Questões de Artes do ano 2006

Lista completa de Questões de Artes do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"Estudos críticos realizados sem análise da presença estética, seus processos formativos, suas causas espirituais, sociais, econômicas e políticas seus efeitos culturais e sem uma metodologia de ensino podem levar aos seguintes erros". (DAVID THISTLEWOOD in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Leia as proposições abaixo e assinale com "V" (verdadeiro) os itens que correspondem aos Estudos Críticos e "F" (falso) para os que se contrapõem a esse princípio.

( ) Há o perigo da simplificação da equação entre olhar uma obra-de-arte, mesmo que detalhadamente, e apreciá- la.

( ) Uma obra-de-arte bem analisada considera, apenas, os aspectos como combinações de forma, cor, textura e massa.

( ) Deve-se, além de investigar os aspectos formais da obra-de-arte, buscar sua relação com os motivos religiosos, históricos, sociais, políticos, econômicos e outros que a originaram.

A correlação CORRETA é

  • A.

    F – V – F

  • B.

    V – V – F

  • C.

    F – F – F.

  • D.

    V – V – V

  • E.

    V – F – V.

"O ensino de arte em museus constitui um componente essencial para a arte-educação: a descoberta de que a arte é conhecimento. A arte pode assumir diversos significados em suas várias dimensões, mas como conhecimento proporciona meios para a compreensão do pensamento e das expressões de uma cultura". (ROBERT WILLIAM OTT in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Assinale o item em desacordo com relação ao ensino de arte nos museus, segundo Robert William Ott.

  • A.

    Ensinar a crítica nos museus possibilita uma educação artística que auxilia os alunos no desenvolvimento, aprendizagem, percepção e compreensão da arte como expressão das mais profundas crenças e dos mais caros valores da civilização.

  • B.

    A arte ensinada no contexto das coleções dos museus reflete os valores estéticos intrínsecos da obra-de-arte e as preferências cognitivas dos alunos que estão nesse processo de aprendizagem, mas arte nos museus também reflete as condições culturais da sociedade

  • C.

    Aprender a entender as idéias e as aspirações de uma civilização e o reconhecimento das idéias artísticas como maiores contribuições para a sociedade requer uma passiva atuação em relação à arte.

  • D.

    A crítica de arte, ao contrário da crítica acadêmica, leva à compreensão de que a arte é um poderoso e significativo meio de comunicação na sociedade contemporânea.

  • E.

    A crítica é fundamentada em muitas concepções de arte e em muitas posturas diferentes de arte-educação, embora a relação da crítica nos museus com a oficina de arte na escola requeira um sistema específico de crítica a ser ensinado.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando o ensino de Arte na educação básica, é correto afirmar:

  • A.

    As abordagens teórico-metodológicas orientam sobre o que seja ensinar e aprender Arte, porém poucas são aquelas que se preocupam com as elaborações estéticas e artísticas dos alunos.

  • B.

    O desenvolvimento estético é uma parte do conhecimento Arte, contudo não está relacionado com a cultura.

  • C.

    O estético em Arte diz respeito apenas à percepção sensível do objeto artístico.

  • D.

    A produção artística depende apenas de inspiração, pois o artista já nasce com o dom, por isso o professor não deve interferir na produção do aluno.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No ensino fundamental, a Arte passa a vigorar como área de conhecimento e trabalho com as várias linguagens e visa à formação artística e estética dos alunos. A área de Arte, assim constituída, refere-se às linguagens artísticas assim consideradas:

  • A.

    Música, Artes Plásticas, Artes Cênicas e Desenho.

  • B.

    Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Dança.

  • C.

    Dança, Teatro, Música e Desenho.

  • D.

    Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É considerado um dos critérios para a seleção dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança na educação fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte, a valorização:

  • A.

    da formação geral do aluno em detrimento do conhecimento específico das diversas linguagens artísticas.

  • B.

    dos conteúdos específicos da arte necessários à formação do artista.

  • C.

    dos conteúdos básicos que permitam ao aluno copiar obras de arte com perfeição.

  • D.

    do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, considerando, ao longo dos ciclos de escolaridade, manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É correto afirmar sobre a metodologia da educação escolar em Arte:

  • A.

    A metodologia do ensino e aprendizagem em Arte é o conjunto de encaminhamentos teóricos e práticos, previamente pensado e organizado para a realização das aulas.

  • B.

    A partir do momento em que o professor faz o seu planejamento e define a sua metodologia, deve executar o seu programa de ensino a risca, sem promover alterações.

  • C.

    No ensino de Arte, não há necessidade de estabelecer, nos programas da disciplina, conteúdos teóricos porque a Educação Artística é uma disciplina, eminentemente, prática.

  • D.

    Na metodologia do ensino de Arte, não é necessário que os componentes curriculares (objetivos, conteúdos, métodos, meios de comunicação escolares em Arte e avaliação) estejam articulados, porque esta disciplina trabalha com a subjetividade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No processo de elaboração do plano de aula, é correto afirmar sobre os componentes curriculares básicos que:

  • A.

    os métodos não devem ser organizados de forma seqüencial.

  • B.

    o professor deve lançar mão de mídias produzidas pelos autores da área ou de áreas afins, mas deve evitar criar seus próprios recursos didáticos.

  • C.

    os objetivos devem ser sempre avaliados com relação à sua significação sócio-cultural e à finalidade educativa escolar em Arte (ajudar a compreender, interpretar e melhorar a cultura de seu país).

  • D.

    os conteúdos de Arte não precisam ser avaliados, mas os métodos, sim.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os componentes que se inter-relacionam, no processo artístico, e que não devem ser esquecidos, ao longo dos estudos escolares, são:

  • A.

    Artistas, obras, público e comunicação.

  • B.

    Obras, métodos e artistas.

  • C.

    Artistas, público e objetivos.

  • D.

    Objetivos, comunicação e público.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a avaliação no ensino de Arte, é correto afirmar que:

  • A.

    A avaliação não é necessária, porque a disciplina Educação Artística não exige que se dê nota ao aluno.

  • B.

    Ao professor compete reconhecer o caráter do aprendizado do aluno no que diz respeito às suas elaborações artísticas e estéticas sobre o mundo, observando todo o processo, desde o início do trabalho pedagógico, e avaliando-o.

  • C.

    O ato avaliativo deve considerar apenas os resultados, ou seja, a produção final do aluno, pois não é possível quantificar, ou melhor, dar notas para o processo.

  • D.

    O conhecimento teórico não deve ser considerado na avaliação dos processos de ensino e aprendizagem da disciplina Educação Artística.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo.

I- A arte na escola já foi considerada matéria, disciplina, atividade, mas sempre mantida à margem das áreas curriculares tidas como mais "nobres".

II- Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte foi incluída, no currículo escolar, com o título de Educação Artística, considerada "atividade educativa", mas não como disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.

III- A introdução da Educação Artística, no currículo escolar, não foi um avanço, principalmente, pelo aspecto de sustentação legal.

IV- Pode-se dizer que, nos anos 80, do ponto de vista da arte, em seu ensino e aprendizagem, foram mantidas as decisões curriculares oriundas do ideário do início e meados do século XX. O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...