Lista completa de Questões de Artes do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à arte plumária indígena e à pintura corporal dos índios brasileiros, assinale a opção correta.
Em seus adereços, os índios utilizavam penas e pigmentos vegetais como matéria-prima, além de contas, fibras e conchas.
A arte indígena, em todas as suas manifestações, era muito pobre, com pouca diversidade de recursos e matérias-primas.
A pintura corporal, uma forma de expressão artística, era utilizada apenas durante as festas.
A arte dos índios brasileiros era pouco expressiva.
No que concerne à Semana de Arte Moderna, também conhecida como a Semana de 1922, em que se destacaram novos artistas plásticos que valorizaram a cultura brasileira, assinale a opção correta.
No processo de modernização das artes, cujo marco inaugural foi a Semana de 1922, a única forma de expressão apresentada foram as artes plásticas.
Esse evento, que representou a busca do novo e de uma expressão genuinamente nacional, foi uma provocação à arte acadêmica.
A partir da Semana de 1922, a nova proposta de arte brasileira era a de que os artistas deveriam ter como ponto de partida as raízes nacionais e européias.
No evento, foram apresentadas apenas exposições de artistas plásticos conhecidos naquela época, como Tarsila do Amaral.
No que se refere às lendas folclóricas piauienses, assinale a opção correta.
A lenda do Pé de Garrafa refere-se a uma mulher que habita as matas de Teresina e que, segundo os caçadores vaga por essas matas de madrugada, sendo possível ouvirem-se apenas os seus gritos.
A lenda do Cabeça-de-cuia, uma das de maior expressão da cultura piauiense, trata da história de um pescador que morava na antiga vila do Poty com sua mãe viúva.
Segundo a lenda, o Curupira era um animal que aparecia altas horas da noite, nos bairros mais afastados do centro de Teresina.
A lenda do Barba Ruiva, muito conhecida em todo Brasil, trata de uma criatura que anda pelas matas. No Piauí, principalmente nos municípios do sul do estado, crê-se que quem conseguir capturar essa criatura passará a contar com a sorte em todos os sentidos.
Com relação à arte barroca no Brasil, assinale a opção correta.
Os ex-votos eram obras feitas por fiéis para serem vendidas ao portugueses.
O Barroco, em qualquer região do Brasil, apresenta-se da mesma forma, com as mesmas características.
A escultura barroca no Brasil é representada apenas por escultores brasileiros, principalmente no Rio de Janeiro.
O Barroco brasileiro é profundamente ligado à religião católica e está presente, até hoje, em inúmeras igrejas.
Após restauração realizada em 1990 pelo governo estadual, o Teatro Amazonas, principal patrimônio arquitetônico do Amazonas, retomou o seu apogeu, tornando-se palco do Festival Amazonas de Ópera e de espetáculos clássicos e populares de dança, música e teatro de artistas locais, nacionais e internacionais. Acerca das características desse teatro e de sua construção, julgue o item seguinte.
O Teatro Amazonas foi construído no início do século XX, para abrigar shows de música popular e folclórica.
Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
O cortejo do Boi Caprichoso associa-se à cor azul, ao passo que o do Boi Garantido, também conhecido como encarnado, à cor vermelha.
Acerca do teatro brasileiro, que, em seus diversos movimentos e momentos históricos, estabelece relação com a história do Brasil, expressando os contextos de sua produção, julgue os itens de 111 a 114.
A proposta do teatro produzido por José de Anchieta era estabelecer uma contraposição ao projeto político-religioso dos jesuítas no Brasil colônia, por meio de autos que incitavam os indígenas a se rebelarem contra o projeto das missões jesuíticas.
Acerca do teatro brasileiro, que, em seus diversos movimentos e momentos históricos, estabelece relação com a história do Brasil, expressando os contextos de sua produção, julgue os itens de 111 a 114.
A presença da família real portuguesa e dos nobres da corte de Lisboa no Rio de Janeiro proporcionou a intensificação da vida teatral local, ocorrida em consequência da construção de salas de espetáculo e da apresentação de companhias europeias de teatro e balé.
Acerca do teatro brasileiro, que, em seus diversos movimentos e momentos históricos, estabelece relação com a história do Brasil, expressando os contextos de sua produção, julgue os itens de 111 a 114.
Durante o período militar, em virtude de as peças teatrais terem sido importantes veículos de denúncia e contestação desse regime de exceção, muitas foram censuradas e seus autores e atores perseguidos, presos e coagidos.
Acerca do teatro brasileiro, que, em seus diversos movimentos e momentos históricos, estabelece relação com a história do Brasil, expressando os contextos de sua produção, julgue os itens de 111 a 114.
De sua inauguração até a primeira década do século XX, o Teatro Amazonas foi utilizado por companhias amadoras locais. A partir da segunda década desse mesmo século, ele passou a ser palco de importantes companhias teatrais e de ópera, assim como de orquestras nacionais e internacionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...