Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Archer, “O Minimalismo, um movimento usualmente mais identificado com a atividade escultural, pode então ser entendido, pelo menos em parte, como uma continuação da pintura por outros meios. Como muitos dos outros nomes de movimentos da história da arte moderna – Impressionismo, Fauvismo, Cubismo –, o rótulo “Minimalismo” foi aplicado por críticos aos trabalhos de [...]” (2012, p. 42).

Assinale a alternativa CORRETA, considerando a opção que contém apenas nomes de artistas ligados ao Movimento Minimalista.

  • A. Donald Judd; Robert Morris; Dan Flavin; Carl Andre.
  • B. Pablo Picasso; Juan Miró; Rebecca Horn; Susan Hiller.
  • C. Jackson Pollock; Anselm Kiefer; Eric Fischl; Julian Schnabel.
  • D. Susana Solano; Malcolm Morley; Howard Hodgkin; Philip Guston.
  • E. Leon Kossoff; Keith Haring; Frank Moore; David Wojnarowicz.

De acordo com o crítico Greenberg, a pintura, na primeira metade dos anos 60, passava por uma realização crítica e reflexiva de suas qualidades essenciais. Segundo a visão do crítico, artistas como Kenneth Noland e Morris Louis surgiam como sucessores do Expressionismo Abstrato, ao proporem pinturas com ausência de pinceladas visíveis, distribuídas sobre telas não preparadas, expostas ao brilho intenso da tinta acrílica. Esse estilo de pintura foi identificado como:

  • A. Color Assembly (Montagem de cor)
  • B. Action Painting (pintura de ação)
  • C. Color Field-Painting (Pintura de campo de cor)
  • D. Color Painting (pintura a cores)
  • E. Hard-edge (corte sólido)

Sobre o Teatro no Período Renascentista considere as seguintes afirmações.

I) No contexto de consolidação das nações e luta pela sua autonomia em relação à igreja, a dramaturgia volta-se para as conquistas estatais.

II) A ideia de hibris (excesso) e catarse (purificação através do sofrimento) de Aristóteles são utilizadas para justificar a presença do horror na encenação de fatos históricos.

III) Os atores passam a ter que se adaptar às regras da perspectiva e harmonia.

IV) Perde-se o interesse pelo elemento visual da cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Sobre a chamada “Arte Pública”, é INCORRETO afirmar:

  • A. nos anos de 1980, a arte pública mantinha intactos os mesmos propósitos de seus inícios na década de 1970.
  • B. nos EUA e na Europa, agências especializadas em arte pública começaram a se estabelecer na medida em que ela começava a se propagar. Onde os projetos públicos exigiam a inclusão de obras de arte, essas agências supervisionavam a seleção e o contrato do artista apropriado.
  • C. esquemas de “porcentagem para a arte” foram amplamente adotados, em que um por cento do custo total de qualquer empreendimento tinha que ser destinado a gastos com arte.
  • D. as tensões existentes entre o público em geral e a arte, ostensivamente concebida com o total bem-estar público em mente, ficaram patentes na discussão do destino do “Arco Inclinado” de Serra, encomendado em 1981 por um programa oficial para a Federal Plaza de Nova York.
  • E. embora alguns aspectos da arte pública insistissem na separação entre a cultura de galeria e a integridade demótica da emancipação da arte com relação a ela, havia muitos artistas cuja prática abarcava a galeria e o espaço público.

“...desafiava a ordem estabelecida das coisas e valorizava mais os processos da vida do artista que buscavam poesia na presença de materiais, do que os objetos que ofereciam apenas significado. O observador destas obras de arte, confrontado com o fato de sua existência, devia sentir-se igualmente livre para explorar a informação que elas ofereciam...”

O texto acima referese a uma reflexão produzida pelo crítico Michael Archer, ao analisar um movimento da arte contemporânea. A partir do texto é possível concluir que a análise se refere ao movimento contemporâneo:

  • A. Da Land Art
  • B. Da Arte Abjeta
  • C. Da Arte Minimalista
  • D. Da Arte Povera
  • E. Do Expressionismo Abstrato

Sobre Eugênio Barba, seus procedimentos e pensamento, considere as afirmações a seguir.

I) É diretor do “Odin Teatret”, fundador da ISTA (International School of Theatre Anthropology), autor de “A Arte Secreta do Ator” e “Canoa de Papel” e criador da Antropologia Teatral.

II) Acredita que a partiturização e as sequências fixas de movimento são um caminho para novas descobertas.

III) Acredita que o ator não deve dedicar-se à técnica, pois esta acaba com a espontaneidade.

IV) Postula que o ator precisa dilatar o seu corpo para estar em cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Nascida em 1946, a artista levou seu corpo aos seus limites físicos como modo de esvaziá-lo e deixá-lo em prontidão para uma experiência espiritual mais plena. Suas performances-solo no início dos anos de 1970, muitas delas chamadas de “Ritmos” devido a um trabalho anterior com instalações de som, requeriam que ela gritasse até ficar completamente rouca, dançasse até cair por esgotamento, fosse surrada por uma máquina de vento até desmaiar, que se flagelasse, que tomasse drogas alteradoras da mente e realizasse outros atos perigosos.

O texto acima se refere a:

  • A. Adrian Piper
  • B. Yoko Ono
  • C. Marina Abramovic
  • D. Gina Pane
  • E. Carolle Schneeman

No que se refere aos movimentos artísticos criados na arte contemporânea, associe as duas colunas, relacionando os movimentos artísticos a seus respectivos enfoques.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA iniciando de cima para baixo.

  • A. IV, III, II, I, V
  • B. IV, V, I, II, III
  • C. II, III, I, IV, V
  • D. I, V, IV, II, III
  • E. III, II, IV, V, I

Ainda sobre Eugênio Barba e seu pensamento, considere as afirmações abaixo.

I) Existem atores que atraem o espectador com uma energia que seduz sem mediação, ou seja, antes que o espectador tenha decifrado ações individuais ou entendido seus significados.

II) Quando um espectador ocidental observa um ator-bailarino oriental, cuja cultura, tradições e convenções cênicas não compreende, encontra-se diante de um vazio de significação que o seduz de um modo que precede a compreensão intelectual.

III) É importante que o ator treine a dilatação independente dos significados que as ações físicas venham a adquirir.

IV) Para ser seduzido, é necessário que o espectador compreenda a cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

O estilo dos grafites deveria servir como objetivo expressivo em suas obras. Ficou conhecido como “SAMO”, escrevendo este pseudônimo, numa campanha bem-sucedida de autopromoção, nas paredes externas dos melhores locais de exposição do mundo da arte. Suas pinturas eram cheias de palavras e frases que haviam sido riscadas, alteradas e substituídas por melhores versões. Longe de indicar indiferença ou irreflexão, esse difuso procedimento representava um esforço de esclarecimento e comunicação. Afirmou: “Eu considero apenas as palavras de que gosto, copiando-as repetidas vezes ou usando diagramas. Gosto de ter informação, e não apenas um toque de pincel”. Suas pinturas levam a uma áspera crítica aos EUA contemporâneos e à posição que neles ocupam os negros: “Os negros nunca são retratados de maneira realista, ou melhor, nem sequer são retratados na arte moderna, e eu estou feliz por fazê-lo”.

 Assinale a alternativa CORRETA com relação ao artista descrito no texto acima.

  • A. Heitor dos Prazeres
  • B. Jean-Michel Basquiat
  • C. David Wojnarowicz
  • D. Robert Gober
  • E. Jeff Koons
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...