Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Em nenhuma outra época a cor foi tão empregada como em nosso século. As grandes indústrias e as empresas de corantes e de iluminação tornam cada vez mais ricas as possibilidades cromáticas, ao mesmo tempo em que o emprego estético das cores sugere novas especificidades na comunicação visual.” (PEDROSA, 1997). Baseado nas pesquisas de Israel Pedrosa sobre o uso da cor vermelha, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Apresenta-se no espectro solar, sendo denominada cor fundamental, com alto grau de saturação, decorrendo daí sua maior visibilidade em comparação com as demais cores.
  • B. Para conseguir o clareamento tonal do matiz, utiliza-se a dessaturação através da mistura com o branco.
  • C. Através da utilização de contraste, se obtém uma cor mais vibrante e enérgica, quando aplicada sobre fundo preto.
  • D. Aplicada em pequenas proporções sobre fundo verde, agita-se e causa desagradável sensação de crepitação.
  • E. A partir da Comuna de Paris, o vermelho passou a simbolizar a revolução proletária e é atualmente identificado como símbolo ideológico.

Sobre o Teatro no Período Romântico, pode-se dizer que:

I) utilizava-se da noção de “Natureza” enquanto força pulsional e desorganizacional (o oposto da noção de natureza ligada ao verossímil e a harmonia do ideário clássico);

II) acusava um processo de “desintegração da forma” e utilizava a ideia de um “dentro” enigmático, cujo caminho de acesso é misterioso;

III) postulava-se um processo de construção passo-a-passo onde as noções de harmonia e equilibro prevaleciam;

IV) uma das inspirações foi Shakespeare.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, julgue os seguintes itens, no que concerne a diferentes modos e categorias de percepção e criação artístico-estética.

Na apreensão crítica de uma obra expressiva como a Dança da vida, é imprescindível considerar também vertentes da história da arte que levem em conta a análise do conteúdo formal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Muitos foram os movimentos artísticos modernos que se apoiaram em questões filosóficas. O filósofo alemão Nietzche, ao fazer uma comparação da consciência com a existência, especifica que a consciência é entendida como vontade de existir em luta contra a rigidez dos esquemas lógicos, a inércia do passado que oprime o presente, a negativa total da história (ARGAN, 1992). Essa abordagem de pensamento exerceu grande influência sobre um dos movimentos artísticos europeus abaixo listados. Assinale-o:

  • A. Cubismo
  • B. Futurismo
  • C. Impressionismo
  • D. Expressionismo
  • E. Surrealismo

Considere as afirmações abaixo quanto as ideias do Teatro Naturalista, também chamado Realista.

I) Tinha o objetivo de funcionar como um bisturi da sociedade e era ligado às “dramaturgias de acusação”.

II) Nasceu sobre a égide da recusa do Romantismo e Melodrama.

III) Estava relacionado ao nascimento da Sociologia como ciência.

IV) Postulava a abstração das formas, a deformação e o absurdo.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Surgido em um período identificado como funcionalismo, onde diferentes correntes artísticas tentaram definir a relação entre o funcionamento interno e a função social da arte, o Cubismo foi, sem dúvida, o primeiro movimento a analisar a estrutura funcional da arte. A partir da análise do crítico e historiador de arte Giulio Argan (1992), assinale a alternativa que NÃO corresponde com o Cubismo.

  • A. O movimento parte da hipótese de que a arte, como modelo de operação criativa, contribui para modificar as condições objetivas pelas quais a operação industrial é alienante.
  • B. Constitui-se sobre a absoluta irredutibilidade da arte ao sistema cultural vigente, portanto, seu anacronismo constitui um individualismo absoluto, que foi identificado pelos críticos da época como elitizado e de difícil assimilação.
  • C. Sua finalidade inicial foi transformar o quadro numa forma-objeto que possuísse uma realidade própria e autônoma e uma função específica própria.
  • D. Rejeitando qualquer efeito ilusório, e de cunho nitidamente realista, o movimento dá origem a um objeto em si, que é irredutível a qualquer outro, dotado de uma estrutura e de fundamentos próprios.
  • E. Gris substitui a teoria clássica do movimento por uma nova tendência chamada de sintético de estruturação da forma, baseada em valores, onde o objeto não constitui o problema, e este se apresenta na estrutura proporcional do espaço como equilíbrio de planos coloridos, assim o elemento que opera a síntese é a luz.

Ainda sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista, considere as afirmativas a seguir.

I) Pedia-se aos dramaturgos a coragem de “descer às áreas mais sombrias da fome e da pobreza”.

II) Era contra estereótipos e tipificações; queria a verdade e a verossimilhança.

III) Um dos seus impulsos foi o descontentamento crítico com os estereótipos do teatro comercial, na época invadido pela “peça de sala de visita, a comédia de costumes e a adulação dos clássicos”.

IV) Estava ligado às expressões da alma, ao gesto justo e ao desenho do movimento.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, IV
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Dileusa Dinis Rodrigues, mais conhecida como Dila, é uma artista plástica autodidata, nascida no ano de 1939 no município de Humberto de Campos – MA. A obra dessa artista aborda temas

  • A. presentes nas xilogravuras influenciadas pela Semana de Arte Moderna de 1922.
  • B. comuns ao cotidiano e à vida do nordestino em festas típicas, paisagens urbanas e rurais.
  • C. formais, principalmente abstratos e geométricos.
  • D. políticos, especialmente no que diz respeito a movimentos populares da década de 60 do século passado.
  • E. socioeconômicos, com particular atenção à questão da fome no Nordeste.

Ao analisar, em seu livro O Retorno do Real, as produções artísticas entre o final de 1960 e meados de 1980, que tendem a encontrar fascínio na representação e no simulacro, como forma de atenuar a relação com o real, o autor Hal Foster considera que alguns movimentos foram criados como engodos do olhar. Eles servem como subterfúgio contra o real, uma arte empenhada não só em pacificar o real, mas também em selá-lo por trás da superfície, embalsamá-lo em suas aparências. Baseado nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que o autor se refere:

  • A. À Arte Abjeta
  • B. À Arte Povera
  • C. Ao Hiper Realismo
  • D. Ao Minimalismo
  • E. À Arte Conceitual

Considere ainda as questões abaixo, sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista.

I) A revolta de 1844 dos tecelões silesianos, retratada por Hauptmann em “Os Tecelões”, foi dirigida por Meyerhold, ajustando-se à atmosfera de crise social que impregnava toda a Europa nos anos 90.

II) A temporada de “Antes da Aurora”, de Hauptmann, causou reações fortes: os atores recebiam cartas de ameaça; e em uma das apresentações, durante a cena de trabalho de parto, onde os gritos vinham dos bastidores, um espectador levantou-se e, em meio protestos e aplausos, brandou um par de fórceps sobre a própria cabeça, simulando a técnica de retirar os bebês à força no momento do parto.

III) Em 1891 Artaud publicou “A Essência do Ibsenismo”, fazendo referência ao realismo de Ibsen, que se torna um modelo em oposição ao teatro comercial.

IV) Hauptmann foi chamado de “Ibsen inteiramente desiludido”, “o verdadeiro capitão do bando negro dos realistas”, que mostra a vida como ela realmente é, em seu completo horror.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...