Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O estudo das músicas de diferentes povos é denominado
musicologia.
música de raiz.
música folclórica.
etnomusicologia.
história da música.
"Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural..."
Marilena Chauí
Uma reflexão a respeito da educação multicultural vem preocupando os professores de arte brasileiros. Segundo Ivone Mendes Richter, a educação multicultural caracteriza-se fundamentalmente por considerar a diversidade como:
problema que deve ser cuidadosamente trabalhado pelo professor
recurso metodológico para trabalhar a arte popular e o folclore
recurso e força para a educação, em vez de um problema
aspecto da formação do povo brasileiro
Considere as representações gráficas dos instrumentos brasileiros de origem africana.
a. Ganzá
b. Caxixi
c. Agogô
d. Reco-reco
A correta relação entre instrumentos e nomes é
c a b d
b d c a
c b a d
a c d b
a b c d
Brincadeira, experimentação e vivência são as relações da criança com o desenho que muitas vezes, são indecifráveis. Esses desenhos correspondem a:
desenvolvimento de habilidades manuais
gestos com a finalidade de expor seus pensamentos
dinamismo e flexibilidade desconectados do universo interno
atividade intensa do imaginário, numa conjunção de olho, mão e cérebro
Considere as afirmações abaixo.
I. A música de concerto contemporânea explorou conscientemente dimensões do tempo que contestam a escuta linear, negam a repetição e questionam o pulso rítmico.
II. O canto gregoriano é uma música para ser cantada, em princípio, por vozes masculinas em uníssono, à capela, na caixa de ressonância da igreja, sem acompanhamento instrumental.
III. Em 1913 foi apresentada no Teatro dos Champs- Elisées a Sagração da Primavera, diante da revolta e assombramento da platéia. Seu compositor, que insistia que �temos um dever com a música: o de inventá-la� foi Igor Stravinski.
IV. O processo de aproximação entre a música moderna do Ocidente e a tradição modal do Oriente começou sutilmente com Debussy, que conheceu músicas chinesas, javanesas, indianas, vietnamitas na Feira Mundial de Paris, por ocasião do centenário da Revolução Francesa. É correto o que se afirma em:
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Ao se observarem quadros modernos, tem-se a certeza de que os artistas possuem conhecimentos suficientes para desenhar "corretamente", embora possam ser encontradas falhas na exatidão da figura. O artista teria suas razões de fazer mudanças naquilo que viu. Para condenar o seu trabalho, é preciso ter o entendimento de suas reais intenções.
Observe esses dois trabalhos de Pablo Picasso.
Ao pintar o Galo Novo, Picasso pensou em:
buscar uma nova forma de representação
fazer a figura além de uma mera reprodução da aparência física
criar com rapidez, sem levar dias, meses ou até anos para ficar igual ao real
organizar o plano com traços rápidos e compor o fundo com manchas de forma irreal
Considere as afirmações abaixo.
I. Permite o registro para que a execução de uma peça musical possa ser corrigida, aperfeiçoada e executada.
II. Serve como apoio para a repetição e execução de obras musicais.
III. Torna a música mais compreensível, ao apresentar o seu lado matemático, ajudando a perceber sua estrutura e organização.
IV. Auxilia no ouvir e acompanhamento musical consciente.
Trata-se de:
escala musical.
pauta musical.
notação musical.
partitura musical tradicional.
notas musicais.
Além de ter criado a ilusão de profundidade numa superfície lisa, Giotto di Bondone tem grande importância pelo método utilizado, que se caracteriza por:
exposição de inexpressivas figuras, sem posicionamentos estratégicos
colocação de sombreados fortes, criando uma massa de volume dramática
apresentação das figuras que representavam uma cena como num palco
substituição da escrita pela imagem
"A criança aprende a formar seus próprios signos configuracionais principalmente por meio da observação do comportamento-de-fazer-signos-configuracionais de outras pessoas, por observar inicialmente que outras pessoas fazem desenhos, verificando a maneira pela qual são feitos, as razões pelas quais são feitos, as situações nas quais são feitos a variedade de signos configuracionais feitos e as diversas formas que os signos tomam em nossa cultura." Partindo desta premissa de Brent Wilson e Marjorie Wilson a respeito do comportamento do ato de desenhar, pode-se concluir que para os autores:
apresentar modelos para serem seguidos contribui para a ação de realizar signos visuais nas crianças.
as atividades de releitura de obras de arte com ênfase na cópia potencializam o ato de desenhar nas crianças.
oferecer desenho mimeografado é o modo mais adequado de levar a criança a imitar signos visuais.
as aulas de desenho devem se iniciar nos modelos acadêmicos pela aproximação espontânea com o desenho figurativo das crianças.
trabalhar com signos não figurativos é um procedimento metodológico adequado para alunos que tem dificuldades para construir signos visuais.
A Igreja Católica descobriu, no final do século XVII e no século XVIII, que a arte poderia servir para persuadir e converter. Convocaram-se artistas para grandiosas construções. Nesse período, os arquitetos usavam:
pilares e ornamentações baseados em relações matemáticas pré-estabelecidas
abóbadas trabalhadas com traçados de nervuras, com delgados pilares
colunas e frontões gregos e internamente um salão retangular
curvas e espirais, com excesso de ornamentação e movimento
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...