Questões de Artes do ano 2008

Lista completa de Questões de Artes do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As danças folclóricas são importantes componentes culturais que, por meio de seus ritmos, coreografias, figurinos e cenários, representam as tradições e a cultura de determinada região. Com relação às danças folclóricas brasileiras que representam a morte e a ressurreição de um boi, julgue os itens subsequentes.

O boi-bumbá, dança folclórica oriunda da região Norte do Brasil, é caracterizada, entre outros aspectos, como uma dança dramática, uma vez que possui trama, conflitos e personagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na Idade Média, o teatro, mesmo contribuindo para a catequização, foi expulso de dentro das igrejas e foi para as ruas, praças e estradas. Nesse período, surge o embrião de uma prática teatral que florescerá plenamente no Renascimento, mais especificamente na Itália, e que, ainda hoje, é considerada a grande manifestação da competência do teatro popular, pela destreza corporal de seus intérpretes e por seu domínio improvisacional. Esse fenômeno teatral é conhecido como

  • A. triunfos.
  • B. cortejos.
  • C. teatro de rua.
  • D. commedia dell'arte.

Por muitos séculos, o texto dramático foi o principal indutor da construção teatral. Na contemporaneidade, outros elementos da linguagem são utilizados para construir a cena: uma imagem, um som, uma história de vida, um fato do cotidiano, um gesto etc. A arte da escrita verbal para o teatro chama-se

  • A. escritura.
  • B. dramaturgia.
  • C. cenologia.
  • D. teatrologia.

A máscara é um elemento utilizado em cena desde a origem dos rituais, do teatro e da dança. Muitas manifestações cênicas brasileiras utilizam-se das máscaras, como é o caso do carnaval. No Pará, as máscaras também se fazem presentes. As manifestações cênicas paraenses que fazem uso de máscaras em suas cenas são:

  • A. o Círio de Nazaré de Belém e a Marujada de Bragança.
  • B. a Marujada de Bragança e o Teatro de Pássaros de Belém.
  • C. o Teatro de Pássaros de Belém e a Marujada de Quatipuru.
  • D. a Marujada de Quatipuru e o Boi Tinga de São Caetano de Odivelas.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) em relação ao ensino da arte no currículo escolar nos anos 70 é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    A arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística e considerada disciplina.

  • B.

    Previlegia-se a execução de tarefas pré-fixadas e distribuídas em planejamentos desvinculados na realidade da escola e do aluno.

  • C.

    Os Professores passam a atuar em todas as linguagens artísticas independentemente de sua formação e habilitação.

  • D.

    Em seu ensino e aprendizagem, foram mantidas as decisões curriculares oriundas do ideário do início a meados do século XX.

  • E.

    Conhecer mais profundamente cada uma das modalidades artísticas, as articulações entre elas e artistas, objetos artísticos e suas histórias não faziam parte de decisões curriculares.

Os artistas, às vezes, querem que a atenção do observador se detenha em certo ponto e, para tal, realçam forma, profundidade, direção ou movimento. Considerando a forma de representação dos elementos visuais pelos artistas, assinale a opção correta.

  • A.

    Nos desenhos e gravuras, a textura visual é um recurso gráfico utilizado para representar as diferenças entre materiais ou para diferenciar as áreas claras das escuras.

  • B.

    A composição é utilizada pelo artista para que o observador aprecie sua obra em todos os seus detalhes.

  • C.

    Não é possível representar, na pintura, o espaço tridimensional por meio das formas planas e geométricas.

  • D.

    A perspectiva é uma técnica que permite representar objetos tridimensionais, os quais, no entanto, não passam a idéia de profundidade.

A forma mais comum de se fazer arte consiste em usar tintas e pincéis. Mas existem muitas técnicas, além da pintura, para se fazer arte. Com relação aos tipos de tintas e técnicas de realização de obras de artes, assinale a opção correta.

  • A.

    Para desenhar com penas ou pincéis muito finos sobre o papel, a tinta acrílica é bastante utilizada, pois sua secagem é rápida.

  • B.

    O desenho de observação, em que se copia a realidade, deve ser feito apenas por aqueles que já sabem desenhar.

  • C.

    O guache à base de água é adequado para trabalhos com muito detalhes e é muito utilizado sobre a tela.

  • D.

    O desenho é o ato de fazer marcas ou linhas, geralmente sobre o papel. Alguns artistas fazem desenhos prévios, chamados estudos.

Com relação às técnicas de pintura, um ramo da arte visual que, com o uso de tinta, cria linhas e cores e representa, sobre uma superfície, as concepções do artista, assinale a opção correta.

  • A.

    A pintura a óleo é uma técnica que só pode ser utilizada sobre superfícies de madeira.

  • B.

    O pontilhismo é uma técnica de pintura que consiste na utilização de camadas espessas de tinta na tela.

  • C.

    Na técnica de pintura denominada aguada, a tinta é bem diluída em água antes de ser aplicada na tela ou em outra superfície.

  • D.

    No empastamento, a imagem é definida por pequenos pingos de tintas de cores puras.

Assinale a opção que apresenta a correta definição de uma das habilidades necessárias para a leitura das imagens e a apreciação das artes visuais.

  • A.

    A memorização é um recurso utilizado para se criar uma espécie de roteiro a ser seguido na decomposição dos objetos.

  • B.

    A análise é a capacidade de avaliar as dimensões dos espaços, dos objetos, e de confrontá-los, considerando-se as suas proporções.

  • C.

    A observação é um recurso que depende de um olhar com interesse dirigido, de se examinar minuciosamente, focalizando-se a atenção.

  • D.

    A orientação espacial é a capacidade de analisar de maneira intuitiva, utilizando-se elementos de análise para fundamentar a orientação.

Considerando a abertura do diafragma na elaboração de uma foto, é correto afirmar que:

  • A.

    Para retratos, usa-se a maior abertura possível (isto é, o maior número "f"); para paisagens, a menor (o menor número "f").

  • B.

    Para retratos, usa-se a menor abertura possível (isto é, o menor número "f"); para paisagens, a maior (o maior número "f").

  • C.

    Para retratos, usa-se a menor abertura possível (isto é, o maior número "f"); para paisagens, a maior (o menor número "f").

  • D.

    Para retratos, usa-se a maior abertura possível (isto é, o maior número ASA); para paisagens, a menor (o menor número ASA).

  • E.

    Para retratos, usa-se a maior abertura possível (isto é, o menor número "f"); para paisagens, a menor (o maior número "f").

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...