Questões de Artes

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Sobre o “Teatro do Absurdo” pode-se afirmar que:

I) O termo surgiu com Martin Esslin, crítico inglês que assim designou obras de Ionesco, Beckett e Adamov, articulando-as com a literatura de Albert Camus, cujo “absurdo” era um mote recorrente.

II) Destacam-se, enquanto influências para o Teatro do Absurdo: os mimodramas que atravessam a Idade Média com os saltimbancos e bobos, a Comédia dell’Arte, o Music Hall, o Vaudeville e as chamadas comédias nonsense, além de James Joyce, Franz Kafka, Chaplin, Buser Keaton, Alfred Jarry.

III) São obras de Samuel Beckett: A Cantora Careca, As Cadeiras, O rinoceronte, A Lição.

IV) São obras de Eugene Ionesco: Esperando Godot, Fim de Jogo, Última Gravação de Krapp, Dias Felizes, Não Eu.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Aquilo a que chamamos Arte Moderna nasceu de sentimentos de insatisfação e das várias soluções apontadas pelos artistas Paul Cèzanne, Vincente Van Gogh e Paul Gaugin. Considere as afirmações abaixo e marque a alternativa que correlaciona corretamente TEXTO/ARTISTA.

I. Sentia que a arte havia perdido o senso de equilíbrio e ordem, afirmava que a preocupação do impressionismo com o movimento fugaz os fez esquecer as sólidas e duradouras formas da natureza. O CUBISMO, originado na França, foi a solução proposta por esse artista.

II. Acreditava que, rendendo-se às impressões visuais e explorando somente as qualidades ópticas da luz e da cor, a Arte corria o perigo de perder a intensidade e a paixão através das quais o artista poderia expressar seus sentimentos e transmiti-los aos seus semelhantes. A solução converteu-se no EXPRESSIONISMO, que, na Alemanha, encontrou a sua principal resposta.

III. Estava profundamente insatisfeito com a vida e com a arte. Ambicionava realizar algo mais direto e simples e esperava encontrar, entre os primitivos, os meios para consegui-lo. A solução, para ele, culminaria nas diversas formas do PRIMITIVISMO.

  • A. I. Van Gogh; II. Gaugin; III. Cèzanne
  • B. I. Cèzanne; II. Gauguin; III. Van Gogh
  • C. I. Gaugin; II. Van Gogh; III. Cèzanne
  • D. I. Cèzanne; II. Van Gogh; III. Gaugin
  • E. I. Gaugin; II. Cèzanne; III. Van Gogh

Em suas pesquisas, o historiador Walter Zanine observa que, na segunda metade da década de 60, a arte brasileira vive um período de efervescência criativa e experimentações. Os artistas diversificaram suas obras, buscando a compreensão atualizada dos problemas plásticos constitutivos na arte, rompendo com as atitudes formalistas da obra. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a esse período da arte brasileira:

  • A. O Grupo Rex surgiu nesse período cujos princípios estéticos, marcados pelos happenings, ligavam-se às novas figurações e ao Grupo Fluxus, com uma atitude marcada pela irreverência, sobretudo em relação ao circuito de galerias.
  • B. Carlos Scliar cria o clube de gravura, destinado à tomada de posição ideológica por uma arte que desejava ser destinada ao povo, em um regionalismo contestador das manifestações antinacionais do abstracionismo.
  • C. A exposição Nova Objetividade marca o período, sendo considerada uma das mais significativas para o entendimento das vanguardas brasileiras. Foram expostos trabalhos que rompiam com a bidimensionalidade da pintura e em que a narrativa era comprometida com o tempo presente.
  • D. Na busca por um estado típico brasileiro, retornam ao cenário artístico as ideias antropofágicas de Oswald de Andrade, onde muitos artistas passaram a transcrever a aura político-social em suas representações abordando uma temática local.
  • E. O período é marcado pela precariedade de recursos materiais explorados na obra de arte. A perenidade dos objetos cedia à valoração da mensagem confinada.

O século XX assistiu à consolidação da cena teatral como uma poética autônoma em relação à literatura dramática. Houve nomes importantes, cada qual com o seu projeto estético e contribuição. Neste percurso, pode-se dizer que:

I) Meyerhold estudou modalidades diferentes de treinamento e partiturização atorais, formalizando “princípios que retornam” e organizando-os no que chamou “Antropologia Teatral”.

II) Eugênio Barba conta com um procedimento de treinamento atoral chamado Biomecânica. Uma marcante montagem, onde a estética deste procedimento aparece, é “O Inspetor Geral”.

III) Fundado por Judith Malina e Julian Beck nos EUA, nos anos 60 o “Living Theatre” tornouse um dos grupos mais importantes do mundo, com peças que circularam em mais de 40 países.

IV) No espetáculo “Paradise Now”, do “Living Theatre”, a repetição dos movimentos do coro em disposição circular evoca a visualidade de um ritual, reforçada pela repetição dos sons e gestos. Frases como to be free reforçam a ideia de libertação que o espetáculo veiculava.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

“Surrealismo” foi um termo cunhado em 1924 para expressar os anseios de muitos jovens artistas de criar algo mais real que a realidade em si. Sobre o movimento artístico intitulado Surrealismo, marque a opção INCORRETA.

  • A. O pintor espanhol Salvador Dali (1904-1989), considerado um dos maiores nomes do Surrealismo, passou muitos anos de sua vida nos Estados Unidos.
  • B. O pintor belga René Magritte (1898-1967) representava em suas pinturas uma completa ruptura com os hábitos mentais dos artistas que são prisioneiros do talento, do virtuosismo e de todas as pequenas especialidades técnicas. Em seus trabalhos encontramos imagens oníricas, precisas e com títulos confusos.
  • C. Muitos dos surrealistas, impressionados com os escritos de Freud, afirmavam: quando nossos pensamentos ficam entorpecidos, a criança e o selvagem que existem em nós passam a nos dominar.
  • D. Alberto Giacometti (1901-1966) é considerado um dos maiores representantes da escultura surrealista.
  • E. Os artistas surrealistas discordavam das ideias de Paul Klee quando este afirmava que um artista não deve planejar o seu trabalho, e sim deixá-lo crescer.

Ao analisar as obras de alguns artistas contemporâneos brasileiros, o crítico de Arte Tadeu Chiarelli faz uma analogia com a própria arte: “... é como resíduo que a arte deste século, em muitos casos, tem encontrado o seu sentido, seu único espaço de transcendência”. A partir dos escritos do crítico é CORRETO afirmar que o texto se refere:

  • A. À produção do artista Daniel Acosta sobre o não congelamento do tempo e do espaço real na escultura de relevo. (210 a 212)
  • B. Às gravuras de Laurita Salles, carregadas de história da gravura e da arte, que caminham na fenda entre a pintura e a escultura, ampliando assim o debate da arte no país. (217 e 218)
  • C. À obra de instalação e escultura da artista Iole de Freitas, cujas peças, expostas no gabinete de Arte SP, expandem os limites de tensão entre o corpo no tempo e no espaço na arte. (219 e 220)
  • D. À desconstrução dos postulados construtivos do desenho de Antônio Lizárragga, com o qual o artista, por meio dos espelhamentos que realiza, enfatiza a presença do fluxo do tempo na apreciação de suas obras.
  • E. À arte de Georgia Kyryakakis, que, ao incendiar seus objetos (considerados nem desenhos, nem esculturas, nem pintura), subtrai qualquer definição e conceito tradicional entre as modalidades artísticas, radicalizando sua obra, que se transforma em uma metáfora da arte.

Sobre a consolidação do teatro como poética autônoma em relação à literatura dramática durante o Século XX, considere as assertivas abaixo.

I) Bob Wilson com “Quartett” e “Hamlet”, Vitez com com “Andrômaca” e “Electra”; Peter Stein com “Agamemnon”; Frank Castorf com “Medeia”; Romeu Castellucci com “Oréstia” e “Julio César”: são exemplos de encenadores que desconstroem o texto dramático em função da autonomia da cena teatral.

II) Um dos importantes atores dos espetáculos de Peter Brook é Yoshi Oida, autor dos livros “O Ator Invisível” e “O Ator Errante”.

III) Em cenas de “A Tempestade” (Brook, 1990) podemos ver Yoshi Oida acentuando o desenho do movimento a título de conduzir o foco do espectador.

IV) Com um grupo híbrido de atores, diferentes formações e nacionalidades, Pina Bausch dirige montagens que marcaram a História do Teatro, como Mahabharata.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Os artistas Jasper Johns, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg e Andy Warhol são representantes do movimento artístico intitulado:

  • A. Op Art
  • B. Pop Art
  • C. Body Art
  • D. Fauvismo
  • E. Dadaísmo

A partir do tema Pop Arte, de acordo com o crítico Michel Archer (2001), assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) nas afirmativas a baixo.

( ) Os artistas utilizavam a ideia da arte como atividade expressiva das emoções, carregada de simbolismos da cultura visual de massa, dando ênfase na cor e na forma dos objetos.

( ) Pinturas subsequentes com múltiplas imagens e a repetição dos objetos reiteram a ideia da obra de arte como mercadoria.

( ) Por seu caráter jocoso e despreocupado, a Arte Pop norte-americana se mostrava indiferente à dimensão política da realidade que retratava.

( ) A Pop Art na Alemanha foi reconhecida como movimento do Realismo Capitalista. Artistas como Sigmas Polke e Gerhard Richter, que utilizavam imagens midiáticas como material-fonte para suas pinturas se enquadravam no movimento.

( ) Extraindo temas da banalidade dos estados Unidos urbanos, Warhol se apropriou de imagens associadas à morte, como desastres nos tablóides, vítimas de acidentes nas estradas, distúrbios raciais, criminosos mais procurados da América, para evidenciar seu caráter transformador e informativo.

A alternativa que corresponde à ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V, V, V, F, V
  • B. F, F, F, V, F
  • C. F, V, V, F, F
  • D. F, V, V, F, F
  • E. V, F, V, V, V

Sobre a consolidação do Teatro enquanto uma poética autônoma em relação à literatura dramática e as diversas contribuições, pode-se dizer que:

I) Coupeau, Jouvet, Pitöeff, Dullin, Baty e Vilar foram designados de “zeladores do texto”, pois o tinham como lugar de uma verdade a ser revelada, que encenação não poderia ofuscar. Ainda assim, atuaram na direção da renovação da arte da representação, quando propuseram o “palco nu” para o texto “respirar”;

II) Tadeusz Kantor retoma o conceito de Supermarionete de Gordon Craig, desenvolvendo-o em favor de suas ideias sobre o que chamou “Teatro da Morte”;

III) Barthes nos anos 60 defende que o texto é polissêmico (permite múltiplas interpretações e não a representação de uma verdade), fornecendo apoio teórico para a experimentação da multiplicidade de formas cênicas e para o procedimento que se nomeou “desconstrução” do texto dramático;

IV) No percurso de consolidação da poética teatral durante o Século XX, prevaleceu a ideia de que o texto dramático precisa ser compreendido para ser encenado.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
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