Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um processo de leitura da obra de arte que tem sido usado em alguns museus brasileiros defende uma leitura que segue os seguintes passos: descrever, analisar, interpretar, fundamentar e revelar. O teórico que propõe esse processo de leitura é

  • a.

    Robert Saunders.

  • b.

    Edmund Burke Feldman.

  • c.

    Robert Ott.

  • d.

    Ana Mae Barbosa.

  • e.

    Elliot Eisner.

Podemos identificar na Ilha de Marajó, cinco fases arqueológicas. A quarta fase é a "marajoara" cuja produção de cerâmica apresenta vasos com interessantes criações, que servem para:

  • A.

    uso doméstico, sendo feitos de forma simples, e funerário, com decoração mais elaborada

  • B.

    ornamentação, apresentando desenhos de figuras humanas na parte superior

  • C.

    preparo de alimentos, com trabalhos de incisão formando desenhos

  • D.

    rituais funerários, com simples decoração em alto relevo

Considere as premissas abaixo.

I. Um objeto de pesquisa e estudo.

II. Uma seqüência de situações de aprendizagem.

III. A utilização dos códigos da linguagem da arte.

IV. O ato de desvelar/ampliar.

Para as autoras Martins, Picosque & Guerra, são premissas para um processo de ensino-aprendizagem em arte sob a ótica de projetos em ação o contido em

  • a.

    II, III e IV, apenas.

  • b.

    I, II, III e IV.

  • c.

    I e II, apenas.

  • d.

    I, II e III, apenas.

  • e.

    I e IV, apenas.

Os trabalhos abaixo são obras de alguns "artistas primitivos".

O movimento modernista tornou possível o reconhecimento desses artistas, que possuem como características:

  • A.

    utilização de material sofisticado e execução de forma simples

  • B.

    valorização de aspectos da localidade e aprofundamento de estudos

  • C.

    criação de recursos e técnicas próprias e, na maioria dos casos, autodidatismo

  • D.

    perpetuação do trabalho através de gerações e aplicação de técnicas elaboradas

Para responder às questões de números 24 e 25 considere as três obras abaixo.

 

Observando as obras acima pode-se afirmar que:

  • a.

    a perspectiva representa uma esquematização de dados matemáticos que era desconhecida na Idade Média.

  • b.

    a perspectiva é um conceito unificador que se mostra como o mais adequado para dimensionar a natureza do espaço.

  • c.

    na Idade Média e no Barroco a perspectiva não era importante, ao contrário do Renascimento, pois a narrativa dominava a cena.

  • d.

    a perspectiva não é uma configuração realista do espaço e sim racionalista, constituindo-se uma esquematização cultural, com significados e valores próprios.

  • e.

    no Barroco, para além da perspectiva medieval e renascentista, o ponto de fuga se colocava no centro ótico da tela.

Observe o quadro abaixo:

Trata-se da "A carroça de feno" pintada em 1821, por John Constable, pintor naturalista.

A preferência por paisagens, comum entre naturalistas, deveu-se, principalmente, a:

  • A.

    revolução industrial que destruiu a tradição dos objetos feitos a mão

  • B.

    construção de prédios civis porque a igreja católica estava bem difundida

  • C.

    transformação do estudo nas academias porque difundiram o gosto pela paisagem

  • D.

    imposição do mercado, devido ao movimento da Reforma, que lutou contra as imagens

Para responder às questões de números 24 e 25 considere as três obras abaixo.

 

As três obras poderiam gerar diferentes propostas de leitura e de produções a partir de diferentes metodologias difundidas por Ana Mae Barbosa em seu livro: A imagem no ensino da arte. Partindo da metodologia preconizada por Feldman, a proposta incluiria:

  • a.

    o trabalho apenas com obras modernistas e contemporâneas.

  • b.

    cada obra analisada separadamente, para o aprofundamento necessário.

  • c.

    partir do descrever, analisar, interpretar e fundamentar de cada obra isoladamente.

  • d.

    as releituras de cada obra analisadas para se chegar à conclusões e julgamentos sobre elas, considerando especialmente a estética, a crítica, a história da arte e o trabalho em ateliê .

  • e.

    as três obras seriam analisadas, permitindo a leitura comparada de problemas visuais propostos de maneira similar ou diversa nas diferentes obras.

Lúcio Costa, chefe da equipe do projeto de construção da sede do Ministério de Educação e Saúde, convidou Le Corbusier a dar um parecer sobre o projeto. Essa contribuição acabou influenciando a arquitetura do edifício, também conhecido por Palácio Capanema.

A importância do trabalho de Le Corbusier está relacionada à:

  • A.

    concepção do espaço contínuo que interliga a arquitetura com que a circunda

  • B.

    eliminação de qualquer "retórica" da construção, quer seja tradicional ou moderna

  • C.

    revolução contra uma cultura envelhecida, imunizando qualquer corrupção e impureza

  • D.

    negativa da existência de uma relação entre a arte e a história, sem carregar o peso dos longos anos de arte

Para Walter Benjamin, citado por Lúcia Santaella em (arte) & (cultura) equívocos do elitismo, o cinema é a forma de arte que corresponde à vida cada vez mais perigosa, destinada ao homem de hoje. A necessidade de se submeter a efeitos de choque constitui uma adaptação do homem aos perigos que o ameaçam. O cinema equivale a modificações profundas no aparelho receptivo, aquelas mesmas que vivem atualmente, no curso da existência privada, o primeiro transeunte surgido numa rua de grande cidade e, no curso da história, qualquer cidadão de um Estado contemporâneo. Partindo de sua idéia sobre cinema e pensando sobre o ensino de arte, o que Walter Benjamin poderia ter dito sobre a TV e a internet se tivesse vivido para vê-los?

  • a.

    Promovida por imperativos econômicos-políticos, estes meios facilitam a manipulação e a despolitização.

  • b.

    Os meios de reprodução de linguagem não são apenas meios de consumo, mas são, simultaneamente, meios de produção.

  • c.

    Voltadas para a ação e não para a contemplação, para o global e não para o regional, os novos meios levam à massificação.

  • d.

    Alienação é o perigo maior destes novos meios, pois devora quaisquer outras alternativas de estímulo ao desenvolvimento de outras formas de produção e criação de linguagens e mensagens.

  • e.

    O olhar se move sobre as telas e monitores de modo superficial, consumista e com muita rapidez, o que prejudica a contemplação de obras de arte.

Lúcio Fontana modela grandes esferas e as fragmenta. Ao pintar, espalha tinta na tela e dá cortes na superfície. Esses gestos significam:

  • A.

    fortalecimento de uma forma artística

  • B.

    relação do espaço da ciência com o senso comum

  • C.

    destruição da simulação espacial própria à escultura e pintura

  • D.

    retomada dos aspectos já realizados no início do modernismo

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...