Questões de Artes

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Relacionado às abordagens que o conceitualismo tomou na produção artística contemporânea em meados dos anos 60, a partir dos estudos de Michael Archer (2001), assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) nas afirmativas abaixo.

( ) Quando o artista opera sobre esse sistema, isso significa que todo o planejamento e as decisões são feitas de antemão, e a execução é uma questão de procedimento rotineiro. A ideia se torna uma máquina que faz a arte.

( ) O serialismo se apresenta assim como o entendimento de que a obra de arte final não deveria ilustrar ou estar subordinada a nenhuma outra coisa.

( ) O movimento acredita que o significado do objeto de arte existe, em certa medida, “fora” dele, em suas relações com seu meio ambiente.

( ) Propunha que as imagens podem ser reconhecidas como análogas à linguagem: uma obra de arte pode ser lida, funcionando também o seu inverso; as palavras podem ser, analogamente à imagem, vistas.

( ) Atuava em uma realidade social que, em termos de observação e tratamento, necessariamente esteve mais distanciado e reflexivo, mesmo compreendendo os produtos e implicações dessa cultura.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA iniciando de cima para baixo.

  • A. V, V, V, F, F
  • B. V, V, F, V, F
  • C. F, V, V, F, F
  • D. F, V, F, V, F
  • E. V, F, V, F, F

Sobre o Teatro Épico, considere as assertivas abaixo.

I) Brecht via no homem um produto da sociedade, determinado pelas macroestruturas sociais.

II) Uma instância narradora surge no palco.

III) Não possui caráter “exposicional”.

IV) Cada cena passa a fazer parte de um “inventário de argumentos” e da “exibição mais objetiva possível de um processo interno contraditório como um todo”.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Sobre as principais mudanças no ensino da Arte mencionadas por Ana Mae Barbosa e sobre como essas mudanças estão sendo percebidas pelos professores, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Maior compromisso com a cultura e com a história. Até os inícios dos anos de 1980, o compromisso da Arte na Escola era apenas o desenvolvimento da expressão pessoal do aluno. Hoje, à livre-expressão, a Arte-Educação acrescenta a livre-interpretação da obra de Arte como objetivo de ensino. O slogan modernista “Todos somos artistas” era utópico e foi substituído pela ideia de que todos podemos compreender e usufruir da Arte.
  • B. Ênfase na inter-relação entre o fazer, a leitura da obra de Arte (apreciação interpretativa) e a contextualização histórica, social, antropológica e/ou estética da obra. Só um saber consciente e informado torna possível a aprendizagem em Arte.
  • C. O conceito de criatividade também se ampliou. Pretende-se não só desenvolver a criatividade por intermédio do fazer Arte, mas também pelas leituras e interpretações das obras de Arte. Para o modernismo, dos fatores envolvidos na criatividade, o de máximo valor era a originalidade. Atualmente, a elaboração e a flexibilidade são extremamente valorizadas.
  • D. A necessidade de alfabetização visual vem confirmando a importância do papel da Arte na Escola. A leitura do discurso visual, que não se resume apenas à análise de forma, cor, linha, volume, equilíbrio, movimento, ritmo, mas principalmente é centrada na significação que esses atributos, em diferentes contextos, conferem à imagem, é um imperativo da contemporaneidade. Os modos de recepção da obra de Arte e da imagem, ao ampliarem o significado da própria obra, a ela se incorporam.
  • E. Arte-Educação Pós-moderna não apresenta compromisso com a diversidade cultural. Continuam a serem enfatizados os códigos europeus e norte-americanos brancos, sem muita atenção à diversidade de códigos em função de raças, etnias, gênero e classe social.

No transcorrer da arte contemporânea, de acordo com os escritos de Michael Archer (2001), foi possível verificar um deslocamento da ênfase dada na arte, do produto final para o seu processo de feitura. Dessa maneira, um reconhecimento da presença corporal do artista como fator crucial desse processo tornou-se quase inevitável. A partir dessa análise, assinale a alternativa que apresenta artistas que NÃO tiveram o corpo como proposta construtiva de sua arte.

  • A. Joseph beuys, Marina Abramovic
  • B. Vitor Acconi, Carolee Schneeman
  • C. Chris Burden, Bruce Nauman
  • D. Cindy Sherman, Barry Le Va
  • E. Morris Louis, James Rosenquist

Sobre o “Teatro Pós-dramático”, observe as seguintes afirmações.

I) É o mesmo que Teatro Épico.

II) O termo, cunhado por Josette Ferral, diz respeito ao Teatro Contemporâneo pós-anos 90.

III) O Teatro Contemporâneo passou por uma trajetória de consolidação da linguagem cênica durante o Século XX, desde o advento das Vanguardas até a enunciação dos princípios do Teatro Pós-dramático por Hans-Thies Lehmann.

IV) O Teatro pós-dramático se configura como um campo de experimentação e reflexão sobre o Teatro Contemporâneo.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, julgue os seguintes itens, no que concerne a diferentes modos e categorias de percepção e criação artístico-estética.

Para Luquet, diferentes processos cognitivos fazem que a percepção estética e a representação gráfica da criança e do adolescente sejam distintas das do adulto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relacione corretamente os artistas apresentados na primeira coluna com os movimentos artísticos correspondentes, os quais são apresentados na segunda coluna.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA com relação à segunda coluna.

  • A. III, V, I, II, IV
  • B. I, I, III, IV, V
  • C. I, IV, III, V, II
  • D. III, IV, I, II, V
  • E. IV, III, V, II, I

A partir da pesquisa apresentada por Israel Pedrosa sobre o universo das cores, associe as duas colunas, relacionando os conceitos a seus respectivos fundamentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA iniciando de cima para baixo.

  • A. I, II, III, IV, V
  • B. III, II, IV, V, I
  • C. IV, III, II, V, I
  • D. V, II, I, III, IV
  • E. V, II, I, IV, III

Ainda sobre o Teatro Pós-dramático, considere as assertivas a seguir.

I) São características do Teatro Pós-dramático: a fragmentação, a exacerbação da plasticidade sonora e visual, diálogos com o real, a ação performativa, a justaposição, o jogo de enquadramento.

II) O Teatro Pós-dramático se vale de referências e conquistas de diferentes encenadores do Século XX para lançar as suas bases.

III) São características do Teatro Pós-dramático: a linearidade, o drama absoluto, a diegese fechada, a identificação, a mimese.

IV) O Teatro Pós-dramático surgiu de um resgate aos princípios do realismo e suas dramaturgias de acusação.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, julgue os seguintes itens, no que concerne a diferentes modos e categorias de percepção e criação artístico-estética.

Na obra Dança da vida, de Münch, há ênfase no realismo objetivo, ficando em segundo plano, portanto, os conteúdos subjetivo e formal.

  • C. Certo
  • E. Errado
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