Questões de Artes do ano 2006

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Leia o texto e analise o trabalho do artista Pablo Picasso, responda as questões 25, 26 e 27.

Um professor que proponha uma atividade de (re)leitura da obra de Pablo Picasso, - Guernica – estará objetivando a(o)

  • A.

    valorização do traço, o contorno e a repetição de modelos de arte consagrados mundialmente.

  • B.

    valorização do traço, o contorno e a repetição de modelos de arte consagrados mundialmente.

  • C.

    produto do trabalho escolar.

  • D.

    valorização dos elementos como esquemas de luz, sombras e construções geométricas.

  • E.

    reflexão sobre a ação social que os produtores de arte concretizam em diferentes épocas e cultura, situando conexões entre vida, obra e contexto.

Analise os itens abaixo em relação às contribuições da arte na formação do ser humano e assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A área de arte contribui para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos ante os problemas vitais que estão presentes nos nossos dias

  • B.

    A arte na escola desconstitui uma possibilidade para os alunos exercitarem suas co-responsabilidades pelos destinos de uma vida cultural individual e coletiva mais digna.

  • C.

    Nos cursos de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais ao mesmo tempo em que os professores e os alunos se posicionam diante de questões sociais e culturais de arte eles podem fazê-lo sobre as histórias das crenças, modos de interpretação, de valoração vividos pelas pessoas.

  • D.

    Interdisciplinarmente, a Arte pode problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados com a complexidade da vida do ser em sociedade.

  • E.

    Abordar ética no ensino e aprendizagem de Arte é tratar da relação entre ética e estética. O conhecimento estético dos alunos e professores desenvolve-se em um complexo processo de elaboração, no qual estão presentes as experiências pessoais fundamentadas na vida cultural.

Assinale a alternativa destoante em relação à atitude que deve ser estimulada pelo professor, no ensino de arte com respeito à apreciação em Artes Visuais.

  • A.

    Identificação, observação e análise das diferentes técnicas e procedimento artísticos presentes nos próprios trabalhos, em relação aos dos colegas e em diversas culturas.

  • B.

    Criação de formas artísticas por meio de poéticas pessoais, buscando tornar-se um artista.

  • C.

    Reconhecimento da variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico nas formas visuais e suas conexões temporais, geográficas e culturais.

  • D.

    Percepção e análise de produções visuais (originais e reproduções) e conhecimento sobre diversas concepções estéticas presentes na cultura (regional, nacional e internacional).

  • E.

    Descoberta, observação e análise crítica de elementos e formas visuais na configuração da sua ambiência.

As imagens, em Artes Visuais, como produção de cultural e histórica, podem inferir nas seguintes contribuições para o processo de aprendizagem. Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Compreensão sobre o valor das artes visuais na vida dos indivíduos e suas possíveis articulações com a ética que permeia as relações de trabalho na nossa sociedade

  • B.

    Elaboração de formas pessoais de registro e assimilação, sistematização e comunicação das experiências com formas visuais.

  • C.

    Aperfeiçoamento e compreensão dos elementos do movimento: partes do corpo, dinâmicas do movimento, uso do espaço e das ações.

  • D.

    Discussão, reflexão e comunicação sobre o trabalho de apreciação das imagens por meio da fala, da escrita ou dos registros (gráficos, sonoros, dramático).

  • E.

    Reflexão sobre as artes visuais e a cultura brasileira em sua diversidade e sua presença na comunidade e no cotidiano dos alunos.

Ana Mae Barbosa, no seu livro 'Arte-Educação: leitura do subsolo', reproduz um texto de Vincent Lanier, (Devolvendo a Arte à Arte-Educação), no qual o autor, entre outras proposições, assim se expressa: "Não é necessária uma descrição do conjunto das idéias atualmente defendidas pelos arte-educadores. A maioria de nós conhece os diferentes conceitos que estão por aí. Lemos e relemos sobre criatividade, aptidão visual, arte-terapia, desenvolvimento intelectual, comunicação, atividades de lazer, design ambiental, treinamento profissional e educação estética, para nomear alguns"

(VINCENT LANIER in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Leia e assinale a alternativa destoante em relação à crítica que o autor faz em relação à amplitude de ações imputadas à arte-educação.

  • A.

    A maioria das idéias que em arte visam fornecer uma direção curricular para a área não reflete as contribuições específicas da arte-educação.

  • B.

    A influência da Psicologia Behaviorista e, em menor grau, da Sociologia e da Antropologia, dirigiram a atenção dos arte- educadores para referências sociais não artísticas

  • C.

    A experiência em arte é meramente um meio para algum fim meritório, importante não por si mesma, mas como veículo.

  • D.

    A arte deve ser um meio de clarificar os modos pelos quais o mundo social, econômico e político atuam e como isso pode ser incrementado

  • E.

    A postura de professores de arte, cuja principal referência deveria ser o domínio dos procedimentos estético-visuais, objetiva, em resumo, devolver à Arte à arte-educação.

"Os currículos são normalmente planejados para grupos e não para indivíduos, e é importante identificar ou prever aquelas artes populares que podem servir como o denominador comum mais abrangente do interesse da juventude. Apoiado numa observação genérica, naquilo que se tem escrito sobre o assunto e no senso comum, pareceria o 'indutor estético' mais difundido e abrangente entre os jovens encontra-se nas artes da mídia fílmica – particularmente cinema e televisão"

(Vincent Lanier in: BARBOSA, Ana Mae, 1997).

Dentre as proposições abaixo, assinale aquela que não corrobora com o que o autor chama de 'indutor estético'.

  • A.

    As artes da tela são dramáticas e musicais assim como visuais e, portanto, têm impactos multifacetados, sendo contemporâneas no estilo, não dependendo de métodos históricos de concepção.

  • B.

    Sua popularidade é compartilhada pelas massas e pela coletividade, em vez de estar limitada a uma elite, não importa quão numerosa, de classe, de educação ou de esfera social.

  • C.

    Seu caráter 'artístico' é freqüentemente mais óbvio que sutil, embora isso represente necessariamente um comentário sobre sua qualidade.

  • D.

    Trata de questões em que a maioria de nós não pode se identificar, portanto são menos relevantes do que museus de artes.

  • E.

    As artes da tela podem perfeitamente ser o caminho através do qual os arte-educadores possam atingir o jovem e incrementar o âmbito e a qualidade de sua experiência estética.

"Um dos estímulos que provocam respostas estéticas sem benefício da educação formal são as artes de massa. Pode-se dizer que as histórias em quadrinhos, roupas, cartazes, pôsteres, televisão, filmes e todas as outras parecem gerar respostas em todos nós, mesmo aqueles sem treinamento em arte, de uma maneira, pelo menos, similar à que experimentamos com relação às belas-artes"

(VINCENT LANIER in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A. O uso da arte de massa diminui o valor que a estética visual pode ter para o ensino da arte.
  • B.

    A arte popular não se configura como uma maneira por meio da qual podemos ampliar o âmbito e a qualidade da experiência visual.

  • C.

    Podemos estabelecer currículos e estratégias de ensino capazes de demover o aluno dos envolvimentos que já existem em seu ambiente natural – o artesanato e as artes populares – para as Belas-Artes.

  • D.

    Inexistem paralelos viáveis nas artes plásticas com o campo da música popular de massa.

  • E.

    Impossível, no ensino de arte, a possibilidade de um currículo 'canalizador' entre as chamadas Belas-Artes e as Artes de Massa.

Ana Mae, numa reflexão sobre a questão da multiculturalidade da arte e do museu, refere-se aos reclames dos dirigentes de museus contra os cânones culturais hegemônicos a eles impostos pelos conselhos e pelos patrocinadores. A principal queixa é a de que os museus refletem, apenas, a cultura de uma classe social, da classe dominante, a cultura do código alto, recusando-se a examinar a produção estética numa perspectiva multiculturalista, que transcenda os limites sociais. As exposições preferidas dos patrocinadores, corporações e governos, são de uma arte que supostamente está acima da contextualização político-social, que buscam refletir a sua glória pela associação com obras-de-arte descontextualizadas, porque são mais fáceis de inserir num sistema de significado mais amplo. Considerando a afirmação acima, assinale "V" para verdadeiro e "F" para falso.

( ) Os museus estabelecem uma hierarquia oficial, valorizando a obra-de-arte que pode ser de grande qualidade, biodegradável, sem resíduos sociais, sem ressonâncias psicológicas, sem contato com a massa e de compreensão restrita à classe que a produz.

( ) Quanto mais ignorante esteticamente o público, mais fácil a recontextualização de acordo com os desígnios do patrocinador. Este tipo de flexibilidade é uma das máscaras da cultura global.

( ) A maioria dos museus apenas reforça o circuito comercial. Estão tendo seu troco. Reforçam tanto, que agora não podem competir com os altos preços do mercado que ajudaram a disparar e deixam de comprar as obras que seriam importantes para sua coleção, perdendo para grandes investidores.

A correlação CORRETA é

  • A.

    V – F – F.

  • B.

    F – V – F.

  • C.

    V – V – F.

  • D.

    F – F – F

  • E.

    V – V – V

Brent Wilson e Marjorie Wilson, refletindo sobre os desenhos das crianças, citam "'Não imponha suas próprias imagens a uma criança como exemplo para outra [...] Nunca deixe uma criança como exemplo para outra [...] Nunca deixe uma criança copiar qualquer coisa' (Lowenfeld 1957:14-15). Não há, talvez, nenhum ditado que tenha sido de maior influência na arte-educação" (in BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Com relação à posição dos autores quanto à influência da ilustração e da fotografia no desenho das crianças, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A crença enraizada que a arte das crianças desenvolve-se de maneira inata conduz a prática que suprimem, pelo menos, em sala de aula, as influências adultas mais óbvias, enquanto sutilmente 'motivam' as crianças a produzirem as concepções adultas de como a arte infantil deveria ser.

  • B.

    Nós encorajamos as crianças a produzirem a nossa imagem de uma arte infantil 'natural', 'criativa' e 'espontânea' ao mesmo tempo em que fechamos os olhos para os desenhos reais, os copiados, que poderiam revelar a verdadeira natureza do aprendizado artístico.

  • C.

    A arte das crianças de dois a oito anos realmente parece ser espontânea, florescendo de fontes interiores de criatividade, contendo símbolos universais. Portanto, é compreensível que a maior parte da nossa atenção deva centrar-se nestes estágios de desenvolvimento.

  • D.

    O grande interesse pela arte de crianças mais velhas, que pareciam ter sido influenciadas pela arte dos adultos resultou em um maior conhecimento e na exploração de todas as dimensões da arte de crianças.

  • E.

    Deixamos de perceber que somos todos afetados pelos costumes de nosso próprio tempo e lugar. O mesmo acontece com as crianças. É necessário compreender que o aprendizado mais importante de arte está intimamente ligado ao processo da perda da primeira inocência por meio do ganho da experiência temporal.

"Estudos Críticos é um termo coletivo que abrange um grande número de objetivos e métodos. Tradicionalmente, por vezes, esses objetivos aparecem como apreciação da arte, transmitindo o princípio pelo qual a criança deve se familiarizar com os grandes temas da pintura e da escultura – devoção religiosa, paisagem, figura, retratismo, natureza morta, e assim por diante – como aspectos vitais de sua herança cultural. Esse ponto de vista tem uma longa tradição originada na Inglaterra, por volta do século XVII, quando era considerado essencial para todas as pessoas cultas conhecer o nascimento da civilização na Grécia antiga e o seu renascimento nas cidades da Itália medieval". (DAVID THISTLEWOOD in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Assinale o item que não corrobora os ideais acerca dos Estudos Críticos no núcleo acadêmico.

  • A.

    Alguns professores acreditam que seu objetivo é garantir uma observação o mais minuciosa possível para as obras-de-arte, que, de outra maneira, seriam olhadas de relance.

  • B.

    Existem, porém, professores que só admitem sua importância, se o objetivo final for levar a uma prática artística, e, para esses, seu valor consiste nos procedimentos e técnicas que revelam.

  • C.

    Outros docentes argumentam que seu objetivo é conseguir um entendimento do mundo abrangente, propiciando uma melhor e mais profunda compreensão deste, vendo-o como os artistas vêem.

  • D.

    Há os que sustentam que essa abordagem é insignificante para trazer os estudantes a compreensão do potencial socioeconômico da arte.

  • E.

    Existem docentes que afirmam ser esse o meio de evidenciar a história convencional – nações, guerras, dinastias, revoluções – fatos que deixaram traços nas obras-de-arte.

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