Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para a educação do próprio professor de dança em seus aspectos pedagógicos, saber história da dança é importante para

  • a.

    organizar as aulas com práticas de dança clássica do passado para releitura no presente.

  • b.

    enfatizar nos conteúdos programáticos, selecionando e inserindo nas aulas um artista bailarino ou coreógrafo e sua metodologia de preparação corporal.

  • c.

    preparar uma seqüência de aulas que leve os alunos a conhecer a dança de diferentes épocas e seu contexto étnico, social e cultural.

  • d.

    exercitar as coreografias de diferentes épocas e propostas de avaliação em dança.

  • e.

    fundamentar a prática docente, da montagem da "rede de saberes" às metodologias e propostas de avaliação em dança.

Além dos conteúdos formais, os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte definem conteúdos relativos a valores, normas e atitudes. Nessa perspectiva, é fundamental que o aluno:

  • A.

    utilize, como referência para sua criação pessoal, obras de arte consagradas pela história

  • B.

    reconheça a concentração e a solidão como atitudes inerentes ao processo de criação artística

  • C.

    desenvolva atitudes de autoconfiança nas tomadas de decisões em relação às produções pessoais

  • D.

    valorize o comportamento contemplativo como atitude necessária à apreciação significativa da obra de arte

Ela envolve um tipo de conhecer, que é um apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido. Tudo se passa ao mesmo tempo.

O texto acima de Fayga Ostrower refere-se a alguns aspectos da

  • a.

    Seletividade no processo criador.

  • b.

    Intuição.

  • c.

    Imaginação criativa.

  • d.

    Percepção

  • e.

    Materialidade.

Miriam Celeste Martins, quando diz que "...cor não existe para ser fria ou quente, primária ou secundária, mas para expressar estados da alma, para construir sutis mutações ou explodir com a sua materialidade...Linha não existe para ser sinuosa, reta ou quebrada, mas para expressar tensão, fluência, devaneio, rigor." , torna claro que, no ensino das artes visuais, a técnica além de ser experimentada, existe também para:

  • A.

    avaliar a compreensão dos conteúdos básicos da linguagem visual

  • B.

    demonstrar a habilidade do aluno no manejo da linguagem visual

  • C.

    sustentar e dar corpo às idéias que se desvelam pela linguagem visual

  • D.

    exercitar o contato com os elementos que compõem a linguagem visual

Baseando-se em Huizinga, que mostrou o papel fundamental do elemento lúdico, o processo de criação em arte pode ser concebido como jogo, o que vale dizer que ele é

  • a.

    afetado pelas incertezas das condutas, mas igualmente submetida a uma certa ordem de convenções, regularidade e indeterminação que garantem a riqueza e solidez da criação.

  • b.

    gerado pelas necessidades emocionais e baseia-se num meticuloso código de regras, absolutamente obrigatórias, que determinam a sofisticação e o requinte da criação.

  • c.

    um processo cultural que pode ser visto como uma brincadeira solitária que se desenvolve espontaneamente através do domínio e cumprimento de formas e regras artísticas que permitem a riqueza e a solidez da criação.

  • d.

    movido pelo repertório pessoal do indivíduo criador e é limitado pelo rigor das regras estéticas que se impõe constantemente impedindo a alteração para não estragar o resultado final da criação.

  • e.

    um pensamento que diferencia-se das atividades humanas sérias, mas que permite o exercício da liberdade pelo afastamento do mundo e recusa das normas habituais em busca da expressividade e da beleza.

Miriam Celeste diz: "A velocidade e superficialidade à qual o nosso olhar é exposto no cotidiano pede, de certa forma, o aprendizado de um olhar em outro ritmo e profundidade."

A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento desse "outro olhar", mais atento e crítico. É necessário, portanto, que o professor possibilite aos alunos a prática:

  • A.

    de diferentes técnicas de composição visual, através de exercícios de fixação

  • B.

    do pensamento visual tornado visível, materializado, através da forma e da matéria

  • C.

    do comportamento disciplinado, como pressuposto indispensável ao aprendizado do olhar

  • D.

    de atividades que permitam o reconhecimento dos conteúdos específicos da linguagem visual

Sobre a recepção nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, pode-se afirmar que o receptor está diante de obras que

  • a.

    visam a contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade.

  • b.

    despertam o corpo do receptor e a produção da significação pode ser prejudicada pela falta de conhecimento sobre a poética pessoal do artista.

  • c.

    visam uma convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica.

  • d.

    provocam apreensão sinestésica no receptor e a construção da significação exige uma familiaridade com os códigos da linguagem.

  • e.

    necessitam de uma mediação estética e a significação ocorre pela participação do público com perguntas sobre a temática da obra.

Uma professora de Artes Plásticas distribuiu bombons entre seus alunos, fazendo uma exigência: os alunos deveriam desembrulhar o bombom e observar os detalhes relacionados à sua forma e à composição visual da embalagem, como cor, textura, letras, desenho e sonoridade do papel. A partir das observações dos alunos, a professora trabalhou vários conceitos das artes visuais - como cor, textura, ponto e linha.

O professor pode trabalhar qualquer conceito estético a partir do cotidiano: embalagens, rótulos, fotografias, pedras, folhas. Nesta perspectiva, na organização do planejamento das aulas de Artes Plásticas, é indispensável que o professor valorize:

  • A.

    o saber artístico sistematizado do aluno

  • B.

    os conceitos trabalhados na série anterior

  • C.

    as experiências dos alunos com a natureza e culturas

  • D.

    a seqüência dos conteúdos a serem trabalhados naquela série

Sobre arte e tecnologia, é INCORRETO o que se afirma em:

  • a.

    As tecnologias interativas, as criações multimídias e a realidade virtual propiciam a interatividade, mas não favorecem a fruição do público, pois quando conectado a máquinas o fruidor está diante de um mundo imaterial.

  • b.

    Não podemos pensar a arte tecnológica fixados na idéia de suporte, papel, tela, pedra e qualidades como peso, dimensão, pigmento e outros componentes matéricos que se colocam para o artista plasmador, ou seja, para um artista que transforma matérias.

  • c.

    A Arte Interativa implica reorganizações profundas da sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação que exploram os recursos computacionais como uma linguagem própria e transcendem a arte da pura aparência.

  • d.

    O trabalho artístico não é mais a mera criatividade do artista, pois, quando distribuído na rede, cada indivíduo pode se conectar, agir e modificar a idéia proposta.

  • e.

    Na arte tecnológica, as ciências humanas não podem ser separadas das biológicas e se fundem às ciências exatas para refletir e gerar novas formas de existir que incorporam os efeitos das tecnologias.

Maria Heloísa C. de T. Ferraz e Maria F. de Rezende e Fusari afirmam: "Brincar na infância é o meio pelo qual a criança vai organizando suas experiências, descobrindo e recriando seus sentimentos e pensamento a respeito do mundo, das coisas e das pessoas". Assim, a atividade lúdica é uma opção metodológica fundamental nas aulas de arte. Segundo Vygotsky, na infância, a ação de brincar é fundamental, porque:

  • A.

    possibilita atividades prazerosas e criativas

  • B.

    cria uma zona de desenvolvimento proximal

  • C.

    controla a agitação que caracteriza essa fase de desenvolvimento

  • D.

    desenvolve a coordenação motora indispensável à construção da escrita

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...