Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em nenhuma outra época a cor foi tão empregada como em nosso século. As grandes indústrias e as empresas de corantes e de iluminação tornam cada vez mais ricas as possibilidades cromáticas, ao mesmo tempo em que o emprego estético das cores sugere novas especificidades na comunicação visual. (PEDROSA, 1997). Baseado nas pesquisas de Israel Pedrosa sobre o uso da cor vermelha, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre o Teatro no Período Romântico, pode-se dizer que:
I) utilizava-se da noção de Natureza enquanto força pulsional e desorganizacional (o oposto da noção de natureza ligada ao verossímil e a harmonia do ideário clássico);
II) acusava um processo de desintegração da forma e utilizava a ideia de um dentro enigmático, cujo caminho de acesso é misterioso;
III) postulava-se um processo de construção passo-a-passo onde as noções de harmonia e equilibro prevaleciam;
IV) uma das inspirações foi Shakespeare.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, julgue os seguintes itens, no que concerne a diferentes modos e categorias de percepção e criação artístico-estética.
Na apreensão crítica de uma obra expressiva como a Dança da vida, é imprescindível considerar também vertentes da história da arte que levem em conta a análise do conteúdo formal.Muitos foram os movimentos artísticos modernos que se apoiaram em questões filosóficas. O filósofo alemão Nietzche, ao fazer uma comparação da consciência com a existência, especifica que a consciência é entendida como vontade de existir em luta contra a rigidez dos esquemas lógicos, a inércia do passado que oprime o presente, a negativa total da história (ARGAN, 1992). Essa abordagem de pensamento exerceu grande influência sobre um dos movimentos artísticos europeus abaixo listados. Assinale-o:
Considere as afirmações abaixo quanto as ideias do Teatro Naturalista, também chamado Realista.
I) Tinha o objetivo de funcionar como um bisturi da sociedade e era ligado às dramaturgias de acusação.
II) Nasceu sobre a égide da recusa do Romantismo e Melodrama.
III) Estava relacionado ao nascimento da Sociologia como ciência.
IV) Postulava a abstração das formas, a deformação e o absurdo.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Surgido em um período identificado como funcionalismo, onde diferentes correntes artísticas tentaram definir a relação entre o funcionamento interno e a função social da arte, o Cubismo foi, sem dúvida, o primeiro movimento a analisar a estrutura funcional da arte. A partir da análise do crítico e historiador de arte Giulio Argan (1992), assinale a alternativa que NÃO corresponde com o Cubismo.
Ainda sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista, considere as afirmativas a seguir.
I) Pedia-se aos dramaturgos a coragem de descer às áreas mais sombrias da fome e da pobreza.
II) Era contra estereótipos e tipificações; queria a verdade e a verossimilhança.
III) Um dos seus impulsos foi o descontentamento crítico com os estereótipos do teatro comercial, na época invadido pela peça de sala de visita, a comédia de costumes e a adulação dos clássicos.
IV) Estava ligado às expressões da alma, ao gesto justo e ao desenho do movimento.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Dileusa Dinis Rodrigues, mais conhecida como Dila, é uma artista plástica autodidata, nascida no ano de 1939 no município de Humberto de Campos MA. A obra dessa artista aborda temas
Ao analisar, em seu livro O Retorno do Real, as produções artísticas entre o final de 1960 e meados de 1980, que tendem a encontrar fascínio na representação e no simulacro, como forma de atenuar a relação com o real, o autor Hal Foster considera que alguns movimentos foram criados como engodos do olhar. Eles servem como subterfúgio contra o real, uma arte empenhada não só em pacificar o real, mas também em selá-lo por trás da superfície, embalsamá-lo em suas aparências. Baseado nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que o autor se refere:
Considere ainda as questões abaixo, sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista.
I) A revolta de 1844 dos tecelões silesianos, retratada por Hauptmann em Os Tecelões, foi dirigida por Meyerhold, ajustando-se à atmosfera de crise social que impregnava toda a Europa nos anos 90.
II) A temporada de Antes da Aurora, de Hauptmann, causou reações fortes: os atores recebiam cartas de ameaça; e em uma das apresentações, durante a cena de trabalho de parto, onde os gritos vinham dos bastidores, um espectador levantou-se e, em meio protestos e aplausos, brandou um par de fórceps sobre a própria cabeça, simulando a técnica de retirar os bebês à força no momento do parto.
III) Em 1891 Artaud publicou A Essência do Ibsenismo, fazendo referência ao realismo de Ibsen, que se torna um modelo em oposição ao teatro comercial.
IV) Hauptmann foi chamado de Ibsen inteiramente desiludido, o verdadeiro capitão do bando negro dos realistas, que mostra a vida como ela realmente é, em seu completo horror.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...