Lista completa de Questões de Artes do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Tendo em vista que para a criança como para qualquer ser humano, a percepção é feita de forma seletiva, é correto afirmar:
I- A criança atém-se a determinadas características dos objetos e, se quisermos ampliar esse conhecimento, precisamos ordenar as atividades.
II- À medida que trabalhamos para desenvolver a percepção ajudamos a "ver melhor, ouvir melhor, fazer discriminações sutis e ver as conexões entre as coisas".
III- A criança não se atém a determinadas características do objeto conforme explica a teoria da Gestalt.
IV- A criança está intimamente ligada a sua representação individual.
O correto está somente em:
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de Arte foi identificado pela visão humanista e cientificista, que demarcou as tendências pedagógicas das escolas:
Tecnicista e Liberal.
Tradicional e Nova.
Renovada e Tecnicista
Libertadora e Crítica
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Contextualizar a abordagem triangular é estabelecer relações entre a obra de arte, a história da arte e a sociedade da época em que a obra foi produzida. Neste sentido, a contextualização no processo de ensino-aprendizagem é a porta aberta para a:
Integração concêntrica
Interdisciplinaridade
Polivalência
Livre-Expressão
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre a importância das linguagens artísticas, no ensino fundamental, julgue as afirmativas que seguem:
I- As artes visuais, além das formas tradicionais, incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas do século XX.
II- A escola não pode desempenhar papel importante na educação dos corpos e no processo interpretativo de dança.
III- Conhecendo e apreciando músicas de seu meio sociocultural e do conhecimento musical construído pela humanidade, em diferentes períodos históricos e espaços geográficos, o aluno pode aprender a valorizar a diversidade sem preconceitos estéticos, étnicos, culturais e de gênero.
IV- O teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, operando com um modo individual de produção de arte.
O correto está somente em:
I e II.
III e II.
I e III.
I e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A avaliação escolar, em Arte, numa perspectiva crítica enfatiza que:
I- Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais, informatizados).
II- Os alunos não devem participar da avaliação do processo de cada colega.
III- A avaliação em arte constitui uma situação de aprendizagem em que o aluno pode verificar o que aprendeu, re-trabalhar os conteúdos, assim como o professor pode avaliar como ensinou e o que seus alunos aprenderam .
IV- A avaliação pode se basear, apenas e tão somente, no gosto pessoal do professor, mas deve estar fundamentada em certos critérios definidos e definíveis e os conceitos emitidos pelo professor devem ser, meramente, quantitativos.
O correto está em:
I e III.
II e III.
I e II.
I e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Proposta Triangular é construtivista, interacionista, dialogal, multiculturalista e pós-moderna, por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula. A respeito da leitura da obra de arte julgue, as seguintes afirmativas:
I- Ler uma obra seria, então, perceber, compreender, interpretar a trama de cores, texturas, volumes, formas, linhas que constituem uma imagem.
II- Uma leitura torna-se significativa quando estabelecemos relações entre o objeto de leitura e nossas experiências de leitor.
III- Ler não é apreender as significações de um objeto. IV- No ensino da arte, a leitura tem sido concebida como algo mais prático.
O correto está somente em:
I e III.
II e III.
I e II.
I e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A democratização dos conhecimentos artísticos e estéticos apresenta-se como um campo privilegiado para os Temas Transversais, propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Sobre os Temas Transversais é correto afirmar que:
I- as manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares.
II- em contato com as produções artísticas, os estudantes podem exercitar suas capacidades cognitiva, sensitiva, afetiva e imaginativa organizadas em torno das aprendizagens artística e estética.
III- a área de Arte não contribui para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos nas manifestações culturais.
IV- nos Temas Transversais, os temas contemplados são apenas o meio ambiente, e a orientação sexual e saúde, cabendo ao professor articular os mesmos com as questões emergentes.
O correto está somente em:
II e III.
I e IV.
III e IV.
I e II.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Qual das alternativas abaixo expressa corretamente o que é planejamento de ensino?
A organização e sistematização das ações do professor e dos alunos, tendo em vista a consecução dos objetivos de aprendizagem estabelecidos.
Documento formal e burocrático que registra as ações de ensino ocorridas em uma disciplina.
Forma de registrar todas as informações sobre como ocorreu o processo ensino-aprendizagem da disciplina sob a responsabilidade de um único professor.
Definição dos conteúdos programáticos de determinada disciplina, com a finalidade de comunicar à supervisão escolar e à família, o rumo do trabalho docente.
No que se refere às abordagens pedagógicas das artes na educação, julgue os próximos itens.
Como importante meio de comunicação e expressão que articula aspectos plásticos, audiovisuais, musicais e lingüísticos em sua especificidade estética, o teatro passou a ser reconhecido como forma de conhecimento capaz de mobilizar o educando, coordenando as suas dimensões sensório-motora, simbólica, afetiva e cognitiva.
No que se refere às abordagens pedagógicas das artes na educação, julgue os próximos itens.
As justificativas para o ensino das artes na educação escolar, inicialmente de caráter contextualista ou instrumental, passaram a destacar, pouco a pouco, a contribuição singular das linguagens artísticas para o desenvolvimento cultural e o crescimento pessoal do ser humano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...