Questões de Artes do ano 2006

Lista completa de Questões de Artes do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No sistema aditivo de cores, as cores primárias são:

  • A.

    azul, magenta e vermelho;

  • B.

    ciano, magenta e verde;

  • C.

    azul, verde e vermelho;

  • D.

    ciano, verde e vermelho;

  • E.

    azul, ciano e magenta.

Leia o texto e analise o trabalho do artista Pablo Picasso, responda as questões 25, 26 e 27.

A reprodução da Guernica pelos alunos abordará uma das ações mental e sensorialmente básica da "Proposta Triangular". Assinale a alternativa destoante em relação à Proposta Triangular.

  • A.

    O fazer artístico, gênese da própria sistematização em arte-educação, é o ponto de partida para a aprendizagem em arte; assim hierarquicamente, é a primeira ação a ser implementada em qualquer situação, na sala de aula.

  • B.

    A alfabetização para a leitura é fundamental, (leitura de palavras, gestos, ações, imagens, necessidades, desejos), porque favorece a leitura de nós mesmos e do mundo em que vivemos.

  • C.

    A contextualização, ampliando o espectro da experiência, pode ser histórica, social, psicológica, antropológica, geográfica, ecológica

  • D.

    Consiste em erro o arte-educador restringir-se ao fazer artístico, que é apenas uma parte integrante da proposta triangular.

  • E.

    A contextualização no processo de ensino-aprendizagem é a porta aberta para a interdisciplinaridade.

Leia o texto e analise o trabalho do artista Pablo Picasso, responda as questões 25, 26 e 27.

Ana Mae refere-se à Proposta Triangular como "construtiva, interacionista, dialogal, multiculturalista e é pós-moderna por tudo isto e por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula, sendo esta articulação o denominador comum de todas as propostas pós-modernas do ensino da arte" (BARBOSA, Ana Mae, 1998). Assinale a alternativa que corrobora a afirmação da autora.

  • A.

    Educação estética é ensinar estética no sentido de formação sistemática de classificações e de teorias.

  • B.

    O que chamamos de educação estética de crianças, adolescentes e adultos é, sobretudo, a formação de artistas e produtores de arte.

  • C.

    É um erro pensar que há uma hierarquização de atividades, isto é, primeiro, a leitura da obra, depois, a contextualização e finalmente, o fazer artístico.

  • D.

    A Proposta Triangular não tem correspondido à realidade dos professores e à necessidade de instrumentalizar o aluno para o momento em que se vive.

  • E.

    É, unicamente, através da "Fazer Artístico", que se pode praticar uma educação multicultural.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No que diz respeito ao papel cultural da Arte na sociedade, julgue as seguintes afirmativas:

I- A Arte age, efetivamente, sobre a sociedade, nela interferindo, mas o inverso também é verdadeiro, porque o artista, no seu processo de criação, sofre influências da sociedade.

II- A função da Arte na sociedade é capacitar o ser humano a incorporar para si aquilo que ele não é, mas tem possibilidade de ser.

III- O papel da Arte, na cultura e na sociedade, é proporcionar apenas entretenimento ao ser humano.

IV- Devido ao exagerado uso de imagens, na sociedade contemporânea, que nos bombardeiam cotidianamente, não devemos usar imagens, nas aulas de Arte, para não induzirmos o processo de construção cultural do aluno.

O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia as afirmativas abaixo e julgue quais são corretas:

I- A arte constitui-se de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos, ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.

II- Os objetos culturalmente produzidos, despertam em todos nós diversas emoções e sentimentos agradáveis aos nossos sentidos e ao nosso entendimento. III- As obras de arte são concretizadas pelos artistas que as produziram, mas só vão se completar com a participação das outras pessoas (o público) com as quais se relacionam.

IV- No convívio da educação formal, nos educamos, esteticamente, por meio das obras de arte.

Estão corretas somente:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

As manifestações artísticas ocorrem nas mais variadas formas e cumprem diferentes funções. Com relação às funções da arte, julgue os itens subseqüentes.

A arte está em todos os lugares, seja em uma escultura, um mural, uma pintura seja em objetos utilitários. É um elemento definidor da identidade de um povo.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    Só as assertivas a, c e f estão corretas.

  • B.

    Só as assertivas b, d e e estão corretas.

  • C.

    Só as assertivas c, d e e estão corretas.

  • D.

    Todas as assertivas estão corretas.

  • E.

    Só as assertivas b, c e d estão corretas.

Considerando a importância das manifestações artísticas para a formação da identidade nacional, julgue os itens a seguir.

Uma nação se afirma artisticamente na sociedade internacional de acordo com a cultura de seu povo, tendo em vista que a arte nacional será sempre um reflexo da história e da sensibilidade de cada povo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à arte e ao folclore brasileiro, julgue os itens a seguir.

O folclore é um meio que o povo tem para compreender o mundo. Fazem parte do folclore os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, os objetos de cerâmica, madeira e couro, e ainda os tecidos, as rendas, os adornos e as miçangas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à arte e ao folclore brasileiro, julgue os itens a seguir.

A Folia de Reis é uma das várias comemorações de caráter religioso que se repetem há séculos no Brasil. Grupos de cantadores e músicos percorrem as ruas de pequenas cidades no mês de agosto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...