Questões de Artes do ano 2008

Lista completa de Questões de Artes do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O papel do diretor teatral é considerado, na contemporaneidade, um dos mais importantes no processo de montagem de um espetáculo. Na organização do trabalho de criação teatral, as funções mais determinantes do diretor são:

  • A. escolher os atores e gerenciar seu pagamento.
  • B. acompanhar os ensaios e assistir aos espetáculos
  • C. conceber a encenação do espetáculo e dirigir os atores.
  • D. escolher a equipe técnica e escrever a dramaturgia do espetáculo.

Há, em alguns textos dramáticos, um lugar específico onde o dramaturgo escreve suas indicações para as cenas, explicando como devem ser as inflexões das falas dos atores, seus gestos, emoções etc. Essas indicações denominam-se

  • A. rubricas.
  • B. subtextos.
  • C. entrelinhas do texto.
  • D. recomendações do autor.

Tendo como referência o texto acima, assinale a opção correta acerca das especificidades de jogos dramáticos e jogos teatrais, segundo Viola Spolin e Ingrid Koudela.

  • A.

    A finalidade do jogo teatral na educação escolar é o crescimento pessoal e o desenvolvimento cultural dos jogadores por meio do domínio, da comunicação e do uso interativo da linguagem teatral.

  • B.

    Diferentemente do jogo teatral, no jogo dramático o processo de representação dramática ou simbólica, no qual se engajam os jogadores, desenvolve-se na ação improvisada, e os papéis dos jogadores emergem das interações que ocorrem durante o jogo.

  • C.

    Como no jogo dramático, o jogo teatral é intencional e explicitamente dirigido para observadores, isto é, pressupõe a existência de uma platéia.

  • D.

    Os jogos teatrais são procedimentos lúdicos, sem regras explícitas.

Os Estudos da Performance afirmam que a teatralidade encontra-se presente em todas as esferas da vida social. Apesar de haver múltiplas significações para a noção de teatralidade, Ricardo Japiassu (2007), em A Linguagem Teatral na Escola, define teatralidade como uma modalidade muito singular da comunicação cênica ou comunicação corporal.

Considerando a definição de teatralidade apresentada no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    A comunicação corporal e cênica restringe-se à pronúncia das palavras, considerando sons e entoações.

  • B.

    A teatralidade é um tipo de espetacularidade exclusivamente intencional e voluntária, produzida apenas pelos seres humanos e dirigida aos seres humanos.

  • C.

    Todo movimento corporal é deliberado e teatralmente produzido pelo corpo enunciador para seus eventuais interlocutores.

  • D.

    A comunicação cênica corporal tem grande valor para o ensino fundamental, apesar de ter pouco valor para a vida social, favorecendo exclusivamente a capacitação dos educandos na linguagem cênica.

Considerando o texto acima, e a classificação semiótica das formas de representação, julgue os itens que se seguem.

Apagar e acender uma lanterna ou um simples assobiar podem ser considerados símbolos, pois são representações baseadas em convenções, que podem evocar um objeto, uma situação ou uma instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, e a classificação semiótica das formas de representação, julgue os itens que se seguem.

Imagens religiosas, ídolos e fotografias são considerados ícones, pois mantêm uma relação de analogia com o objeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, e a classificação semiótica das formas de representação, julgue os itens que se seguem.

Sinais correspondem a uma intenção e resultam de uma convenção direta entre o emissor e o receptor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Criatividade é uma característica própria da condição humana de criar, inovar, inventar, também no campo artístico. Com relação a essa assertiva, julgue os seguintes itens, relativos aos critérios de definição de criatividade.

A sensibilidade que permite perceber as sutilezas, os eventos incomuns e as necessidades e defeitos tanto nas coisas como nos seres humanos é denominada capacidade de organização coerente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Criatividade é uma característica própria da condição humana de criar, inovar, inventar, também no campo artístico. Com relação a essa assertiva, julgue os seguintes itens, relativos aos critérios de definição de criatividade.

Mobilidade é o potencial que o indivíduo tem de passar da percepção de conjunto à determinação de detalhes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Criatividade é uma característica própria da condição humana de criar, inovar, inventar, também no campo artístico. Com relação a essa assertiva, julgue os seguintes itens, relativos aos critérios de definição de criatividade.

Capacidade de síntese é a operação que consiste em reunir vários objetos ou partes de objetos para dar-lhes uma nova significação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...