Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O modo de trabalhar o ensinar/aprender arte através de projetos tem uma dinâmica própria que poderá ser transformada e adequada às diferentes realidades de cada grupo de alunos, não se constituindo como método, mas como uma atitude pedagógica que envolve
o sentido sempre interdisciplinar que oportuniza tanto o grupo-classe a investigar um mesmo tema em diferentes áreas de conhecimento como os professores a desenvolverem o trabalho docente em parceria.
uma nova maneira de fazer do professor, na qual o planejamento seqüencial das aulas decorre do tema escolhido pelo grupo-classe a ser desenvolvido em paralelo ao planejamento anual que normatiza os objetivos e os conteúdos a serem cumpridos no decorrer do ano.
dar ênfase à aprendizagem de valores e atitudes mais do que conteúdos informativos.
a investigação do professor, que se coloca atento ao seu grupo-classe e ao conteúdo que quer ensinar e do grupo de alunos, que fica conectado e implicado no que deseja pesquisar.
a valorização da autonomia pessoal, o senso crítico e o sentido democrático de cidadania e participação.
"Combine-paintings" é o nome dado por um artista para as suas pinturas, em que são reutilizados materiais, numa combinação de objetos reais, como cadeiras, pneus de carro, animais empalhados, fotografias, reproduções de obras de arte e muitas outras coisas. É, sem dúvida, uma provocação para uma sociedade que só conhece o presente e despreza o passado. O artista que desenvolve esse tipo de trabalho é:
Victor Vasarely
Kenneth Noland
Georges Mathieu
Robert Rauchenberg
Na dinâmica do ensinar/aprender arte através de projetos, o sentido da aprendizagem não se produz de forma linear, sendo necessário a realização de momentos de sistematização do conhecimento em duas circunstâncias: ao encerrar cada aula ou quando termina-se um projeto. Isso implica
assumir o sentido da avaliação como parte do processo de aprendizagem.
utilizar como instrumento de avaliação a auto-avaliação escrita.
verificar o que foi e o que ainda não foi aprendido através de uma prova de avaliação.
elaborar uma avaliação informal com o objetivo de julgar o que deu certo ou errado no projeto.
criar um modelo de avaliação iniciante que identifique os interesses e faltas dos alunos durante o processo de aprendizagem.
Em A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte, as autoras propõem a nutrição estética com o objetivo de
provocar leituras que possam desencadear atividades de releitura de obras de arte ampliando o fazer artístico.
provocar leituras que possam desencadear um aprendizado de arte ampliando as redes de significação do fruidor.
promover o acesso a artistas vivos, contemporâneos e brasileiros.
promover atividades provocantes que geram o interesse dos alunos pela arte para pesquisa posterior.
Qual foi a lei que implantou o ensino de educação artística nas escolas brasileiras?
Lei de diretrizes e bases n.º 5692/71.
Lei n.º 1258.
Lei de diretrizes e bases n.º 5692/90.
Lei dos parâmetros curriculares.
Para responder às questões de números 30 e 31 considere as imagens abaixo.
Imagine que estas quatro obras foram selecionadas para uma Avaliação Iniciante com o objetivo de levantar o que os alunos já sabem. O que NÃO poderia ser referendado a partir delas?
Conhecer obras de diferentes culturas para encaminhar um possível projeto sobre a multiculturalidade.
Diferenciar obras bi e tridimensionais.
Perceber o uso de diferentes materiais e suas implicações na significação das obras.
Despertar interesse sobre o tema da figura humana para um projeto sobre o corpo na arte.
Reafirmar o conhecimento sobre retratos através dos auto-retratos acima dos respectivos artistas.
Considerando-se o seguinte conceito: a arte deve ser entendida a partir da relação do artista com o mundo e com os outros homens, resultante de uma forma peculiar que o ser humano tem de perceber, conhecer e expressar essa relação. Este conceito refere-se aos princípios da corrente teórica:
Estruturalista
Semiótica.
Fenomenológica.
Contextualista.
Para responder às questões de números 30 e 31 considere as imagens abaixo.
Observando-se as quatro obras pode-se afirmar que:
a arte produz imagens que valem em si e não pela sua relação (positiva ou negativa) com a realidade, mas a problematização de tal relação é indispensável para compreender-lhe exatamente o sentido.
há infinitas formas para representar a figura humana, mas em todas é imprescindível reconhecê-la como tema.
a figura humana foi utilizada como tema em todas as referidas obras, mas é apenas a materialidade da obra que determina a idéia da obra e a poética do artista.
conteúdo e forma se integram nestas esculturas que tem como fio condutor o mesmo estilo.
estas imagens foram utilizadas por Joseph Beyus para justificar seu conceito: "Pensar é esculpir".
Ao ensinar uma nova música a sua turma, o professor deverá:
Preparar a aula, executar a aula e avaliar a aula.
Bater ritmo, observar a letra, a melodia e escolher com os alunos as músicas.
Rever a música escolhida, observar a letra, a melodia e o ritmo.
Preparar a aula e estudá-la a fim de que esteja seguro da letra e melodia.
A banda rítmica é:
Formada por vários instrumentos, cordas, metais, sopro, percussão – passíveis de serem manejados pelas crianças.
Formada por vários instrumentos de percussão – utilizados por crianças e adolescentes que possuem algum conhecimento de ritmo e melodia.
Formada por um conjunto de instrumentos de percussão – passíveis de serem manejados pelas crianças.
Formada por vários instrumentos de sopro – utilizados por crianças e adolescentes que possuem conhecimento de ritmo e melodia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...