Questões de Artes

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Papéis possuem gramatura, o que expressa seu peso em g/m², isso significa que o valor indicado é o de uma folha de 1 m² medido em gramas. Alguns papéis têm seu peso expresso em quilogramas e, nesse caso, o peso é o de uma resma em tamanho padrão.

No caso da produção de um livro, com 128 páginas, com conteúdo integralmente em preto e branco, somente com texto e gráficos simples, a gramatura indicada para um papel do tipo offset para a impressão do miolo é:

  • A. 45 g/m²;
  • B. 90 g/m²;
  • C. 120 g/m²;
  • D. 180 g/m²;
  • E. 240 g/m².

A indústria papeleira brasileira trabalha seus formatos sobre as normas da ABNT, que, além de um padrão brasileiro, incorporou parte das normas alemãs DIN – Deutsche Industrie Norm.

A opção abaixo que apresenta as denominações básicas apenas das chamadas Séries Brasil é:

  • A. AA e BB;
  • B. A e B;
  • C. AA, BB e CC;
  • D. A, B e C;
  • E. A0, B0 e C0.

Os custos gráficos são determinantes na escolha do sistema de provas em um trabalho impresso. A proximidade de cores, a viabilidade de execução, a necessidade de exatidão das provas e toda uma série de questões deve ser considerada para a escolha do sistema a ser utilizado.

No que se refere apenas ao aspecto econômico, a opção de menor custeio são as provas:

  • A. contratuais;
  • B. de máquina;
  • C. digitais;
  • D. virtuais;
  • E. de prelo.

O setor de fotolito sofreu uma profunda série de modificações nas duas últimas décadas, em especial com a adoção de sistemas de gravação direta de chapas e de impressão direta, que praticamente eliminaram da indústria gráfica os filmes fotográficos.

Mesmo que atualmente a preparação das imagens para a reprodução impressa possa ser integralmente realizada em ambiente digital, e que raramente as técnicas tradicionais de reprodução fotográfica da imagem ainda sejam utilizadas, o nome fotolito é originário das primeiras transferências fotográficas sobre:

  • A. placas de vidro;
  • B. chapas calcográficas;
  • C. clichês tipográficos;
  • D. mantas flexográficas;
  • E. pedras litográficas.

O moiré é um defeito que provoca manchas regulares na imagem, causadas pela sobreimpressão das linhas de retículas convencionais nas diferentes cores de um impresso. A relação correta entre a angulação das retículas é fundamental para a boa impressão das imagens com mais de uma cor. Para que não ocorra a formação do moiré, é indicado que cada cor seja impressa com suas linhas de pontos em determinada inclinação. O preto, como a cor mais escura do conjunto, deve ter suas linhas na angulação que torna menos visível a interação com as demais cores; o amarelo, como a cor mais clara do conjunto, pode ter suas linhas na angulação que torna mais visível a interação com as demais cores, pois assim o moiré fica praticamente imperceptível.

As angulações corretas de aplicação das retículas convencionais nas cores preto e amarelo são:

  • A. 30º e 75º;
  • B. 45º e 75º;
  • C. 45º e 90º;
  • D. 75º e 90º;
  • E. 75º e 105º.

Desde os anos 1960, a empresa Pantone desenvolveu um guia de cores especiais para uso na indústria gráfica, padrão esse que hoje é aceito e utilizado universalmente. Nas últimas décadas, padrões desenvolvidos pela mesma empresa passaram a ser adotados em outros setores, como o têxtil, o de plásticos, o de arquitetura e o digital. A Pantone possui guias diversos para cada um desses setores.

O guia básico específico de cores especiais para a área gráfica é denominado:

  • A. color manager;
  • B. formula guide;
  • C. pantoneview colour planner;
  • D. CMYK coated & uncoated;
  • E. skintone.

O offset é um dos processos mais versáteis de impressão, e essa versatilidade garante o atual domínio do mercado gráfico. Por isso mesmo, é muito importante conhecer as vantagens e desvantagens desse processo.

Entre as vantagens exclusivas do processo de impressão offset, destaca-se:

  • A. a existência de equipamentos planos e rotativos;
  • B. ser o processo com os equipamentos mais velozes na impressão;
  • C. a facilidade para imprimir áreas chapadas com cores densas com alta qualidade;
  • D. ser o processo com a reprodução mais fidedigna de detalhes;
  • E. a facilitação da estabilidade dimensional do suporte de impressão.

Quando surgiram, os sistemas de impressão digitais avançaram criando nichos de mercado novos para sua aplicação. No atual momento, avançam sobres setores que tradicionalmente são atendidos pelos processos convencionais, como o de gigantografia. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Em razão de não usarem fotolitos e matrizes físicas, esses sistemas apresentam custo por cópia menor que os analógicos.

II. Viabilizaram a impressão por demanda e a produção de tiragens muito pequenas no mercado editorial.

III. Os insumos (tonner/papel) são mais baratos do que os da impressão offset.

IV. Em razão do controle por softwares específicos, permitiram a impressão de dados variáveis.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente I e II;
  • B. somente I, II e IV;
  • C. somente I, III e IV;
  • D. somente II, III e IV;
  • E. somente II e IV.

Os processos de impressão digitais inicialmente criaram novas opções de impresso ao ingressarem no mercado. Nos últimos anos os plotters de impressão em grande formato começaram a competir com a gigantografia na impressão de outdoors, que tradicionalmente são impressos em offset ou serigrafia.

As novas peças apresentam como maiores vantagens:

  • A. o uso de tintas com solventes variados que permitem a escolha mais adequada para o local de exposição da peça;
  • B. a simplificação da aplicação e instalação da peça e a ampliação da durabilidade;
  • C. o uso do recorte eletrônico para a produção dos textos, que ganham uma maior legibilidade;
  • D. a impressão sobre substratos variados como lona, vinil adesivo, papel couchê, tecido, papel fotográfico, etc.;
  • E. a diversidade de largura dos materiais impressos, o que atende peças com formatos dos pequenos aos maiores.

Muitos livros têm a sua encadernação realizada sem costura, com a aplicação de colas especiais que fazem a fixação de todas as páginas e delas à capa. Alguns outros são encadernados por grampeamento, com a aplicação de pontos metálicos, seja na lombada ou lateralmente. Há ainda os que são encadernados com seus cadernos sendo costurados e as capas aplicadas por colagem. Existe a possibilidade de encadernar livros com espirais plásticas. Isso sem falar no uso da encadernação de capa dura, mais tradicional e luxuosa.

Com relação aos livros com manuseio mais intenso, o indicado é que sejam encadernados:

  • A. sem costura, apenas com colagem;
  • B. por grampeamento, com aplicação de pontos metálicos;
  • C. com costura dos cadernos e colagem das capas;
  • D. com aplicação de espirais plásticas;
  • E. com uso de capa dura.
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