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O processo que transforma a imagem fotografada em negativo é denominado revelação. Para uma revelação eficiente, deve-se obedecer a uma série de etapas, utilizando os produtos químicos corretos. A respeito da revelação de um filme preto-e-branco, julgue os itens seguintes.
Tão logo termine o tempo requerido para revelação, ela deve ser interrompida. Essa interrupção pode ser feita com o uso do citrato de potássio.
O processo que transforma a imagem fotografada em negativo é denominado revelação. Para uma revelação eficiente, deve-se obedecer a uma série de etapas, utilizando os produtos químicos corretos. A respeito da revelação de um filme preto-e-branco, julgue os itens seguintes.
Depois de interrompida a revelação, deve-se utilizar um fixador. Esse produto elimina os haletos de prata que não foram atingidos pela luz durante a exposição fotográfica. Após o uso, o fixador deve ser descartado porque não pode ser reutilizado em outro filme.
O processo que transforma a imagem fotografada em negativo é denominado revelação. Para uma revelação eficiente, deve-se obedecer a uma série de etapas, utilizando os produtos químicos corretos. A respeito da revelação de um filme preto-e-branco, julgue os itens seguintes.
No fim do processo de revelação, é necessário lavar os negativos para retirar qualquer resíduo químico remanescente. Nessa lavagem, deve-se usar água corrente.
O processo que transforma a imagem fotografada em negativo é denominado revelação. Para uma revelação eficiente, deve-se obedecer a uma série de etapas, utilizando os produtos químicos corretos. A respeito da revelação de um filme preto-e-branco, julgue os itens seguintes.
Após o filme ser lavado, deve-se fazer uso de uma solução umectante, a fim de se evitar que apareçam marcas e manchas no filme durante a sua secagem. Para secar adequadamente, é indicado que o filme seja pendurado por uma de suas extremidades e na ponta oposta seja fixado um peso.
"A preocupação com a educação em arte tem mobilizado pesquisadores, professores, estetas e artistas, os quais vêm procurando fundamentar e intervir nessas práticas educativas. No Brasil, desde o final dos anos 80, têm-se divulgado inúmeros trabalhos desta ordem, tanto aqueles elaborados aqui quanto os de outros países. São propostas que refletem atuações em arte".
(C. de T. Ferraz e de Rezende e Fuzari, 1993)
Leia e assinale a alternativa INCORRETA em relação ao texto acima.
Há uma despreocupação com as necessidades psicológicas dos alunos ou suas necessidades e problemas ambientais, comunitários e sociais;
Existe no ensino e aprendizagem pensados a partir da própria arte, como um sistema de conhecimento do mundo; no conhecimento da arte advindo do fazer artístico e também da apreciação e história da arte;
Há nas articulações dos atos perceptivos e verbalizadores dos alunos como base da experiência estética;
Existe nos alcances e limites da interdisciplinaridade e entre os diversos métodos de ensinar aprender arte;
Há nas necessidades de mudança da formação do educador de arte.
"Quando praticamos o ensino e a aprendizagem da arte, na escola, surgem, também, questões que se referem ao seu processo educacional. Uma delas diz respeito aos posicionamentos que assumimos sobre os modos de encaminhar esse trabalho consonância com os objetivos de um processo educativo escolarizado que atenda às necessidades de cultura artística no mundo contemporâneo."
(C. de T. Ferraz e de Rezende e Fuzari, 1993).
Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda (pedagogias) com as descrições à direita (descrições).
Assinale a alternativa CORRETA.
1-B, C e D;
2-A, E e H;
3-F, G e I.
1- B, E e H;
2- A, C e F;
3-D, G e I.
1-A, C e F;
2-B, E e H;
3-D, G e I.
1- A
2- B, I e G;
3-D, F e E.
1- D, G e I;
2- A, C e F;
3- B, E e H.
"Apenas um ensino criador, que favoreça a integração entre a aprendizagem racional e estética dos alunos, poderá contribuir para o exercício conjunto complementar da razão e sonho, no qual conhecer é também maravilhar-se, divertir- se, brincar com o desconhecido, arriscar hipóteses ousadas, trabalhar duro, esforçar-se com descobertas. Com o objetivo de relacionar a arte com a formação dos alunos do ensino fundamental, serão apresentadas algumas características do fenômeno artístico."
(PCN-Arte, 1997)
Com relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, é INCORRETA a alternativa.
A obra de arte situa-se no ponto de encontro entre o particular e o universal da experiência humana.
A obra de arte revela para o artista e para o espectador uma possibilidade de existência e comunicação, além da realidade de fatos e relações habitualmente conhecidos.
A forma artística fala por si mesma, independente e vai além do artista.
A percepção estética não interfere na comunicação artística.
A personalidade é ingrediente que se transforma em gesto criador, fazendo parte da substância mesma da obra.
"Multiculturalismo é o denominador comum dos movimentos atuais em direção à educação em todo mundo. O equilíbrio, a configuração de uma identidade cultural e a flexibilidade para a diversidade cultural é um objetivo e, provavelmente, uma utopia, que colocará a educação em movimento constante, porque nem identidade nem os elementos do meio ambiente cultural são fixos."... "Hoje a necessidade de uma educação democrática está sendo reivindicada internacionalmente. Contudo, somente uma educação que fortalece a diversidade cultural pode ser entendida como democrática. Procurar igualdade, sem considerar as diferenças, é obter uma pasteurização homogeneizante."
(Ana Mae, 1998)
Considerando a citação acima, analise os itens abaixo:
I. Preceito de classe é ainda o grande inimigo do multiculturalismo no terceiro mundo. Tudo o que é feito pelo pobre é artesanato e não arte.
II. Os museus de arte do Terceiro Mundo são os mais ativos na quebra da divisão de classes na produção artística.
III. Os estudos de multiculturalidade, diversidade cultural e até de história cultural produzidas pelo Primeiro Mundo, não ajudam muito o Terceiro Mundo, porque são respostas a problemas de sua sociedade.
IV. No Brasil não há necessidade de estimularmos o multiculturalismo, pois é coisa de feminista histérica ou "crioulo".
Assinale a alternativa INCORRETA.
Todas as assertivas estão incorretas.
Todas as assertivas estão corretas.
I e IV são as únicas incorretas.
I e II são as únicas incorretas.
I e III são as únicas incorretas.
Ana Mae (1998) aborda a questão da Multiculturalidade indagando "por que o professor de arte precisa trazer para sua sala de aula a preocupação com as diferenças culturais? A resposta, embora pareça óbvia, foi até agora pouco considerada pelos educadores: em uma sala de aula, especialmente na escola pública, inter-relacionam-se indivíduos de diferentes grupos culturais que terão sempre que lidar com os outros indivíduos também de diferentes culturas e subculturas.
Os grupos culturais que se imbricam podem ser identificados pela raça, gênero, opção sexual, idade, locação geográfica, renda, classe social, ocupação, educação, religião, etc.
As principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte são:
1. Como diferentes grupos culturais podem encontrar um lugar para a arte em suas vidas?
2. Entender que grupos culturais diferentes têm também necessidade de arte, embora o próprio conceito de arte possa diferir de um grupo cultural para o outro."
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à atitude, estimulada pelo professor, no ensino de arte com respeito à multiculturalidade que deve levar o aluno a
compreender que a arte não pode conferir identidade às pessoas através de símbolos.
sensibilizar para problemas de deficiência física e diferenças de raça, nacionalidade e naturalidade, classe social, religião.
libertar-se de atitudes discriminatórias em relação a pessoas de origem étnica e/ou cultural diferentes.
ser capaz de responder à diversidade racial, cultural e de gênero de maneira positiva e socialmente responsável.
contextualizar produtos e valores estéticos, pois só ai, a atitude multiculturalista é desenvolvida
Para promover uma educação multiculturalista crítica em arte não é necessário
promover o entendimento de cruzamentos culturais, através da identificação de similaridades, particularmente nos papéis e funções da arte, dentro e entre grupos culturais.
não incluir, em todos os aspectos do ensino da arte (produção, apreciação e contextualização), problematizações acerca de etnocentrismo, estereótipos culturais, preconceito, discriminação e racismo.
examinar a dinâmica de diferentes culturas.
desenvolver a consciência acerca dos mecanismos de manutenção da cultura dentro de grupos sociais.
destacar a relevância da informação para flexibilização do gosto e do juízo acerca de outras culturas.
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