiliza imagens em mídias digitais, por que, uma vez alteradas, criariam conflitos quanto a sua autoria

  • B.

    não lida com fotografias digitais, uma vez que estão sujeitas a alterações que deturpam o caráter de veracidade dos motivos fotografados

  • C.

    lida com imagens produzidas tanto por meios analógicos quanto digitais

  • D.

    financia projetos fotográficos diversos, aprovados por empresas e indústrias de diversos setores, inclusive públicos

  • E.

    reúne imagens produzidas apenas por meios analógicos, mas as comercializa somente por meios digitais

Ao se tratar uma fotografia destinada a uma publicação, utilizando-se um programa de tratamento de imagens:

  • A.

    deve-se indicar, através dos códigos de registro da imagem original, que alterações foram efetuadas.

  • B.

    pode-se efetuar qualquer modificação, contanto que não interfira em mais de 30% de toda a cena.

  • C.

    tem-se a liberdade de incluir ou excluir qualquer objeto ou elemento que torne a composição mais atraente, sem a necessidade de levar em conta questões de autoria e veracidade

  • D.

    deve-se sempre ter em vista os critérios que diferenciem esse tratamento de uma efetiva adulteração de seu conteúdo

  • E.

    pode-se fazê-lo sem maiores preocupações éticas, contanto que os objetivos comerciais da publicação sejam atingidos.

Ao se eliminar a saturação de cor de uma foto, utilizando-se um programa de tratamento de imagens:

  • A.

    se for um arquivo JPG, seu tamanho (em bytes) será aumentado.

  • B.

    se for um arquivo TIF, seu tamanho (em bytes) será reduzido

  • C.

    se for um arquivo JPG, seu tamanho (em bytes) não varia.

  • D.

    se for um arquivo TIF, seu tamanho (em bytes) será aumentado.

  • E.

    se for um arquivo TIF, seu tamanho (em bytes) não varia.

Desejando-se corrigir, com o auxílio de um programa de tratamento de imagens, a pouca diferença entre as áreas claras e escuras de uma cena fotografada, deve-se:

  • A.

    diminuir o contraste

  • B.

    aumentar o brilho.

  • C.

    alterar ou diminuir a saturação das cores.

  • D.

    diminuir o brilho.

  • E.

    aumentar o contraste.

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