Lista completa de Questões de Artes do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Veja a frase abaixo.
Animação refere-se ao processo segundo o qual cada _________________ de um ______________ é produzido ______________________ .
Assinale a alternativa que preenche correta e seqüêncialmente as lacunas do texto.
O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores.
O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A técnica de improvisação não é recomendada para a iniciação do aluno à técnica dramática, por deixá-lo demasiadamente solto, prejudicando o seu rendimento nesse exercício de expressão.
A educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de então. A partir da atual LDB Lei n.o 9.394/1996 , a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A implementação da arte na escola, no âmbito da arte-educação, objetiva, unicamente, estabelecer um momento de lazer e descanso durante a jornada de aula.
O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Um aspecto positivo do ensino da técnica corporal é a retomada da linguagem corporal, trazendo um maior equilíbrio diante da predominância da verbal na educação tradicional.
O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores.Os exercícios de iniciação à técnica da mímica surtem melhor efeito realizados a partir de situações da vida cotidiana, pois essa prática propicia uma melhor identificação pelos colegas, permitindo a elaboração de comentários e críticas posteriores.
Com relação ao ensino das técnicas teatrais e à criatividade, assinale a opção correta.
Os exercícios de expressão corporal devem ser organizados a partir de objetivos específicos, e as atividades devem sempre prever a participação conjunta de alunos de faixas etárias distintas.
O ensino da técnica vocal na escola contribui para que o aluno identifique a importância da voz e da fala na comunicação.
Nos exercícios de descontração, que constituem um trabalho de preparação do corpo, devem ser seguidas técnicas rígidas e o corpo deve estar contraído.
A relação entre a aprendizagem da técnica e a prática da atividade de expressão é muito tênue, portanto podem ser dissociadas.
Com relação às etapas de desenvolvimento de uma atividade de expressão, assinale a opção correta.
O estímulo ou provocação do interesse do aluno pode ser promovido por meio de leitura de jornais e revistas.
A sensibilização é uma atividade em que, por meio de uma linguagem acessível, o professor conscientiza os alunos da importância da participação para o alcance dos resultados, o que dispensa a realização de debates.
O roteiro das atividades de expressão corporal deve ser feito pelo professor por meio de uma lista de temas, sendo cada um deles discutido com os alunos.
A respeito das abordagens pedagógicas do teatro na educação, assinale a opção correta, tendo como referência o texto acima.
O Teatro do Oprimido, formulado por Augusto Boal, consiste, basicamente, em um conjunto de procedimentos de atuação teatral improvisada, com o objetivo de, pela conscientização do público, manter imutáveis as tradicionais relações de produção material nas sociedades capitalistas.
O teatro invisível, o teatro-fotonovela e o teatro-mito fazem parte da estrutura geral do sistema curinga proposto por Augusto Boal.
A metodologia proposta por Peter Slade foi elaborada com base em uma abordagem instrumental do jogo dramático, tendo como objetivo final o entretenimento.
A idéia principal de Berthold Brecht com suas peças didáticas é conscientizar os jogadores das suas muitas possibilidades de ação para a transformação da realidade estabelecida.
A linguagem cênica é composta de vários elementos, e a cenografia é um deles. Os componentes cenográficos são os
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...