Lista completa de Questões de Artes do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Estudos críticos realizados sem análise da presença estética, seus processos formativos, suas causas espirituais, sociais, econômicas e políticas seus efeitos culturais e sem uma metodologia de ensino podem levar aos seguintes erros". (DAVID THISTLEWOOD in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).
Leia as proposições abaixo e assinale com "V" (verdadeiro) os itens que correspondem aos Estudos Críticos e "F" (falso) para os que se contrapõem a esse princípio.
( ) Há o perigo da simplificação da equação entre olhar uma obra-de-arte, mesmo que detalhadamente, e apreciá- la.
( ) Uma obra-de-arte bem analisada considera, apenas, os aspectos como combinações de forma, cor, textura e massa.
( ) Deve-se, além de investigar os aspectos formais da obra-de-arte, buscar sua relação com os motivos religiosos, históricos, sociais, políticos, econômicos e outros que a originaram.
A correlação CORRETA é
F – V – F
V – V – F
F – F – F.
V – V – V
V – F – V.
"O ensino de arte em museus constitui um componente essencial para a arte-educação: a descoberta de que a arte é conhecimento. A arte pode assumir diversos significados em suas várias dimensões, mas como conhecimento proporciona meios para a compreensão do pensamento e das expressões de uma cultura". (ROBERT WILLIAM OTT in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).
Assinale o item em desacordo com relação ao ensino de arte nos museus, segundo Robert William Ott.
Ensinar a crítica nos museus possibilita uma educação artística que auxilia os alunos no desenvolvimento, aprendizagem, percepção e compreensão da arte como expressão das mais profundas crenças e dos mais caros valores da civilização.
A arte ensinada no contexto das coleções dos museus reflete os valores estéticos intrínsecos da obra-de-arte e as preferências cognitivas dos alunos que estão nesse processo de aprendizagem, mas arte nos museus também reflete as condições culturais da sociedade
Aprender a entender as idéias e as aspirações de uma civilização e o reconhecimento das idéias artísticas como maiores contribuições para a sociedade requer uma passiva atuação em relação à arte.
A crítica de arte, ao contrário da crítica acadêmica, leva à compreensão de que a arte é um poderoso e significativo meio de comunicação na sociedade contemporânea.
A crítica é fundamentada em muitas concepções de arte e em muitas posturas diferentes de arte-educação, embora a relação da crítica nos museus com a oficina de arte na escola requeira um sistema específico de crítica a ser ensinado.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando o ensino de Arte na educação básica, é correto afirmar:
As abordagens teórico-metodológicas orientam sobre o que seja ensinar e aprender Arte, porém poucas são aquelas que se preocupam com as elaborações estéticas e artísticas dos alunos.
O desenvolvimento estético é uma parte do conhecimento Arte, contudo não está relacionado com a cultura.
O estético em Arte diz respeito apenas à percepção sensível do objeto artístico.
A produção artística depende apenas de inspiração, pois o artista já nasce com o dom, por isso o professor não deve interferir na produção do aluno.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No ensino fundamental, a Arte passa a vigorar como área de conhecimento e trabalho com as várias linguagens e visa à formação artística e estética dos alunos. A área de Arte, assim constituída, refere-se às linguagens artísticas assim consideradas:
Música, Artes Plásticas, Artes Cênicas e Desenho.
Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Dança.
Dança, Teatro, Música e Desenho.
Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
É considerado um dos critérios para a seleção dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança na educação fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte, a valorização:
da formação geral do aluno em detrimento do conhecimento específico das diversas linguagens artísticas.
dos conteúdos específicos da arte necessários à formação do artista.
dos conteúdos básicos que permitam ao aluno copiar obras de arte com perfeição.
do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, considerando, ao longo dos ciclos de escolaridade, manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
É correto afirmar sobre a metodologia da educação escolar em Arte:
A metodologia do ensino e aprendizagem em Arte é o conjunto de encaminhamentos teóricos e práticos, previamente pensado e organizado para a realização das aulas.
A partir do momento em que o professor faz o seu planejamento e define a sua metodologia, deve executar o seu programa de ensino a risca, sem promover alterações.
No ensino de Arte, não há necessidade de estabelecer, nos programas da disciplina, conteúdos teóricos porque a Educação Artística é uma disciplina, eminentemente, prática.
Na metodologia do ensino de Arte, não é necessário que os componentes curriculares (objetivos, conteúdos, métodos, meios de comunicação escolares em Arte e avaliação) estejam articulados, porque esta disciplina trabalha com a subjetividade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No processo de elaboração do plano de aula, é correto afirmar sobre os componentes curriculares básicos que:
os métodos não devem ser organizados de forma seqüencial.
o professor deve lançar mão de mídias produzidas pelos autores da área ou de áreas afins, mas deve evitar criar seus próprios recursos didáticos.
os objetivos devem ser sempre avaliados com relação à sua significação sócio-cultural e à finalidade educativa escolar em Arte (ajudar a compreender, interpretar e melhorar a cultura de seu país).
os conteúdos de Arte não precisam ser avaliados, mas os métodos, sim.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os componentes que se inter-relacionam, no processo artístico, e que não devem ser esquecidos, ao longo dos estudos escolares, são:
Artistas, obras, público e comunicação.
Obras, métodos e artistas.
Artistas, público e objetivos.
Objetivos, comunicação e público.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre a avaliação no ensino de Arte, é correto afirmar que:
A avaliação não é necessária, porque a disciplina Educação Artística não exige que se dê nota ao aluno.
Ao professor compete reconhecer o caráter do aprendizado do aluno no que diz respeito às suas elaborações artísticas e estéticas sobre o mundo, observando todo o processo, desde o início do trabalho pedagógico, e avaliando-o.
O ato avaliativo deve considerar apenas os resultados, ou seja, a produção final do aluno, pois não é possível quantificar, ou melhor, dar notas para o processo.
O conhecimento teórico não deve ser considerado na avaliação dos processos de ensino e aprendizagem da disciplina Educação Artística.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Analise as afirmativas abaixo.
I- A arte na escola já foi considerada matéria, disciplina, atividade, mas sempre mantida à margem das áreas curriculares tidas como mais "nobres".
II- Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte foi incluída, no currículo escolar, com o título de Educação Artística, considerada "atividade educativa", mas não como disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.
III- A introdução da Educação Artística, no currículo escolar, não foi um avanço, principalmente, pelo aspecto de sustentação legal.
IV- Pode-se dizer que, nos anos 80, do ponto de vista da arte, em seu ensino e aprendizagem, foram mantidas as decisões curriculares oriundas do ideário do início e meados do século XX. O correto está somente em:
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...