Questões de Artes do ano 2006

Lista completa de Questões de Artes do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao desenvolver atividades de Expressão Verbal, buscando o aprimoramento do relacionamento e o ritmo grupal, através, por exemplo, de recitação coral, o professor mediador estará visando:

I. Relacionar os tipos de movimentos que identificam os personagens.

II. Relacionar os tipos de sons.

III. Relacionar os tipos de objetos, lugares, ambientes.

Que correspondem respectivamente a que elementos expressivos:

  • A.

    Gestos, sonoplastia e plástica.

  • B.

    Jogo dramático, marcação e improvisação espontânea.

  • C.

    Imitação, interpretação e figurino.

  • D.

    Espaço cênico, descontração e cenário.

  • E.

    Concentração, conflito dramático, fábula.

O ensino da arte deve propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico permitindo ao aluno a ampliação da sua sensibilidade, percepção, reflexão e a imaginação, aprender arte envolve, exceto.

  • A.

    Basicamente fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles.

  • B.

    Conhecer, apreciar refletir sobre as formas na natureza.

  • C.

    Conhecer sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.

  • D.

    O ensino da arte engloba tanto suas especificidades quanto o que se refere a arte como manifestação humana.

  • E.

    Circunscrever as artes no Ensino fundamental a apenas duas linguagens: Dança e Teatro.

A circunscrição das artes no ensino fundamental, destaca quatro linguagens. Entre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta essas quatro linguagens.

  • A.

    Desenho, pintura, artesanato popular e arquitetura.

  • B.

    Danças folclóricas, artesanato popular, desenho e mamulengo.

  • C.

    Ritmos populares, música erudita, escultura e desenho.

  • D.

    Artes visuais, dança, música e teatro.

  • E.

    Arquitetura barroca, pintura renascentista, samba e cerâmica.

"A música sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades pela possibilidade de uma escuta simultânea de toda produção mundial por meio de disco, fitas, rádio, televisão, computador, jogos eletrônicos, cinema, publicidade, etc.

Qualquer proposta de ensino que considere essa diversidade precisa abrir espaço para o aluno trazer música para sala de aula, acolhendo-a, contextualizando-a e oferecendo acesso a obras que possam ser significativas para o seu desenvolvimento pessoal e atividades de apreciação e produção. A diversidade permite ao aluno a construção de hipóteses sobre o lugar de cada obra no patrimônio musical da humanidade, aprimorando sua condição de avaliar a qualidade das próprias produções e dos outros."

(PCN-Arte, 1997)

Assinale a única alternativa INCORRETA com relação ao ensino da música.

  • A.

    O processo de criação de uma composição é conduzido pela intenção do compositor a partir de um projeto musical. Ele pode compor pela combinação com outras linguagens, como acontece na canção, na trilha sonora para cinema, no jingle para publicidade, na música para dança ou rituais.

  • B.

    As improvisações situam-se entre as composições e as interpretações. São momentos de composição coincidindo com momentos de interpretação.

  • C.

    Nas produções em sala de aula, não é importante compreender claramente a diferença entre composição e interpretação.

  • D.

    A canção oferece ainda a possibilidade de contato com toda a riqueza e profusão de ritmos do Brasil e do mundo, que nela se manifestam, principalmente por meio de um dos seus elementos: o arranjo de base.

  • E.

    Para que a atividade da música possa ser fundamental na formação de cidadãos, é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula.

"A brincadeira infantil é a forma infantil da habilidade humana para lidar com a experiência através de situações modelares e para dominar a realidade através da experimentação do planejamento" ... "Através do brinquedo, a criança inicia sua integração social; aprende a conviver com os outros, a situar-se frente ao mundo que a cerca. Ela se exercita brincando."

(Luise Weiss, 1989)

Analise as questões abaixo e marque que não corrobora o texto acima:

  • A.

    Brincando, a criança desenvolve os seus lados emocional e afetivo bem como algumas áreas do domínio cognitivo, tais como a capacidade de síntese, o jogo simbólico etc

  • B.

    Essa integração plena do ato lúdico entre aprender e brincar é rompida gradativamente, impondo-se à criança a hora de brincar e a hora de aprender.

  • C.

    Trabalhar, numa sociedade competitiva, é uma atividade superior. Brincar não rende dinheiro, não é lucrativo, enquanto que trabalhar significa competir, 'sobreviver'.

  • D.

    No universo escolar, as aulas de artes são colocadas após as aulas de Matemática, Física e Português, para contrabalançar as disciplinas sérias, aquelas que preparam para o futuro para o vestibular.

  • E.

    A indústria dos brinquedos transforma a criança num pequeno proprietário aburguesado que nem sequer tem que inventar os mecanismos de causalidade adulta,pois lhe são fornecidos prontos: Ela só tem de utilizá-los, nunca há um caminho a percorrer.

"A questão central do ensino de Arte no Brasil diz respeito a um enorme descompasso entre a produção teórica, que tem um trajeto de constante perguntas e formulações, e o acesso dos professores a essa produção, que é dificultado pela fragilidade de sua formação, pela pequena quantidade de livros editados sobre o assunto, sem falar nas inúmeras visões preconcebidas que reduzem a atividade artística na escola a verniz de superfície, que visa às comemorações de datas cívicas e enfeitar o cotidiano escolar."

(PCN-Arte, 1997)

Considerando a citação acima, assinale "V" para verdadeiro e "F" para falso.

[ ] Em muitas escolas ainda se utiliza, por exemplo, o desenho mimeografado com formas estereotipadas para crianças colorirem.

[ ] Há escolas que apresentam "musiquinhas" indicando ações para a rotina escolar (hora do lanche, hora da saída).

[ ] Em outras escolas, trabalha-se apenas com a auto-expressão.

[ ] Há professores que são ávidos por ensinar história da arte e levar os alunos a museus, teatros e apresentações musicais e de dança.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

  • A.

    VVVV.

  • B.

    FVVV

  • C.

    FFVV.

  • D.

    FFFV.

  • E.

    FFFF.

"As atividades de expressão são jogos dramáticos, musicais ou plásticos, que dão ao aluno um meio de exteriorizar, pelo movimento e pela voz, seus sentimentos mais profundos e suas observações pessoais. O objetivo básico das atividades é ampliar e orientar as possibilidades de expressão do aluno". (REVEBEL, OLGA 1989). Assinale com "V" verdadeiro os itens que correspondem ao princípio metodológico ressaltado pela autora e "F" falso para o que se contrapõe a esse princípio.

( ) As atividades de expressão liberam a personalidade pela espontaneidade e formam-na pela cultura.

( ) As atividades artísticas permitem que o aluno se auto-expresse, explorando todas as formas de comunicação humana.

( ) O meio natural de estudo, para a criança e o adolescente, é a sala de aula, e somente a disciplina na sala da aula constrói as potencialidades intelectuais e físicas.

A correlação CORRETA é

  • A.

    V – V – V.

  • B.

    V – V – F.

  • C.

    F – F – F.

  • D.

    F – V – F.

  • E.

    V – F – F

Leia e assinale a alternativa INCORRETA, em relação aos objetivos da avaliação em arte.

  • A.

    Os objetivos e os procedimentos didáticos devem ser considerados em conexão com os conteúdos e os modos de aprendizagem dos alunos.

  • B.

    Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais).

  • C.

    Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais).

  • D.

    A avaliação em Arte desconstitui uma situação de aprendizagem em que o aluno pode verificar o que aprendeu, retrabalhar os conteúdos, assim como fica impossível ao professor (re)avaliar como ensinou e o que os alunos aprenderam.

  • E. A avaliação pode remeter o professor a observar o seu modo de ensinar e apresentar os conteúdos e levá-lo a replanejar uma tarefa para obter aprendizagem adequada.

Em relação ao ensino em arte que respeite os modos de aprendizagem do aluno, informe acerca da produção histórica e social da arte e integre processos lúdicos e prazerosos com conteúdos de arte, assinalando a alternativa CORRETA.

  • A.

    É desnecessário a escola incluir as informações sobre a arte produzida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo, criticamente, também aquelas produzidas pelas mídias.

  • B.

    No que se refere à arte, é dispensável ao aluno tornar-se consciente da existência de uma produção social concreta e observar que essa produção tem história.

  • C.

    O aluno pode observar ainda que os trabalhos artísticos envolvem a aquisição de códigos e habilidades que são inúteis dominar para incorporar a seus trabalhos.

  • D.

    A qualidade da ação pedagógica que considera tanto as competências relativas à percepção estética quanto aquelas envolvidas no fazer artístico pode contribuir para o fortalecimento da consciência criadora do aluno.

  • E.

    O fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos artísticos da cultura erudita, dos modernos meios de comunicação e das novas tecnologias, mas é supérfluo na cultura popular

As práticas educativas surgem de mobilizações sociais, pedagógicas e filosóficas e, no caso das artes, também artísticas e estéticas. No Brasil, importantes movimentos culturais atuaram na inter-relação quanto à formação dos professores em arte-educação. Estas visões humanísticas, (decorrentes da criação da Escola de Belas Artes do RJ e a presença da missão Francesa, no séc. XIX e, no século seguinte, da criação das universidades e Semana de Arte de 1922), foram profundamente marcadas nas tendências tradicionalista e escolanovista. Com relação às práticas educacionais no período tradicionalista e escolanovista, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Há preocupação, por parte dos arte-educadores, em trabalhar o "Fazer Artístico" em consonância com a "História da Arte" e a "Contextualização da obra-de-arte".

  • B.

    Na escola tradicional, valorizavam-se as habilidades manuais, 'os dons artísticos', os hábitos de organização e precisão

  • C.

    Os professores trabalhavam com exercícios e modelos convencionais selecionados por eles em manuais e livros didáticos. O ensino de Arte era voltado para o domínio técnico.

  • D.

    A disciplina Desenho, apresentada sob a forma de Desenho Geométrico, Desenho do Natural e Desenho Pedagógico era considerada mais por seu aspecto funcional do que uma experiência em arte.

  • E.

    Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando-se o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas dominantes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...