Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das linguagens HTML/XHTML, assinale a alternativa correta.

  • A. A utilização da tag HEAD é obrigatória. Ferramentas de busca como Google, Cadê e outras utilizam essa tag como parâmetro para encontrar as palavras-chave que identificarão um site em sua lista.
  • B. A marcação BEHAVIOR define como o letreiro vai deslizar na tela. Para BEHAVIOR, existem três valores: SCROLL, SIZE e ALTERNATE.
  • C.
  • D.
  • E. HREF representa Hipertext REFerence, que significa “referência de hipertexto”. É nesse atributo que é informado o destino da tag criada. As tags podem representar vínculos com outras partes do mesmo documento, com arquivos, com páginas do mesmo site ou com outros sites.

Edvard Munch (18863-1944), artista norueguês, autor de O Grito, assim como outros artistas de sua época, alimentavam sentimentos tão fortes a respeito do sofrimento humano, da pobreza, da violência e da paixão, que eram propensos a pensar que a insistência na beleza e na harmonia em arte teria nascido exatamente de uma recusa à sinceridade. Queriam enfrentar os fatos “nus e crus” da existência, e expressar sua compaixão pelos feios e deserdados da sorte. A arte dos mestres clássicos parecia-lhes falsa e hipócrita.

As características descritas acima se referem ao movimento artístico intitulado:

  • A. Surrealismo
  • B. Dadaísmo
  • C. Expressionismo
  • D. Futurismo
  • E. Pop Art

O trabalho de Saul Bass como designer dos cartazes dos filmes de Alfred Hitchcock dialoga com a obra de qual artista plástico?

  • A. George Braque
  • B. Wassily Kandinsky
  • C. Gustave Flaubert
  • D. Piet Mondrian
  • E. Luigi Russolo

Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A plateia foi emancipada no teatro contemporâneo, que passou a considerar a sua autonomia na produção de sentidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o Teatro Épico, considere as assertivas abaixo.

I) Brecht via no homem um produto da sociedade, determinado pelas macroestruturas sociais.

II) Uma instância narradora surge no palco.

III) Não possui caráter “exposicional”.

IV) Cada cena passa a fazer parte de um “inventário de argumentos” e da “exibição mais objetiva possível de um processo interno contraditório como um todo”.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Assim como a Igreja Romana se valeu do poder da Arte para impressionar e dominar pela emoção, os reis e os príncipes da Europa “seiscentista” (Século XVII) estavam igualmente ansiosos por exibir seu poderio e assim aumentar sua ascendência sobre a mente de seus súditos. Sobre o período acima citado, designado “Poder e Glória” pelo escritor Ernst Gombrich em seu livro A História da Arte, é INCORRETO afirmar:

  • A. os reis e príncipes europeus, atuantes no século XVII, queriam se afirmar como criaturas superiores ao homem comum, alegando que eram investidos de Poder Divino para isso.
  • B. o Palácio de Versalhes, construído entre 1800-1880, pode ser considerado uma construção eclética.
  • C. os Palácios e as Igrejas não eram projetados como simples edifícios. Todos os detalhes tinham que contribuir para a concretização do efeito de um mundo fantástico e artificial.
  • D. os artistas receberam trânsito livre para planejar seus trabalhos, gerando um surto de criação extravagante, responsável pela transformação de muitas cidades e paisagens da Europa católica.
  • E. foi especialmente na Áustria, na Boêmia e no Sul da Alemanha que as ideias do Barroco Italiano e Francês se fundiram no mais audacioso e consistente estilo.

São características da Pop Art, EXCETO:

  • A. A ambiguidade discursiva no que tange às apropriações da cultura de massa.
  • B. O uso de técnicas de reprodução automática.
  • C. O diálogo com a linguagem publicitária e a cultura das celebridades.
  • D. Uso de materiais sintéticos como vinil, aço e espelhos em esculturas geométricas.
  • E. A adoção de uma visualidade mais gráfica do que pictórica.

Sobre o Teatro Antigo Greco-romano pode-se afirmar que:

I) Na tragédia Édipo Rei, de Sófocles, Édipo assassina o pai e se casa com a própria mãe, realizando a maldição que recaíra sobre ele.

II) Em Antígona, de Sófocles, ao lutar pelas honras fúnebres do irmão Polinices, Antígona desafia o rei Creontes e é emparedada viva.

III) Os Persas, de Ésquilo, retrata o desespero de Atossa, mãe de Xerxes, rei derrotado da Pérsia. Em suas oferendas e com a ajuda de um coro de anciãos, ela roga aos deuses, invocando o falecido marido Dario.

IV) Em Medeia de Ésquilo, Medeia mata os filhos para vingar-se de Jasão, que a abandonou.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Sobre o estilo Neoclássico, marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO:

I. ( ) A Revolução Francesa de 1789 ofereceu enorme impulso ao interesse dos artistas pela História e pelo desenvolvimento de pinturas que retratassem temas heroicos.

II. ( ) O pintor Jacques–Louis David (1748-1825), autor de Marat, foi considerado o artista “oficial” do governo revolucionário francês.

III. ( ) Francisco Goya (1746-1828), retratista da Corte Espanhola, afirmou sua independência das convenções do passado, tanto em suas pinturas quanto em suas gravuras. As feições em seus trabalhos eram cuidadosamente delicadas, tornando o retratado sempre belo e em situação de superioridade.

IV. ( ) O poeta inglês William Blake (1757-1827) desprezava a Arte oficial das Academias e recusava-se a aceitar seus padrões. Foi o primeiro artista, depois da Renascença, que se rebelou conscientemente contra os padrões impostos pela tradição.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, assinale a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, V, F, V
  • B. V, V, F, F
  • C. V, V, V, F
  • D. F, V, F, V
  • E. F, V, V, F

A exposição de Max Bill, em 1950 e 51, e a vinda da delegação suíça na 1ª Bienal de São Paulo, trouxeram ao país o ideário plástico que se projetava no construtivismo Russo e que serviu de estímulo e inspiração para o surgimento do movimento concretista brasileiro. A partir das observações levantadas por Walter Zanini, analise as afirmativas abaixo, referentes ao movimento da arte concreta que deu origem ao grupo Ruptura:

I) Fizeram parte do grupo artistas como Waldemar Cordeiro, Geraldo Barros, Kazmer Féjer e Anatol Wladislaw.

II) A arte não deve ser um fenômeno distanciado da vida prática. Dessa forma, os artistas do movimento exercem funções paralelas em atividades destinadas à indústria, como produção de marcas, logotipos, desenhos para tecidos, murais e propagandas.

III) Alguns artistas do grupo evoluíram sua arte na pesquisa de meios de comunicação que superam a dimensão unicamente visual, partindo para a participação concreta do observador em suas obras.

IV) O suplemento do Jornal do Brasil, de 1957 a 61, tornou-se um importante espaço de reflexão e de divulgação do movimento, patrocinando exposições do grupo fora do eixo Rio-São Paulo.

V) O grupo propôs um manifesto que radicalizou, no país, a atitude de uma arte abstrata de severos princípios construtivos, diante das formas de representação do mundo exterior e dos sistemas livres de não-figuração.

Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE informações sobre o grupo Ruptura de arte Concreta.

  • A. As alternativas II, III, IV e V
  • B. As alternativas II, III, IV e V
  • C. As alternativas III, IV e V
  • D. As alternativas I, III e IV
  • E. As alternativas I, II e V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...